Buscar

Fundamentos de Hidrologia: Ciclo Hidrológico, Precipitação, Escoamento e Bacia Hidrográfica

Prévia do material em texto

Goiânia 21 de outubro de 2020
Aluna: Kamilla Karlla Mesquita de Santana – Matrícula: 20171011190358
Turma: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura – Hidrologia – Professor: Ricardo Fernandes
Avaliação de Fundamentos de Hidrologia
1) Ciclo Hidrológico conjunto de processos relativos à movimentação geográfica e mudanças de estado físico da água no ambiente. Fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e a rotação terrestre. É de importância para engenharia no estudo da evapotranspiração e evaporação, escoamento, infiltração quando o engenheiro está fazendo projetos de hidrologia em fazendas ou obras de engenharia em geral.
2) A precipitação na sua forma mais comum a chuva, ocorre quando as gotículas de água crescem em tamanho e peso de forma que a ação da gravidade supere as forças que a mantinham em suspensão ocorrendo então a sua queda (precipitação). Infiltração é o fenômeno de penetração de água no solo, próximo à superfície do terreno, logo depois de ocorrido a precipitação. O Escoamento Superficial é quando a água escorre sobre o solo, dando início às enxurradas ou torrentes, que são responsáveis pela erosão, rompimento de trechos de estradas e barragens. O escoamento ocorre quando a chuva chega ao solo já saturado de água, ou quando sua intensidade supera a capacidade de infiltração de água do solo. 
3) Bacia Hidrográfica é uma importante unidade geográfica que possibilita o estudo de um curso d’água e seus afluentes. É uma área definida e fechada topograficamente num ponto do curso d’água, de forma que toda vazão afluente possa ser medida ou descarregada através desse ponto. As bacias hidrográficas são responsáveis pela drenagem superficial da área, são de importância para o uso e conservação do solo e da água que são os recursos hídricos de uma determinada região, socioeconomicamente falando gera subsídio ao estado, pois além de abastecer parte dos municípios onde ela está inserida, encontra-se em uma das áreas mais ameaçadas de preservação por pastagens e outros problemas ambientais.
4) L
5) 
6) 
a)
b) Os índices fluviomorfológicos e morfométricos são importantes no estudo comparativo de bacias e permitem, em alguns casos, tirar conclusões sobre o comportamento das vazões.
c) Os elementos fluviomorfométricos representados pela linha tracejada e pela linha contínua que delimita a bacia ilustrada são:
Linha tracejada: comprimento axial que é a medida tomada desde a seção de referência exutório ou foz até a cabeceira mais distante, no divisor de águas no maior comprimento da bacia hidrográfica.
Linha contínua: são cursos d’água e perímetro que é a medida sinuosa do divisor de águas.
7)

Continue navegando

Outros materiais