Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UFG – REGIONAL GOIÁS
Disciplina: Direitos Individuais Especiais
Docente: Alexandre Aguiar dos Santos
Discente: Maryanna Martins R. Nunes
Matrícula: 201511522
RESENHA DO FILME “DANTON: O PROCESSO DA REVOLUÇÃO”
	O filme retrata o período da Revolução Francesa, mais precisamente o momento em que a França se encontrava em crise econômica e, assim, foi implantado o regime do terror pelos jacobinos, tendo como seu líder Robespierre. A França, portanto, se encontrava em um conflito entre os jacobinos e a burguesia liderada por Danton, que lutava para que os direitos dos homens fossem iguais para todos os três estados.
 	Danton era uma pessoa querida pelo povo da França por defender o fim do terror, o qual foi implantado com a ajuda de Danton quando ele era aliado de Robespierre. Este, por outro lado, após ter lutando muito por seus direito, só queria, agora que se encontrava no poder, tentar manter a sua posição e garantir o desenvolvimento do processo revolucionário juntamente com seus novos aliados. Embora ambos compartilhem dos mesmos princípios que moveram a Revolução Francesa, o primeiro preza mais pela felicidade e liberdade do povo, enquanto o segundo adota uma postura mais radical ao ignorar certos pensamentos e condenar à morte todos aqueles que iam contra seus ideais e “sua revolução”. Portanto, como forma de manter seus planos, Robespierre gera uma acusação que acaba levando Danton à guilhotina.
	Esse regime de terror afetava bastante o povo, o qual além de já suportar a fome e falta de pães, passava agora a viver no medo e na incerteza, pois qualquer pessoa poderia ser considerada suspeita de traição ou contra revolucionária.
	Assim, o filme mostra que, quando se trata de poder, os ideais que se tanto lutaram para conquistar, desde o início do processo revolucionário, são deixados para o segundo plano ou até esquecidos. Robespierre fala no filme que a ditadura foi necessária e, a partir do momento em que Danton foi para a guilhotina, o povo começa a aceitar aqueles fatos e, como no começo do filme, ao fim o menino recitava os direitos à Robespierre. Como consequências de seus atos, alguns meses depois Robespierre, fragilizado e isolado politicamente, foi aprisionado e condenado à guilhotina, assim como seu companheiro Saint-Just, iniciando, com isso, a etapa seguinte da Revolução Francesa, a qual foi marcada pelo restabelecimento dos girondinos no poder.

Mais conteúdos dessa disciplina