Buscar

O JARDIM SECRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O JARDIM SECRETO
 Introdução ao tema
 Mais que um simples romance sobre a descoberta de um lugar proibido, O jardim secreto revela o fascínio dos primeiros contatos com a natureza e a importância que ela exerce no fortalecimento das amizades. Este clássico da literatura, escrito por Frances Hodgson Burnett, já foi traduzido para diversas línguas, e, para esta edição, adaptado por Ana Maria Machado, uma das mais consagradas autoras da nossa literatura infantil. As ilustrações são de Victor Tavares.
 A adaptadora 
Com mais de cem livros publicados no Brasil e em outros 17 países, a carioca Ana Maria Machado tem uma biografia impressionante. Em 1993, tornou-se horsconcours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2000, ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel” da literatura infantil. Em 2001, recebeu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Dois anos depois, a escritora foi eleita para a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, elevando a literatura infantil a uma posição de respeito no cenário nacional. 
A autora 
Filha de um próspero industrial, Frances Hodgson Burnett nasceu em Manchester (Inglaterra), em 1849. Depois da morte do pai, sua família enfrentou dificuldades financeiras e, em 1865, mudou-se para os Estados Unidos. A escritora, porém, nunca se esqueceu de sua infância passada em Manchester. Graças ao sucesso de O pequeno lorde (1885), ela retornou à Inglaterra, mas não foi feliz: divorciou-se e perdeu o filho mais velho. Depois de 1901, passou a morar parte do ano nas Bermudas (colônia britânica), parte em Long Island (estado de Nova York). Enquanto planejava o jardim de sua casa norte-americana, Frances concebeu e escreveu O jardim secreto (1911), seu trabalho mais conhecido. A autora faleceu em 1924, nos Estados Unidos, pouco antes de completar 75 anos de idade.
O contexto
 Frances Hodgson Burnett escreveu O jardim secreto durante o reinado de George V, momento em que o Império Britânico atingiu sua maior extensão territorial. Nessa época, a Inglaterra ainda possuía muitas colônias, como a Índia, onde viviam os pais da personagem Mary Lennox. No campo da literatura, a estrutura do romance sofreu mudanças significativas: já não se pretendia fazer uma análise social, mas se investia cada vez mais na linguagem e na complexidade dos personagens. Foi o que fizeram Virginia Woolf e James Joyce, autores contemporâneos a Burnett.
A obra
Mary Lennox era uma menina mimada que vivia com seus pais na Índia. Após a perda dos pais, por uma epidemia de cólera, ficou órfã e teve de mudar para a casa de seu tio Archibald Craven, no interior da Inglaterra. Ali, passou muitos dias sozinha, já que o tio, amargurado após a morte de sua esposa, não lhe dava nenhuma atenção. Em pouco tempo, porém, a menina começou a fazer descobertas: encontrou a chave de um jardim secreto trancado havia muitos anos, conheceu o jovem Dickon, que sabia conversar com os animais, e soube da existência do primo Colin, que passava os dias na cama por acreditar ter pouco tempo de vida. Assim que entram no jardim, eles descobrem um mundo novo, e, com a ajuda de Mary, Colin readquire a alegria de viver. O incrível universo do jardim fortalece a amizade entre as crianças e traz de volta o sorriso ao rosto do senhor Craven.
O jardim secreto é uma história rica que merece ser analisada cuidadosamente. Elaborar perguntas sobre um texto é sem dúvida um caminho reflexivo para o conhecimento
RESUMO
Trata-se da história da menina Mary Lennox, garota nascida na Índia de origem inglesa, filha de um oficial com sua belíssima esposa que só preocupava-se com festas e eventos sociais e deixava os cuidados com a pequena a cargo de empregados da família. Uma tragédia acontece e a vida desta garota desagradável, malcriada, cheia de vontades e muito feia, toma outro rumo bruscamente. Órfã, é levada para a Inglaterra para viver com o tio, homem muito abastado que vive em um casarão de cem quartos e com uma profunda tristeza em seu coração, ficando a pequena sob os cuidados da governanta pouco interessada.
