Buscar

Discursiva Ética - I

Prévia do material em texto

Para a burguesia em ascensão na época, era necessária uma teoria para aferir sua legitimidade fazendo frente à hereditariedade que legitimava a nobreza. Tal teoria é a da propriedade privada – como direito natural – elaborada de forma coerente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704). Segundo ele, o trabalho é o que assegura o direito natural – como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para manter e conservar a vida e a liberdade. Locke defende que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos naturais: a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Essa é a única razão de ser de um governo.
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
John Locke foi um detentor de ideias iluministas, e no que tange ao trabalho aduz que este assegura o direito natural, sendo o direito a vida, à liberdade, e aos bens que asseguram o livre arbítrio. Para manter seus ideais, recorre ao fato de que Deus, construiu o mundo através do trabalho, e que após trabalhar descansou e deteve dos frutos de sua atividade. Sendo assim, Locke defendia que Deus ao criar o universo, forneceu ao homem possuir bens através de seu honroso trabalho. Locke influenciou diversos pensadores do século XIX e XX, pois acreditava que a propriedade privada era uma espécie de dadiva divina, sendo os burgueses aqueles que trabalharam com grande empenho, sendo justo que estes possuíssem mais propriedades, enquanto os pobres eram considerados por Locke diante de duas faces, uma porque não possuíam o dolo de laborar e outra porque gastavam seus salários e não juntavam o suficiente. 
Por fim, e por possuir os pensamentos sobreditos, influenciou diversos movimentos revolucionários através de mesmo sem saber suas ideias capitalistas, com influencias que perduram até os dias atuais, onde milhares de pessoas acreditam que podem melhorar de vida através do trabalho digno.

Continue navegando