Buscar

Dicionário de Gerenciamento de Risco - CIST

Prévia do material em texto

Dicionário de Gerenciamento de Risco - CIST
1. Área de Sombra: Área ou região geográfica de uma determinada cidade ou estado com ausência de sinal de rastreamento. Geralmente determinada pelo relevo montanhoso, serras ou ausência de redes de comunicação. 
2. Cabotagem: Navegação marítima entre portos de um mesmo país ou a distâncias pequenas, dentro das águas costeiras.
3. Cadastro / Pesquisa de Profissionais: É o termo utilizado para a inclusão dos dados dos profissionais envolvidos em um transporte para verificação sócio econômica e criminal. Utilizado principalmente para Motoristas e Ajudantes, estes sendo de qualquer categoria, Frota / Funcionário, Agregado ou Autônomo / Carreteiro.
· Frota própria: é o motorista que possui vínculo empregatício com o transportador; 
· Agregado: é o motorista que possui contrato com o transportador e/ou trabalha em regime de exclusividade. 
· Autônomo ou carreteiro: é o motorista que possui veículo próprio ou dirige veículo de terceiros e executa viagens esporádicas para o transportador. 
4. Conceito de Gerenciamento de Risco: Gerenciar risco é uma ciência. Ciência de análise e conhecimento sobre o ambiente em que sua operação está exposta com o intuito de mitigar (ações) os riscos e aumentar a probabilidade de se obter o resultado esperado. 
5. Conceito de Risco: Um risco é qualquer evento, desconhecido ou incerto, que possa comprometer resultado esperado. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no resultado, caso ele ocorra.
6. Consulta (Autônomo): É o processo pelo qual, os clientes solicitam, antes de um embarque, informações sobre o perfil dos condutores da categoria autônomo.
7. Corretora de Seguros: Legalmente responsável pela defesa dos interesses do segurado. Define um contrato de seguro que atende às necessidades específicas do segurado. O Corretor coloca o segurado em primeiro lugar.
8. Escolta Armada: Serviço ostensivo prestado por empresa de segurança legalizada ocupados geralmente por dois vigilantes devidamente uniformizados, armados e protegidos por coletes balísticos, atentos à sua volta e acompanhando um veículo de carga.
9. Escolta Velada: É o serviço velado de acompanhamento de um veículo de carga, em que veículos e profissionais estão à paisana, sem identificação da empresa em que trabalham.
10. FPP - Frequência de Pedido de Posição: É a configuração feita para determinar o posicionamento periódico que um equipamento de rastreamento, monitoramento ou qualquer outro que gere posições. 
11. Gerenciadora de Risco: Empresa responsável pelo processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os riscos e incertezas de um cliente. Responsável pela emissão do PGR.
12. Jammer: Aparelho capaz de inibir o sinal da telefonia celular, de rastreadores e Isca. Utilizado geralmente pelas quadrilhas para inibir o sinal dos rastreadores.
13. Modus Operandi: Maneira através da qual uma pessoa ou uma organização trabalha ou realiza suas ações. Modo utilizado para desenvolver ou realizar alguma coisa; processo de realização.
14. PA “Posto Avançado”: Posto de trabalho da gerenciadora de risco que fica geralmente dentro da unidade do cliente. Provida de recursos humanos e materiais, onde são desenvolvidas auditorias e providências de gerenciamento de riscos para início seguro dos embarques/viagens.
15. Periféricos Sensores e Atuadores: São os meios pelo qual a central de monitoramento consegue atuar nos veículos. Fazem 
· Exemplos de Sensores: Sensor de Porta da Cabine, Sensor de Porta do Baú, Sensor de Ignição, Sensor de Velocidade, Sensor de violação do equipamento, etc..
· Exemplos de atuadores: Trava do baú, trava da quinta roda, Pisca Alerta, Bloqueio, etc...
16. PC: Posto de Controle: Trata-se de unidade localizada em pontos estratégicos das rodovias, provida de recursos humanos e materiais, onde são desenvolvidas auditorias, controle e providências de gerenciamento de riscos dos veículos com passagens e paradas programadas para estes locais.
17. PGR - Plano de Gerenciamento de Risco: É o documento onde constam todos as normas e procedimentos de gerenciamento de risco que devem ser executados na operação. Geralmente emitido pelo gerenciadora de risco.
18. Rastreador principal ou sistema de proteção veicular: Equipamentos nominados “rastreadores”, baseados em tecnologias GPS, GPRS/GSM e satelital, que possibilitam o monitoramento das conformidades das viagens e a tentativa de inibição das adversidades. 
19. Reguladora de Sinistro: Empresa responsável pelo atendimento e captação de documentos necessários para regular um sinistro ocorrido com um segurado ativo. É contratada pela seguradora.
20. Seguradora: Tem a missão de atender ao corretor as necessidades dos clientes. Emite a apólice de seguros, DDR, Endossos e faturas de seguros. Em caso de sinistro ressarce o segurado.

Continue navegando

Outros materiais