Buscar

Atividade-1 iluminação natural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade – 1
Iluminação Natural e Eficiência Energética
A luz natural é uma das fontes de energia mais importantes para o homem desenvolver suas atividades, pois é ela que proporciona a visão nítida do mundo. Além disso, todo ser vivo depende da exposição à luz natural para ativar o ciclo de funções fisiológicas. 
A luz natural sempre teve um papel importante na arquitetura, do ponto de vista estético e simbólico, e em relação ao conforto e à iluminação funcional. Pois, a luz natural pode proporcionar efeitos singulares em um determinado espaço, dando-lhe identidade própria, criando aspectos cenográficos e características relevantes marcantes.
No entanto, para se projetar com a luz natural garantindo uma iluminação eficiente na realização de qualquer tarefa proporcionando um ambiente visual agradável, torna-se necessário conhecer suas vantagens e desvantagens.
Nesse sentido, é importante frisar que, para se obter a eficiência energética em uma edificação, a iluminação natural deve ser projetada em conjunto com o sistema de iluminação artificial. Pois, através do uso otimizado da luz natural, consegue-se a redução do uso da luz artificial, de forma que quando a luz natural é suficiente em um determinado ambiente, a luz artificial pode ser desligada ou diminuída.
O racionamento de energia elétrica mostrou o quanto as edificações são dependentes da climatização e iluminação artificiais. Esta dependência foi mantida ao longo do tempo pela facilidade de se projetar com o apoio dos recursos artificiais. O uso de recursos como a otimização da luz natural deve proporcionar, além da economia energética, mais conforto dentro das edificações, pois a luz natural (de forma moderada) é considerada como um importante fator para promover não só a boa saúde como a sensação de bem-estar e conforto ao ser humano. É importante salientar que as pessoas que vivem diariamente em ambientes climatizados e iluminados artificialmente sentem, em algum nível, mudanças sazonais no seu humor ou comportamento. Entretanto, a luz natural pode fornecer os estímulos suficientes para evitar estas alterações fisiológicas devido, principalmente, à variação da iluminação no tempo e espaço, que está diretamente relacionada com as sensações de conforto interpretadas pelo usuário da edificação.