Buscar

RESPOSTA ATIVIDADE EAD 1 - ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
A identidade cultural brasileira é resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos, iniciou-se com os Portugueses, Índios e Negros, hoje em dia nosso país está ainda mais miscigenado, Bolivianos, Africanos, Japoneses entre outros, compõem o Brasil atualmente. Antes de 1500, o Brasil era habitado apenas por indígenas, sua cultura era simples, sempre em contato com a natureza.Com a chegada dos portugueses e o inicio da colonização, a cultura européia foi introduzida forçadamente nos povos indígenas, com a missão de catequizá-los.
O Brasil possui um dos maiores eventos do mundo e conseqüentemente seu maior festejo tradicional, o Carnaval, oriundo dos negros escravizados, muitas pessoas acham que o Carnaval surgiu através da cultura européia, o festival de Veneza, mas não, foi na senzala. Religiões de matrizes africanas, como o Candomblé e a Umbanda também fazem parte da nossa cultura e na culinária, temos essa representatividade em pratos como Feijoada, Acarajé, Angu e alguns alimentos como (Quiabo, Leite de Coco, Azeite de Dendê, Noz Moscada e Pimenta Malagueta).
Assim como nossa língua, a religião possui uma grande influência dos europeus, o catolicismo, a cana-de-açúcar e a cachaça foram fortemente introduzidos pelos europeus. 
Até hoje nós introduzimos em nosso vocabulário palavras de origem Tupi-Guarani (Indios).Canjica, Moqueca de Peixe, Pipoca, Paçoca, Caju, Guaraná são pratos e alimentos oriundos dos indígenas. A periferia, os campos e o nordeste também trouxeram diversos elementos para somar a nossa rica cultura, músicas como, funk, rap, hip hop, sertanejo e forró, danças, festejos, arquiteturas e obras de arte.
Os maiores conflitos e convergências são, desigualdade social, racismo, intolerância religiosa e elitismo cultural, todos eles ainda são freqüentes no Brasil, com isto, trazendo diversas lutas e movimentos para dar um fim, mesmo que isso seja um trabalho constante que pode demorar anos para que haja diminuição de caso, conscientização e justiça.

Continue navegando