Buscar

Auditoria dos Estoques

Prévia do material em texto

DE AVALIAÇÃO: Revisar o sistema de custo e avaliar se é adequado (princ. Contábeis, consistente) Cotejar o resultado do inventário com a contabilidade; Selecionar o resultado de alguns itens e cotejar com controles e contabilidade, quando aplicável; Testar itens de matérias primas, produtos em processo e ; Investigar qualquer anormalidade que julgar relevante.
VERIFICAÇÃO FÍSICA: Ler as instruções de Inventário; Ler os PT´s do ano anterior; Obter o valor do estoque por locais e total; Visitar previamente os locais; Fazer reunião com o coordenador do inventário.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA 
O pessoal envolvido e suas responsabilidades; Equipamentos, utensílios e materiais a serem utilizados; Lay out dos locais onde estão os estoques; Arrumação; Movimentação dos estoques durante o inventário.
Outros pontos: um conferente não participa de reconferências. Folhas de Contagens no lugar da etiqueta para pequenos produtos/materiais (porcas, parafusos, etc..).Alerta para as movimentações. Itens lento movimento, obsoletos, devem ser destacados para a avaliação final. Produtos de terceiros ou com terceiros.
Verificar se os bens foram custeados e avaliados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e a consistência dos procedimentos em relação ao exercício social anterior;
Verificar se as informações referentes aos estoques foram adequadamente divulgadas nas demonstrações financeiras sob exame (classificação, notas explicativas sobre estoques dados em garantia e mudança na base de avaliação com efeito relevante).
AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
Não devem ser feitos sem Instruções de Inventário previamente discutidas. É O PROCEDIMENTO PRINCIPAL DE AUDITORIA; As instruções devem conter pelo menos; Os locais; Os itens que serão inventariados; Datas e horários.
Custo de aquisição ou produção deduzido da provisão para ajustá-lo a valor de mercado/Reposição; não deve exceder ao valor líquido realizável; não deve ser inferior ao preço líquido de realização menos a margem de lucro.
Mercadorias
Produtos Acabados
Produtos em Processo
Matérias-primas
Os estoques são bens destinados à venda ou fabricação, relacionados com os objetivos e atividades da empresa.
Auditoria dos Estoques
Verificar se as quantidades de bens declaradas realmente existem;
PRINCIPAIS OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS NA AUDITORIA DOS ESTOQUES

Continue navegando