Buscar

Metodologia Cientifica Atividade 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Com base em muitos dos métodos utilizados por indígenas e quilombolas são passados de geração em geração por conhecimento dos mais antigos, o chamado conhecimento empírico, um exemplo que o artigo nos mostra desse tipo de conhecimento é depoimento de um dos moradores da comunidade quilombola, que trabalha na agricultura, ele fala que para prever se o inverno será  bom para o plantio. 
Por conta disso cientistas e pesquisadores tem dúvidas em relação aos conhecimentos desses povos, pois não é feito o uso de nenhum processo metodológico para realizar suas pesquisas apenas nas experiencias,  eles apenas tem como provas curandeiros anciões e eras de tradições, ao contrário de cientistas e pesquisadores que fazem uso de processos metodológicos, os quais foram usados para criar o artigo, os pesquisadores fizeram o uso do método etnográfico com abordagem qualitativa, coleta de depoimentos dos moradores locais os mais antigos da comunidade fazem um tipo de  experiência com uma pedra de sal, a pedra é colocada em algum local e se a pedra no outro dia amanhecer molhada eles sabem que o inverno vai ser bom para o plantio.
Tendo a descrição social como objeto de análise, observa se como o processo metodológico contribui para o fortalecimento e autoconhecimento das relações cotidianas da comunidade e seu território. 
Haja vista o intuito de explanar sobre como o mapeamento de suas simbologias, crenças e relações com a terra são também de interesse político, sobretudo em cenários conflituosos. Dessa forma, ocasionando a junção de potencialidades e pontos negativos, sob o olhar dos sujeitos sociais internos, assim possibilitando uma conclusão crítica para futuras melhorias. 
A descrição social tem a finalidade de posicionar o mapeado como protagonista e a etnografia é o objeto para embasamento sobre identidade coletiva. A partir das informações obtidas anteriormente nas demarcações, as conclusões seguem pela relevância da construção desse mapeamento participativo para uma nova perspectiva sob valores próprios e singulares da comunidade.