Buscar

Estudo Dirigido Micro Imuno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

,
Estudo Dirigido - Disciplina Microbiologia e Imunologia
Prof.ª Dayanne Araújo de Melo
Nome completo: João Paulo Bastos Paes
Matrícula: 202011424
Curso: Odontologia 2º
QUESTÃO 1
Comparando a estrutura da célula eucarótica com a célula procariótica comente as principais diferenças entre elas.
R:. As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes, Além da presença de núcleo, a célula eucarionte destaca-se por possuir diversos compartimentos distintos separados por membranas. Esses compartimentos são as organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, a mitocôndria e os cloroplastos. Essas células também possuem citoesqueleto, portanto, realizam endocitose e exocitose. Como representantes dos organismos eucariontes, é possível citar os protozoários, algas, fungos, plantas e animais.
QUESTÃO 2
A parede celular é uma estrutura típica de bactérias. Explique a composição e cite as principais diferenças desta estrutura entre as células Gram-positivas e Gram-negativas considerando o processo de coloração de Gram.
R:.  A parede da célula Gram-negativa é constituída por estruturas de múltiplas camadas bastante complexas, que não retêm o corante quando submetidas a solventes nos quais o corante é solúvel, sendo descoloradas e, quando acrescentado outro corante, adquirem a nova coloração. Já a parede da célula Gram-positiva consiste de única camada que retém o corante aplicado, não adquirindo a coloração do segundo corante. Nas bactérias Gram-negativas, a perede celular está composta por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente; lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo.
QUESTÃO 3
Correlacione as seguintes estruturas com suas respectivas funções/características.
(1) Flagelo ( 5 ) Estrutura de resistência bacteriana.
(2) Fímbrias ( 4 ) Estrutura fracamente aderida a parede celular.
(3) Cápsula ( 3 ) Estrutura típica de bactérias Gram-negativas.
(4) Glicocálice ( 1 ) Filamentos alongados relacionados a locomoção de bactérias.
(5) Esporos ( 6 ) Estrutura rica em mucopolissacarídeos com função de adesão.
(6) Membrana Externa ( 2 ) Estruturas curtas e numerosas com função e adesão. 
QUESTÃO 4
Defina metabolismo, considerando os tipos de reações envolvidas, produtos gerados e destino dos mesmos.
R:. O metabolismo é o conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo, controlando os recursos materiais e energéticos, de forma a suprir as suas necessidades estruturais e energéticas; As reações do metabolismo estão reunidas em duas vias metabólicas, o catabolismo e o anabolismo; O catabolismo degrada moléculas complexas em produtos mais simples, com a liberação de energia; O catabolismo pode ser dividido em metabolismo aeróbico e anaeróbico; O anabolismo sintetiza moléculas complexas a partir de moléculas simples; O metabolismo energético compreende o conjunto de reações que envolvem trocas energéticas no organismo; A produção de energia é responsável pela liberação de calor e produção de ATP; O metabolismo basal é a quantidade de energia que o organismo necessita para realizar as mais diversas funções. Geralmente, as reações metabólicas são classificadas em dois tipos: as reações de síntese e as reações de degradação.
Nas reações de síntese, moléculas mais simples são unidas para formar outras de maior complexidade, como ocorre com a união de aminoácidos para formar as proteínas. Já nas reações de degradação, ocorre o contrário: as moléculas mais complexas são quebradas, transformando-se em moléculas mais simples, como ocorre na quebra do glicogênio em glicose.
QUESTÃO 5
Explique o papel das enzimas superóxido dismutase e catalase no processo de neutralização do ânion superóxido produzido no processo de respiração aeróbia.
R:. O sistema de defesa enzimático inclui as enzimas Superóxido Dismutase (SOD), Catalase (CAT) e Glutationa Peroxidase (GPx). Essas enzimas agem por meio de mecanismos de prevenção, impedindo e/ou controlando a formação de radicais livres e espécies não-radicais, envolvidos com a iniciação das reações em cadeia que culminam com propagação e amplificação do processo e, consequentemente, com a ocorrência de danos oxidativos. As enzimas CAT e GPx agem com o mesmo propósito, ou seja, o de impedir o acúmulo de peróxido de hidrogênio. Tal ação integrada é de grande importância, uma vez que essa espécie reativa, por meio das reações de Fenton e Haber-Weiss, mediante a participação dos metais ferro e cobre, culmina na geração do radical OH•contra o qual não há sistema enzimático de defesa.
QUESTÃO 6
Diferencie genes constitutivos e genes regulados levando em consideração o gasto energético.
R:. Podemos fazer uma distinção básica entre genes cuja expressão é regulada e genes em que a expressão não o é. Aos últimos podemos apelidar de genes constitutivos. Um gene constitutivo é expresso continuamente, assim, o seu produto (uma enzima, por exemplo) é encontrado invariavelmente na célula e sempre, mais ou menos, na mesma concentração; independentemente das condições de cultivo e independentemente do seu substrato (se se tratar de uma enzima) estar ou não presente. Pelo contrário, a expressão de um gene regulado está sujeita a alterações provocadas por estímulo químico que "aparece" e "desaparece" do ambiente em que o gene se encontra.
