Buscar

exercícios Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. 	A maneira mais tradicional de se realizar a análise das “Cinco Forças” é, em cada uma delas, verificar como se comportam os elementos em relação a cada um dos cenários estabelecidos por Porter. ROGER, B. et al. Construindo o plano estratégico: casos reais e dicas práticas. 
Considerando que o objetivo das empresas, conforme reforça Porter, é a busca de melhor posicionamento competitivo, o que remete não à forma como a empresa deseja ser vista ou percebida no mercado, mas, sim, à forma como ela deseja atuar em relação às forças competitivas em busca de posição de maior rentabilidade diante de uma análise realizada, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas. 
 
I. A importância das Cinco Forças Competitivas deve-se ao fato relevante de a concorrência não ser formada apenas por um grupo seleto de empresas que competem no mesmo mercado, mas, sim, por compostos, muitas vezes imperceptíveis, que apenas a análise completa das cinco forças é capaz de definir e distinguir, bem como calcular os riscos que cada parte representa. 
PORQUE 
II. A análise das Cinco Forças Competitivas proporciona uma visão única de competição ampliada e, dessa forma, o estrategista com domínio do processo gerencial consegue identificar uma diferente face da competitividade, podendo colher insumos e ideias, para desenvolver estratégias e ações estratégicas mais eficazes. 
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta. 
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
E) As asserções I e II são proposições falsas. 
 
2. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), "uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum 'bicho de sete cabeças'. Há uma concentração em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente". Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43% em 2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras. PETRY, R. Competição continua mesmo com fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar.São Paulo: Agência Estado, 2011. 
Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das forças competitivas de Michael Porter, 
 
 
 
 
 
a) Há ampliação de ameaças de novos entrantes quando há aumento na concentração de empresas que participam do setor de supermercados no varejo brasileiro. 
b) A globalização contribui para a redução do processo de concentração entre as empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro. 
c) O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos compradores (clientes). 
d) O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos fornecedores. 
	e) 
	O processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro
	 
	
	
	aumenta seu poder de negociação com fornecedores e compradores
	. 
	
	
	O que são barreiras de entrada? 
	 
	a) 
	Fatores que precisam ser superados por entrantes se desejarem concorrer de forma bem sucedida;
	
	b) 
	São a economia de escala, a exigência de capital e a facilidade de encontrar fornecedores; 
	
 
3. 
c) Taxa que devem ser recolhidas para desenvolvimento dos distribuidores; 
d) Nenhuma das alternativas 
 
4. Novos entrantes potenciais que encontram grande resistência para entrar no mercado podem vender seus produtos diretamente para os clientes e excluir os canais de distribuição tradicionais. É um exemplo de empresa que realizou este tipo de ação: 
 
a) IBM - ao parar de fabricar processadores; 
b) Dell computadores - vendendo direto para o consumidor final; 
c) Apple - ao inovando estrategicamente em seus produtos 
d) Microsoft - quando criou o Windows 7 
e) Nenhuma das alternativas 
 
5. Visão, missão e valores da empresa são etapas desenvolvidas no planejamento estratégico empresarial. A visão empresarial deverá refletir um sonho criado e assumido oficialmente pela gestão, expressando a situação atual ideal futura a ser buscada pelos gestores. A visão direciona o desenvolvimento de longo prazo do negócio. 
PORQUE 
Ter visão representa, acima de tudo, ter convicções claras e fundamentais – como crenças e posturas éticas – as quais a empresa defende e adota como guias para a gestão do seu negócio. 
 
Considerando-se essas frases, é CORRETO afirmar que: 
a) A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 
b) A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa. 
c) As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
d) As duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. e) As duas são falsas. 
 
 
6. Considere as seguintes afirmações: 
(1) "Determina as áreas de negócios da empresa, levando-a a se introduzir em um setor ou a se retirar de outro, a fim de obter um portfólio equilibrado de negócios."; 
(2) "Posta em prática em cada uma de suas áreas de negócio, define os movimentos que a empresa deve realizar para se posicionar favoravelmente diante de seus concorrentes num dado setor.". 
 
As afirmações (1) e (2), acima, correspondem, respectivamente, a: 
 
a) Estratégia Emergente e Estratégia Competitiva. 
b) Estratégia Competitiva e Estratégia Corporativa. 
c) Estratégia Corporativa e Estratégia Competitiva. 
d) Estratégia Corporativa e Política Formal. 
e) Política Formal e Política Informal. 
 
 
 
 
 
 
7. Estabelecer a missão organizacional é parte fundamental da tarefa da administração porque __________________. (PEARSON, 2015). 
 
 
a) Oferece um direcionamento para a conduta ética. 
b) Ajuda a concentrar esforços em uma direção comum. 
c) Elimina a necessidade de planos operacionais detalhados. 
d) Substitui com frequência o plano estratégico. 
 
 
 
8. Atualmente, o supermercado NETS, que vem atuando no segmento de produtos diets, é um dos exemplos que tem ganhando espaço no país, com produtos para pessoas diabéticas. Este supermercado possui um arranjo físico semelhante ao mercado tradicional, mas todos os produtos são diet, sem açúcar. Os preços praticados são mais altos do que qualquer outro supermercado, mas o público-alvo diabético encontra produtos com grande variedade, por exemplo, macarrão, pizzas, lasanhas com diversos sabores e temperos diferentes, todos sem adição de açúcar. 
Assim, o valor percebido pelos clientes que outrora tinham como opção apenas os supermercados tradicionais, e com apenas um único tempero diet, podem agora optar por macarrão com molho de carne, frango ou ervas finas. 
A partir deste caso, defina qual dos conceitos das estratégias genéricas de Porter (1988) está sendo praticado pelo supermercado NETS. 
a) Estratégia de liderança em custos; 
b) Estratégia de diferenciação 
c) Estratégia com diferenciação focalizada 
d) Estratégia de Enfoque nos custos; 
 
9. 	Considere as seguintes características de Tipos de Planejamento: 
(1) contém os planos de ação; 
(2) tem por objetivo a otimização de determinadas áreas de resultado; (3) estabelece a melhor direção a ser seguida pela empresa. 
Tais características correspondem, respectivamente, aos seguintes Tipos de Planejamento: a) Estratégico; Operacional; Tático. 
b) Estratégico; Emergente; Operacional. 
c) Operacional; Emergente; Estratégico. 
d) Operacional; Tático; Estratégico. 
e) Operacional; Estratégico; Tático. 
 
10. 	A definição da “missão da empresa”, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois: 
a) procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o Desempenho
da empresa no mercado alvo. 
b) estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas. 
c) define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes. 
d) agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação. 
e) o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando