A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL Objetiva 1 Regular - FÍSICA E MATEMÁTICA ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Pré-visualização | Página 3 de 3

onde o professor, muitas vezes, fica com dificuldades de discorrer sobre um conteúdo matemático por ser de caráter muito abstrato para o aluno do Ensino Básico. 
Nesse caso, os autores recomendam a utlização do contexto pró-ativo nas aulas de matemática.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Santo, Adilson Oliveira do Espírito e Silva, Francisco Hermes Santos da. A contextualização: uma questão de contexto. Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do VIII ENEM – Comunicação Científica. p. 10
Em relação ao contexto pró-ativo, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Situa o raciocínio do aluno a partir de um conceito mais elementar daquele conhecimento considerado.
Você acertou!
De acordo com texto, "Muitas vezes o professor fica com dificuldades de discorrer sobre um conteúdo matemático por ser de caráter muito abstrato para o aluno do Ensino Básico. Neste caso, seria interessante que o professor recorresse a um contexto pró-ativo, isto é, situar o raciocínio do aluno a partir de um conceito que seja uma forma mais elementar daquele conhecimento considerado." (p.10).
	
	B
	Situa o raciocínio do aluno ao considerar os conceitos mais abstratos do conhecimento considerado.
	
	C
	Situa o raciocínio do aluno a partir de situação exclusivamente concretas, em relação ao conhecimento considerado.
	
	D
	Possibilita a compreensão do conhecimento considerado apenas por meio de analogias.
	
	E
	Possibilita a compreensão do conhecimento considerado a partir de situação complexas, em relação ao conhecimento considerado.
Questão 10/10 - Física e Matemática: Algumas Aproximações
Leia o excerto a seguir:
“A resolução de problemas, como metodologia de ensino da Matemática, pode fazer com que os conceitos e princípios matemáticos fiquem mais compreensivos para os estudantes uma vez que eles serão elaborados, adquiridos, investigados de maneira ativa e significativa. É a apropriação compreensiva do conteúdo, pois é uma Matemática mais qualitativa em destaque”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 299-311, maio 2012. p. 303.
De acordo com o livro-base Matemática e Física: aproximações, em relação à resolução de problemas como metodologia de ensino da Matemática, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A resolução de problemas relaciona uma Matemática mais dedutiva, menos experimental com a Matemática forma
	
	B
	A resolução de problemas privilegia a aplicação de fórmulas e a execução de estratégias previamente formuladas.
	
	C
	Na resolução de problemas, exige-se pouco esforço cognitivo dos alunos, ao possibilitar que os conceitos e princípios matemáticos fiquem mais compreensivos para eles.
	
	D
	A resolução de problemas permite a representação do problema (desenhos, esquemas, diagramas) que é, quase sempre, diferente da representação da solução (regras, fórmulas, algoritmos).
Você acertou!
Para resolver um problema, geralmente, são feitos esquemas, desenhos ou diagramas para representá-lo e a solução sempre de aplicações de fórmulas, regras ou algoritmos.
	
	E
	A resolução de problemas é uma metodologia que privilegia o individualismo do aluno no processo ensino-aprendizagem.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.