Buscar

Clínicas de atuação e áreas FISIOTERAPEUTICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clínicas de atuação e áreas FISIOTERAPEUTICAS
Fisioterapia Traumato-Ortopédico-Funcional
Estuda, diagnostica e trata as disfunções musculoesqueléticas, de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos, além de doenças de origem reumatológica. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses.
Fisioterapia Respiratória
Conjunto de procedimentos fisioterapêuticos que visam melhorar a dinâmica respiratória, remover secreções brônquicas, obtendo assim melhor função respiratória. Além das técnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obtenção destes resultados
Fisioterapia Orofacial
Atua principalmente na saúde bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunções da articulação temporomandibular, além de tratar disfunções relacionadas à deglutição, sucção, problemas oculares e pré e pós-operatório de cirurgias plásticas faciais.
• Fisioterapia Desportiva
Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.
Fisioterapia Pediátrica, Neonatológica 
Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades de recém-nascidos, crianças.
Fisioterapia Gerontológica
Estuda, previne e trata as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administração de condutas fisioterapêuticas, prevenindo problemas funcionais e promovendo a recuperação funcional global de pessoas idosas.
Fisioterapia Dermato Funcional
Especialidade da Fisioterapia que diagnostica, estuda e trata as afecções dermatológicas e intertegumentares.
Fisioterapia do Trabalho
Atua em empresas e/ou organizações detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a redução dos índices de doenças ocupacionais.
Fisioterapia Uroginecofuncional e Obstétrica
A Fisioterapia aplicada à uroginecologia tem como principal objetivo a prevenção e o tratamento de disfunções urinárias, fecais e sexuais, por meio de recursos diversos, entre eles a reeducação do assoalho pélvico e musculatura acessória, os quais serão submetidos a exercícios de fortalecimento. A Fisioterapia Obstétrica se baseia em promover uma melhor adaptação da mulher às mudanças do seu corpo no período de gestação, preparando todas as suas estruturas para o parto.
Fisioterapia Neurofuncional
Área da Fisioterapia que visa ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam ou não disfunções motoras. A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em Fisioterapia neurológica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores, com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da facilitação neuromuscular proprioceptiva.
• Fisioterapia Manipulativa
A Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual é uma área de especialização da Fisioterapia que lida com o manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. A Terapia Manual também abrange e é conduzida pelos dados científicos disponíveis, evidência clínica e pelo quadro biopsicosocial de cada paciente.
• Fisioterapia Oncofuncional
A Fisioterapia Oncofuncional tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.
Fisioterapia em Terapia Intensiva
A Fisioterapia aplicada na UTI tem uma visão geral do paciente, pois atua de maneira complexa no amplo gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas com a otimização da função ventilatória.
O Fisioterapeuta também possui o objetivo de trabalhar a força dos músculos, diminuir a retração de tendões e evitar os vícios posturais que podem provocar contraturas e úlceras de pressão.
Fisioterapia em Home Care
É a Fisioterapia realizada diretamente na casa do paciente. Otimiza-se um plano de tratamento global.
Acupuntura
A acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empiricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura através de aplicações de agulhas e de moxas, além de outras técnicas.
Fisioterapia Cardiológica
Reabilitação Cardíaca como atividades necessárias para assegurar da melhor maneira possível as condições físicas, mentais e sociais do cardiopata, possibilitando seu retorno à comunidade e proporcionando vida ativa e produtiva. 
Fisioterapia Ortóptica
A metodologia da Fisioterapia ocular esta baseada no equilíbrio da musculatura intrínseca do olho e toda sua relação com as cadeias musculares e tem como objetivos: Identificar as possíveis causas dos transtornos posturais através do desequilíbrio ocular, entender as relações entre os distúrbios visuais e os distúrbios cinéticos funcionais, assim como desenvolver habilidades no âmbito de prescrição de exercícios oculares para melhora do equilíbrio postural.
Fisioterapia na Reabilitação Vestibular
Consiste na realização de exercícios que podem reduzir e até mesmo eliminar os sintomas de tontura e desequilíbrio associados à uma desordem vestibular
Fisioterapia na Reeducação Postural
O Fisioterapeuta utiliza técnicas para melhorar a postura do paciente, alongando, trabalhando a respiração, fortalecendo e melhorando a consciência corporal desse indivíduo.
Empreendedorismo e Gestão para Fisioterapeutas
Gestão de clínicas e consultórios, marketing estratégico em saúde, gestão financeira e Business Plan.
Perícia Judicial para Fisioterapeutas
No caso de um processo entre empresa/funcionário, o Fisioterapeuta, realizará uma anamnese do funcionário e utilizará de testes específicos entre outros recursos, além do seu conhecimento em Biomecânica, Análise Cinético Funcional, Anatomia, para elaborar um Laudo Cinesiológicofuncional, que será anexado ao processo e encaminhado ao juiz que julgará o caso. 
Otologia 
é a abreviação mais utilizada para substituir o nome otorrinolaringologia, especialidade que trata de problemas de ouvidos, nariz e garganta. É uma especialidade bastante conhecida, pois os problemas abrangidos por essa especialidade acontecem de forma bastante comum. 
            Em relação à fisioterapia, existem duas situações  otológicas que requerem  a atuação do fisioterapeuta. Uma, mais antiga, é o desvio de septo, dificultando a entrada de ar homogeneamente pelo nariz, trazendo possíveis transtornos ventilatórios em função dessa alteração. Se o paciente for asmático e tiver rinite, o quadro se torna mais complicado, provocando, inclusive, alterações posturais no paciente infantil, requerendo do fisioterapeuta uma abordagem ampla.
            A segunda situação são as labirintopatias, doenças que atingem o labirinto, provocando dores e alterações importantes do equilíbrio. De forma mais recente, a fisioterapia vem atuando de forma crescente na redução e/ou desaparecimento dos sintomas com várias abordagens manipulativas, mostrando bons resultados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando