Buscar

atividade contextualizada direito empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE DIREITO EMPRESARIAL
ELIEZER DE SOUZA RAMOS
04063216
GESTÃO AMBIENTAL
Nesta unidade, vimos que o Direito Internacional Privado pode ser definido basicamente como um direito em que as partes estão envolvidas em uma situação jurídica internacional. Ele busca regularizar a situação jurídica civil de brasileiros no exterior e de estrangeiros em nosso país. Em relações particulares, os conflitos podem ser maiores, pois as leis dos Estados soberanos podem divergir.
Nas situações que envolvam estrangeiros em outros países – por exemplo, um cidadão brasileiro que se casa com uma cidadã italiana em solo norte-americano – qual legislação será aplicada? A lei de qual país será aplicada?
Este tipo de situação pode dar noção de quantos conflitos podem ocorrer nas relações de particulares que envolvam Estados soberanos diferentes. Porém, há situações em que pode se aplicar mais de um ordenamento jurídico. Cada país tenta resolver os conflitos internacionais a sua própria maneira, determinando qual lei deve se aplicar em cada situação. No Brasil, há uma lei que introduz o CC: a LICC (Lei de Introdução ao Código Civil), na qual encontramos elementos de conexão, que tornam clara a situação jurídica e qual direito deve ser aplicado a ela.
São considerados elementos de conexão: a nacionalidade; o domicílio; o local de celebração do ato; local de cumprimento das obrigações; o local da situação da coisa; o local do ato ou do fato ilícito.
Considerando as informações acima sobre o Direito Internacional, e considerando a LICC, tente solucionar a seguinte situação: Um italiano comete um crime no Brasil. Supondo que a sociedade brasileira tenha sido ofendida, as leis que devem ser aplicadas são as brasileiras ou as italianas?
Não esqueça: sua dissertação será de no máximo 30 (trinta) linhas.
Se um cidadão brasileiro casa com uma italiana, para valer como casamento tem que ter dois anos de matrimonio. O cidadão pode perder a sua cidadania como brasileiro apos a obtenção da naturalização italiana. A lei a ser aplicada será a da Itália, pois ele já será considerado um cidadão italiano se ele seguir todos os regulamentos e a documentação necessária para poder se casar com a italiana. Se um Italiano comete um crime no Brasil à lei a ser aplicada não será do Brasil, pois como ele nasceu na Itália à lei a seguida tem que ser as de origens. Por tanto no Brasil não será aplicada nenhuma lei, mais para que ele não saia impune, o Brasil precisa de uma ordem Judicial (cooperação jurídica internacional) do outro país para poder aplicar as devidas leis necessárias. Se uma pessoa pratica um crime em outro país ele não será punido em breve, pois as maiorias dos crimes demoram mais de 10 anos para ser reconhecidos além de ter uma ordem Judicial para ir ao tribunal para pagar pelos seus crimes. Alguns desses crimes são feito por máfias estrangeiras, pois sabem que a lei não será aplicada nos crimes de assassinatos, furtos, tráficos etc... No caso de Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado na Indonésia por causa de droga foi o primeiro crime com punição imediata no exterior, o presidente até tentou fazer uma apelação mais eles não concordaram e mandaram fuzilar ele, porque esse crime não é aceitável e nenhum outro. Outros casos que pessoas são presas, quando tentam entrar com mercadorias roubadas, drogas etc. em um país são barrados já no Aeroporto e mandado diretamente para a prisão. Mais algumas pessoas acabam passando com essas mercadorias e vendendo para outros países já que a procura é grande e o valor mais alto a ser vendido. Resumindo a lei será aplicada devido a cada país, pois alguns iram seguir as leis necessárias e outros iram fazer o que é melhor para o seu país. A lei será aplicada, porém não será imediatamente, algumas pessoas serão mandadas de novo para o seu país de origem para a sua sentença.

Outros materiais