Buscar

Atividade 5 - Sala 4 - Finanças de CP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefa – Aula 4/ Nome: Laissy Alves – 11411ADM235
1) Qual o objetivo básico da administração de caixa? (0,5 ponto) 
A administração de caixa tem como objetivo gerenciar os saldos de caixa de forma a maximizar a disponibilidade. Outros objetivos são gerir o fluxo de caixa de maneira que ele atinja os objetivos da empresa, com a máxima rentabilidade, liquidez e garantindo estabilidade da empresa e capacidade de gestores de reconhecer os problemas de caixa antes de eles surgirem, a fim de resolvê-los para evitar problemas maiores.
2)	Quais são alguns dos motivos pelos quais as empresas têm caixa ocioso? (0,5 ponto) 
A necessidade de manter um controle mais apurado na disponibilidade de uma empresa é determinada pelo objetivo de ajustar a manutenção de um saldo de caixa que atenda aos motivos de transação, precaução e especulação, sem que isso ocasione ao mesmo tempo uma ociosidade de recursos. 
3)	Comente sobre três motivos para a liquidez identificados por John Maynard Keynes, em seu clássico trabalho A teoria geral do emprego, juros e moeda. 
Transação: Necessidade que a empresa tem de manter dinheiro em caixa, para pagamento oriundos de suas operações, certas e normais do dia a dia. 
Precaução: Acontece quando ocorre um pagamento imprevistos e extraordinário que pode ocorrer no dia a dia empresarial, quanto maior for o caixa disponível para a precaução maior será a margem de segurança do caixa da empresa. 
Especulação: Aproveitamento de oportunidades não- monetária oferecidas pelo mercado (por exemplo, estoque), desde que a empresa acredite em uma valorização atraente, justificando maiores investimentos de caixa. 
	
4) Sobre Saldo Mínimo de Caixa, responda: (1,0 ponto) 
a) Suponha que se os desembolsos anuais previstos para a empresa Alpha atingirem $ 4.800.000 e seu giro de caixa seja de três vezes, qual será a necessidade mínima de caixa? Interprete o resultado. 
Saldo mínimo Operacional de Caixa: Desembolsos totais de Caixa 
					 Giro do caixa 
SMOC: 4.800.000 = R$ 1.600.000,00 
	 3
A empresa deve colocar no início do período R$ 1.600.000,00 em seu caixa disponível, assim ela terá condições financeiras suficientes para saldar todos os seus compromissos operacionais. 
b) Se os a necessidade mínima de caixa anual for de $ 900.000, considerando um giro de caixa de 4 vezes. Qual a previsão de desembolsos anuais previstos para essa empresa? 
900.00 = Desembolso anual 
	 	4
Desembolso anual = 900.000 X 4 
Desembolso anual = 3.600.000,00
5) Admita que a necessidade de caixa de uma empresa, visando ao pagamento ao longo do próximo mês, atinja $ 850.000. O custo por transação é estimado em $ 55, a taxa de juros de títulos negociáveis é de 3,5%.
 a) Calcule o volume de transações ótimo de caixa;
 b) O saldo médio de caixa para o período;
c) O número de reposições (transações) de caixa no período; 
d) custo total do período (CT). 
6) Diferencie o Modelo do Lote Econômico do Modelo de Miller Orr (0,5 ponto)
Os modelos se diferenciam pelas expectativas dos saldos de caixa. O Modelo de Miller e Orr admite uma natureza aleatória as transações de caixa e seu uso é mais explorado em condições de incertezas, diferente do Modelo do Lote Econômico que pressupõe condições de certezas de fluxo de caixa, e é mais aplicável quando o planejamento for de curto prazo. 
Outras diferenças é que o modelo do Lote Econômico efetua uma análise matemática do custo associado à manutenção de dinheiro em caixa, ou seja, o custo de oportunidade determinado pelos juros que a empresa deixa de receber ao não aplicar esses recursos em títulos negociáveis, e do custo de obtenção do dinheiro pela conversão de títulos negociáveis em caixa. Já o Modelo de Miller e Orr é probabilístico e sua recomendação preferencialmente para situações de incerteza dos fluxos de caixa, indicando um limite superior e um limite inferior no Saldo do Caixa.

Mais conteúdos dessa disciplina