Buscar

EAD Unidade 1 - Comunicação (FMU)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 	Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 	A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos. ​ 
Resposta:
Durante a unidade, são abordados diversos gêneros discursivos, como, jornalístico, jurídico, literário, entre outros, que trazem à tona, a importância desse contexto para o aprendizado das pessoas, em outras culturas, sejam elas nacionais ou internacionais. A partir disso, podemos destacar, que gênero discursivo, nada mais é, do que, a forma como um texto é apresentado para um leitor, ou seja, suas características, seu layout ou a sua organização textual. Em consequência desses detalhes, é possível identificar a que gênero cada texto pertence. Entretanto, de região para região, pode haver variações na linguagem formal ou informal do texto, uma vez que, ele sofre influências culturais, de sotaques, dialetos ou até mesmo gírias locais, que automaticamente, mudam a forma de comunicar-se com outros povos, países ou regiões.
Um exemplo claro dessa situação, é a forma como as pessoas da região nordeste do Brasil se comunicam, com seu próprio dialeto, que na vivência deles é algo natural. Mas, quando há necessidade de comunicar-se com outra região, seja por meio de um artigo jornalístico ou um texto literário, ocorre um conflito de culturas, como na região Sul ou Sudeste do Brasil, que possuem também, suas gírias e dialetos. 
Consequentemente, é perceptível, que no Brasil, há preconceito linguístico entre as regiões, porém, o preconceito se sobressaí com a região nordeste do país. Visto que, o sotaque e expressões que possuem, normalmente são marginalizadas em outras regiões, mesmo ela sendo uma das regiões mais ricas culturalmente, apresentando características únicas e diferenciadas. Então, quando algum gênero discursivo, sofre influência cultural, automaticamente, a forma como outras pessoas, que não estão inclusas naquele meio, sofrerá com o entendimento do texto, pela influência cultural que sofreu durante o seu processo de criação.

Continue navegando

Outros materiais