QUESTÃO 7
Considerando o fato que as bactérias se multiplicam por divisão, processo no qual uma célula replica seu material genético e transfere esta cópia idêntica para a célula filha, qual a importância dos mecanismos de transferência de material genético? Explique um mecanismo.
R:. Considerando o fato que as bactérias se multiplicam por divisão, processo no qual uma célula replica seu material genético e transfere esta cópia idêntica para a célula filha, qual a importância dos mecanismos de transferência de material genético? Explique um mecanismo.
R: A transferência de genes em bactéria é unidirecional, de uma célula doadora para uma célula recipiente e a doadora normalmente dá somente uma pequena parte do seu DNA para a recipiente. Assim, não são formados zigotos completos; ao invés disso, zigotos parciais (merozigotos) são formados.
Genes bacterianos são normalmente transferidos a membros da mesma espécie, mas ocasionalmente a transferência para outras espécies pode também ocorrer. as transferências de genes que têm sido demonstradas como ocorrendo entre espécies diferentes de bactérias.
QUESTÃO 8
Diferencie resistência passiva e resistência adquirida e explique um exemplo de cada. 
R:. Os genes de resistência quase sempre fazem parte do DNA de plasmídeos extracromossômicos, que podem ser transferidos entre microrganismos. Alguns genes de resistência fazem parte de unidades de DNA denominadas transposons que se movem entre cromossomos e plasmídeos transmissíveis. O DNA estranho pode ser adquirido mediante transformação, resultando em trocas de DNA cromossômico entre espécies, com subseqüente recombinação interespécies. A permeabilidade limitada constitui uma propriedade da membrana celular externa de lipopolissacarídeo das bactérias Gram-negativas. A permeabilidade dessa membrana reside na presença de proteínas especiais, as porinas, que estabelecem canais específicos pelos quais as substâncias podem passar para o espaço periplasmático e, em seguida, para o interior da célula. A permeabilidade limitada é responsável pela resistência intrínseca dos bacilos Gram-negativos à penicilina, eritromicina, clindamicina e vancomicina e pela resistência de Pseudomonas aeruginosa ao trimetoprim. As bactérias utilizam esta estratégia na aquisição de resistência. Assim, uma alteração na porina específica da membrana celular externa de P. aeruginosa, pela qual o imipenem geralmente se difunde, pode excluir o antimicrobiano de seu alvo, tornando P. aeruginosaresistente ao imipenem.
QUESTÃO 9
Quais fatores favorecem e quais limitam a disseminação de bactérias resistentes?
R:. A disseminação de bactérias antibiótico-resistentes ocorre tanto no ambiente hospitalar como na comunidade.
Hospitais, especialmente, os que possuem unidade de terapia intensiva (UTI), centro cirúrgico, unidades de pediatria, berçário neonatal, clínica médica e/o cirúrgica, em que os pacientes são tratados com antibióticos, representam um "habitat" que alberga bactérias que podem tornar-se resistentes àquelas drogas.
Alguns fatores que influenciam a seleção de mutantes antibióticos resistentes incluem o estado imunológico do paciente, o número de bactérias no sítio de infecção, o mecanismo de ação do antibiótico e o nível da droga que atinge a população bacteriana.
QUESTÃO 10
Correlacione os principais mecanismo de ação dos antimicrobianos com os mecanismos de resistência desenvolvidos pelas células bacterianas.
R:. Correlacione os principais mecanismo de ação dos antimicrobianos com os mecanismos de resistência desenvolvidos pelas células bacterianas.
R: As bactérias possuem diversos mecanismos de resistência aos antibióticos. Os principais são: alteração na permeabilidade da membrana, alteração no local de atuação do antibiótico, bombeamento ativo do antibiótico para fora da bactéria e a produção de enzimas que destroem os antibióticos. Esse último mecanismo destaca-se como sendo a estratégia mais frequentemente observada em bactérias.
Existem ainda outras estratégias interessantes realizadas pelas bactérias que não estão ligadas às mudanças genéticas, como a realizada pela Mycobacterium smegmatis. Por muito tempo, pesquisadores achavam que os antibióticos não faziam efeito em algumas bactérias, pois elas entravam em uma espécie de hibernação, não sendo atingidas pela substância. Entretanto, um estudo publicado na Science mostrou que as M. smegmatis continuam ativas, crescendo e reproduzindo-se. A resistência acontece porque alguns indivíduos são capazes de liberar enzimas que interagem com o antibiótico e desencadeiam sua destruição apenas em certos momentos. Aquelas que liberam as enzimas no momento adequado eram selecionadas, fazendo com que a infecção permanecesse.

Continue navegando