Buscar

Geopolítica, Regionalização e Integração PCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geopolítica, Regionalização e Integração
Introdução
A disciplina Geopolítica, Regionalização e Integração insere-se na formação do profissional como um importante instrumento para o entendimento, a compreensão e a análise de novas interações e tendências dos países do cenário global. Ela faz uma abordagem contemporânea da geopolítica e oferece o estudo das macropolíticas e das novas fronteiras nacionais, tratando o advento da regionalização e da integração. Ao abordas os conceitos e objetivos da política externa e a ação e interação do Estados, a disciplina a tendência do fim das fronteiras físicas e o surgimento de novos debates para a compreensão das relações de poder, como as que envolvem questões relacionadas ao meio ambiente.
A geopolítica sempre se caracterizou pela presença de pressões de todo tipo, intervenções no cenário internacional desde as mais brandas até guerras e conquista de territórios. Inicialmente, essas ações tinham como sujeito fundamental o Estado, pois ele era entendido como a única fonte de poder, a única representação da política, e das disputas eram analisadas apenas entre os Estados. Hoje, a geopolítica atua, sobretudo, por meio do poder de influir na tomada de decisão dos Estados sobre o uso do território, uma vez que a conquista de territórios e as colônias tornaram-se muito caras.
Cada indivíduo, ao nascer, segundo Strey (2002, p.59), “encontra-se num sistema social criado através de gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais”. O homem, desde seus primórdios, é considerado um ser de relações sociais, que incorpora normas, valores vigentes na família, em seus pares, na sociedade. Assim, a formação da personalidade do ser humano é decorrente, segundo Savoia (1989, p.54), “de um processo de socialização no qual intervêm fatores inatos e adquiridos”. Entende-se, por fatores inatos, aquilo que herdamos geneticamente dos nossos familiares, e os fatores adquiridos provém da natureza social e cultura. Os meios de comunicação em massa são considerados como agente socializador, diante das inovações tecnológicas na atualidade histórica, porém nem sempre eles têm consciência do seu papel no processo de socialização e na formação da personalidade do indivíduo. Na família e na escola, existe uma relação didática e, com a TV, a relação é diferente, visto que a comunicação é direta e impessoal (SAVOIA, 1989)
Tema de seminário
O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702005000200015
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/sociabilidade-socializacao.html 
https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633 8 56684394224298ap
ostila_aula_2.pdf

Continue navegando