Apesar de ser uma criança de difícil trato, preserva uma característica comum à infância: é muito curiosa. A curiosidade a fez bisbilhotar todo o casarão, todo o seu entorno e alguns empregados da casa, até descobrir segredos nunca antes revelados. Descobriu que em um dos cem quartos havia um menino, seu primo, muito doente, solitário e de mau humor feito ela. Descobriu também a existência de um jardim (que dá título ao livro), cujas portas ficavam trancadas e ninguém tinha acesso.
O efeito causado pela paisagem do local, a amizade entre os dois e o menino Dickon (irmão de uma criada da casa) e os segredos sobre o jardim secreto fizeram florescer em ambos uma mudança de cunho social, físico e psicológico, metaforizado pelas mudanças ocorridas no jardim secreto, do inverno para a primavera, tornando-se o tema central do livro que, a cada página surpreende pela riqueza e doçura demonstrada nos detalhes e nas falas.
Uma história realmente emocionante e que nos faz refletir sobre nossas atitudes, escolhas, maneira como nos comportamos diante das mudanças, enfim um livro que nos faz contemplar o belo, os detalhes, a natureza, e cuja qualidade sobrevive apesar da passagem do tempo.
RESUMO 2 – TEMPO – CLIMA - ENREDO
O livro fala sobre evolução (no sentido de evolução pessoal, melhoria). A evolução de alguns personagens do livro é tão intensa que eu diria que é um renascimento.
A história de “O Jardim Secreto” se passa no final do século XIX, início do século XX. Não há um indicativo da data em que a história ocorre, mas percebemos que o cenário é a Inglaterra colonialista, quando existia a tal Companhia das Índias Orientais. Os pais da menina Mary Lennox são ingleses e moram na Índia, onde a garota nasceu.
Mary é uma garota de 9/10 anos muito mimada, negligenciada pelos pais e criada por empregados. São na verdade, mais do que empregados: são servos. Eles atendem todos os pedidos da garota, que vive doente e desanimada. Ela trata os empregados muito mal, faz pirraças, etc. 
Mary precisa sair da Índia e vai morar numa grande propriedade nas redondezas de Yorkshire. Lá ela vai morar em uma mansão com muitos quartos, onde nem todos são usados. Suas companhias inicialmente são apenas os empregados da residência. Inicialmente ela trata os empregados da residência como tratava os empregados que tinha na Índia, ou seja, como servos. Ela então percebe que as coisas são diferentes e ela precisa mudar. A mudança passa a ganhar uma conotação mágica quando Mary descobre um Jardim Secreto dentro da propriedade. A mudança das estações do ano e o desabrochar das flores do jardim ocorrem junto com as mudanças de Mary, que faz novas descobertas e novos amigos.
Além de Mary, outros dois personagens também experimentam um momento de evolução pessoal. Esses personagens levavam sua vida com muita tristeza, mas a mudança de Mary também tem efeito sobre suas vidas.
O interessante no livro é que os empregados da mansão que Mary vai morar exercem um papel determinante na mudança de Mary. A vida simples e com muitas restrições financeiras dos empregados talvez os ajudou a enxergar a vida de outra maneira e a dar valor à família, à amizade e à lealdade.
Outro tema interessante abordado no livro são as estações do ano. A Inglaterra é um país que fica bem distante da região dos trópicos e essa mudança é bem perceptível pelas crianças. Inclusive há momentos que até o humor delas parece ser ditado pelas mudanças nas estações do ano.
ELEMENTOS DA NARRATIVA (NARRADOR)
Narrador
Sempre que existe uma narrativa, a história é contada por alguém. Esse é o papel do narrador. Ele pode relatar os fatos a partir de perspectivas diferentes.
Narrador personagem
Participa da história, e por isso o texto é escrito em primeira pessoa (eu, nós).
Narrador onisciente
É aquele que sabe de todos os fatos, mesmo que não participe da história. Sua compreensão costuma ir além dos acontecimentos. Ele conseguenarrar até mesmo os pensamentos e sentimentos dos personagens, como se tivesse um conhecimento sobrenatural.
Personagens
Finalmente, vamos falar das estrelas da narrativa: os personagens. São os seres reais ou fictícios que participam da história. Como a Literatura é criativa, pode ser uma pessoa, um animal, um ser mitológico ou fantástico, um objeto personificado ou até mesmo um sentimento.
· Protagonistas: são destaques da narrativa, ocupam o lugar principal da história;

Outros materiais