Buscar

APS CARDIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Sistema Cardiorrespiratório
Mapa mental: Fisiopatologia da insuficiência cardíaca 
ATIVIDADE 1: Você deverá fazer uma pesquisa buscando artigos científicos sobre a fisiopatologia da insuficiência cardíaca congestiva.
 A insuficiência cardíaca pode afetar um ou ambos os lados do coração e acontece quando o órgão não consegue mais bombear sangue para as outras partes do corpo. Há dois tipos: a sistólica que ocorre quando o músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração adequadamente e a diastólica que os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente. Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e maiores recursos farmacológicos, a incidência de IC vem aumentando. Este aumento, em parte, decorre do envelhecimento da população, já que pessoas com mais de 65 anos de idade são as mais afetadas com 80% dos casos. Isso acontece porque na maioria das vezes a doença se relaciona com outros problemas cardíacos, além de hipertensão e doenças metabólicas. 
 Alguns casos podem não apresentar sintomas nos primeiros estágios da doença atribuindo a fadiga e falta de ar ao envelhecimento, ou porque o corpo está mais ativo devido a alguma atividade física. Os sintomas também podem ser gradativos e com o passar do tempo problemas respiratórios e outros sintomas podem ser percebidos mesmo em estado de repouso. Alguns dos sintomas são: diminuição da concentração, palpitações, fraqueza e desmaios, náuseas e vômitos, perda de apetite, tosse e inchaço nos tornozelos e abdômen. O conhecimento da evolução dos portadores de IC e sua estratificação são fundamentais no momento da escolha da melhor forma de tratamento. 
 O tratamento da IC vem sofrendo modificações através dos anos, mas o seu tratamento irá depender da gravidade e da causa da insuficiência cardíaca. Se ela apresentar sintomas moderados e estabilidade, o tratamento consiste basicamente em mudança de estilo de vida, alteração na dieta e uso de medicamentos.
 ATIVIDADE 2: Você deverá criar um MAPA MENTAL a partir da reflexão da leitura dos textos pesquisados no site de busca. Siga os seguintes passos:

Outros materiais