Buscar

ecologia ciclo

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios
1.Os ciclos biogeoquímicos permitem que os elementos circulam na natureza e nos seres vivos. Como eles são classificados e divididos?
R: Os ciclos biogeoquímicos podem ser classificados em dois grupos principais: gasosos e sedimentares. O ciclo gasoso é aquele que possui como reservatório principal do elemento a atmosfera. Já no ciclo sedimentar, o principal reservatório é a crosta terrestre.
2.Sobre o Ciclo da água como ocorre todo o processo: Explique:
R: O sol aquece as águas (lagos, rios, oceanos...) ocorrendo a evaporação. Assim acontecendo a transformação do estado liquido para o gasoso, da superfície da terra para a atmosfera. O vapor da água esfria, se acumulando na atmosfera, e condensa em forma de gotícula, que formaram as nuvens. Após isso ocorre o processo de condensação, assim ocorrendo outro processo de precipitação, onde as gotículas suspensas no ar, ficam pesadas caem em forma de chuva. Quando cai sobre a superfície da terra, ocorre a infiltração de uma boa parte dessa água, que vai para os lençóis subterrâneos, e também são absorvidas por plantas, que depois devolvem no processo de transpiração. 
3.O que ocorre no ciclo do carbono entre as formas orgânicas e inorgânicas? E na troca oceano-atmosfera o que acontece com o carbono?
R: O carbono está presente em todos os seres vivos, e também em compostos inorgânicos, ou seja, ele está presente em todos os luares.
No ciclo geológico do carbono, o dióxido de carbono (CO2) é trocado entre a atmosfera e a hidrosfera pelo processo de difusão até que se estabeleça o equilíbrio entre a quantidade de CO2 que se encontra na atmosfera acima da água e na água. Além disso, o CO2 pode dissolver-se na água da chuva, produzindo H2CO3, uma solução ácida que facilita a erosão das rochas silicatadas, liberando os íons Ca2+ e HCO3-. 
4. Como ocorre o fenômeno conhecido “gás de pântano” e como ele é produzido nos pântanos?
R: O gás emitido do fundo dos reservatórios é um gás do pântano com um odor desagradável (outro nome generalizado é o metano). Do ponto de vista da ciência, é a forma ou o hidrogênio metílico. Na maior parte, consiste em metano (CH 4 ). Pode também conter nitrogênio, argônio, hidrogênio, fosfina e dióxido de carbono. O gás do pântano é encontrado na natureza em um estado livre como uma mistura com dióxido de carbono ou nitrogênio. Surge da decomposição da matéria orgânica. Como regra, estas são plantas que estão debaixo d'água e não têm acesso ao ar.
5. A precipitação de carbono ela envolve a dissolução do carbono na água e o processo reverso, a precipitação (deposição), e no carbonato de cálcio o que acontece:
R: Com a decomposição do carbono de cálcio, forma-se o cálcio, que é resultado da reação do óxido de cálcio com o dióxido de carbono.
6. No processo da Nitrificação e Desnitrificação, ocorre a ação de bactérias especializadas, descreva como ocorre cada etapa:
R: No processo de nitrificação, ocorre a oxidação da amônia em nitrito e, na sequência, em nitrato. Esse processo é realizado por bactérias que fazem quimiossíntese, ou seja, que utilizam a energia liberada na nitrificação para sintetizar suas substâncias orgânicas. As bactérias que realizam nitrificação são chamadas de bactérias nitrificantes. Bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrosococus convertem amônia (NH3) em nitrito (NO2-), e as Nitrobacter convertem nitrito( NO2-) em nitrato (NO3-). Na nitrificação, temos, portanto, duas etapas: Nitrosação: oxidação da amônia em nitrito e Nitração: oxidação do nitrito em nitrato. No solo, existem bactérias chamadas desnitrificantes, que utilizam os nitratos e transformam-nos em gás nitrogênio por meio de um processo conhecido como desnitrificação. A desnitrificação garante a devolução do nitrogênio para a atmosfera.
7. Explique como ocorre o ciclo do Fósforo, conforme a figura abaixo:
R: As plantas obtêm fósforo do ambiente absorvendo os fosfatos dissolvidos na água e no solo. Os animais obtêm fosfatos na água e no alimento. A decomposição devolve o fósforo que fazia parte da matéria orgânica ao solo ou à água. Daí, parte dele é arrastada pelas chuvas para os lagos e mares, onde acaba se incorporando às rochas. Nesse caso, o fósforo só retornará aos ecossistemas bem mais tarde, quando essas rochas se elevarem em consequência de processos geológicos e, na superfície, forem decompostas e transformadas em solo. Assim, existem dois ciclos do fósforo que acontecem em escalas de tempo bem diferentes. Uma parte do elemento recicla-se localmente entre o solo, as plantas, consumidores e decompositores, em uma escala de tempo relativamente curta, que podemos chamar “ciclo de tempo ecológico”. Outra parte do fósforo ambiental sedimenta-se e é incorporada às rochas; seu ciclo envolve uma escala de tempo muito mais longa, que pode ser chamada “ciclo de tempo geológico”.
8. O enxofre é encontrado em sedimentos e na crosta terrestre, não podendo ser ingerido por animais, e na atmosfera como ele se encontra?
R: O enxofre se encontra na atmosfera em menor quantidade, se dá pelas explosões vulcânicas e ações humanas. O enxofre volta ao solo através da chuva, e quando em contato com bactérias do gênero Chlorobium, Pelodityonsendo, o enxofre é alterado para sulfato, assim podendo ser absorvido pelas plantas, já quando em contato com a bactéria Thiobacillus é transformada em ácido sulfúrico, que permanece no solo.

Continue navegando