Buscar

Prévia do material em texto

LITERATURA BRASILEIRA I
ATIVIDADE DE PRATICA CURRICULAR
CARACTERISTICAS DO CARNAVAL, BARROCO E ESCOLAS DE SAMBA.
Tutor/Professor: Marcia Pereira da Veiga Bucheb
Aluno: Thiago Correa de Souza
Matrícula: 201902748239
Curso: Letras Língua Portuguesa 
Campo Grande - MS
2020
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar a relação da arte barroca com o carnaval e as escolas de samba, não apenas como uma festa popular ou como uma baixaria, mas sim como exemplo de cultura, imaginação, realidade, extravagancia, sombras, cores, beleza e principalmente de alegria.
DESENVOLVIMENTO
Sobre o Barroco
O barroco é um movimento artístico que compreende múltiplas manifestações artísticas, literatura, pintura, arquitetura e música produzidas entre o final do século XVI e o início do século XVIII. Expressão das contradições que o ser humano vivia no contexto em que essa estética surgiu, época marcada pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma, o barroco incorporou o exagero, o paradoxo, a antítese, a religiosidade e traços da cultura clássica em suas produções, tornando-se, por vezes, sinônimo de extravagância. 
Sobre o Carnaval e as Escolas de Samba
As escolas de samba são associações populares que surgiram na década de 1920 em meio ao processo de popularização do Carnaval e do samba. Essas associações surgiram nos bairros populares e subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, sendo a Deixa Falar, a primeira escola de samba da história de nosso país.
As escolas de samba adquiriram características de outras práticas do Carnaval brasileiro do começo do século XX e, na década de 1930, os desfiles deram origem a um campeonato. Atualmente, a disputa existente entre as escolas de samba é um dos principais atrativos do Carnaval brasileiro, sobretudo, as disputas que são realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O carnaval é a alegria, a representação da força subversiva que move a esperança de que um dia teremos o país que merecemos. O carnaval brasileiro é o lugar ideal, é transgressão imaginaria materializada em cores, em formas, exuberâncias, riquezas, criatividade. E como se disse, é utopia vivida a cada dia, e que se materializa como uma apoteose ou, melhor, uma loucura coletiva, pelo menos uma vez ao ano.
Barroco presente no Carnaval e nas Escolas de Samba
Você já pensou de onde vieram as características do carnaval? Sim, muitas vieram do Barroco e de sua forma de agir, entenda: 
A festa carnavalesca representa, nas diferentes culturas, aspectos complexos variantes e de muita diversidade. O carnaval é um evento rico em significações, onde a intensa mistura de fatores históricos, religiosos, étnicos, políticos e sociais atribuem um papel importante para o carnaval na sociedade brasileira.
O Carnaval como representação cultural não é novidade, não nasceu ontem, não é expressão exclusiva de nós brasileiros. Essa festa vem de longe, não exatamente assim como a sentimos e vivemos. Podemos dizer que o carnaval nasce em uma certa cultura barroca, lá pelo século XVI.
Nos diversos desfiles realizados durante esse período, percebemos suas concepções sobre a formação da cultura brasileira e também a formação da identidade estética do país. É no conjunto dos temas, de suas formas e de suas inspirações que percebemos a maneira bem-humorada pelo qual o artista aborda a história do Brasil e suas influências culturais.
Em 2018 a escola de samba Águia Real do grupo de acesso do carnaval virtual teve como enredo: BAROQUE BRASILIENSE – Uma História esculpida em ouro. 
O enredo tem como proposta apresentar a importância desse gênero artístico e literário, no Brasil. O estilo barroco marca um período importante da história do Brasil e, apesar de ser originário da Europa, esse estilo teve peculiaridades aqui e assim apresentou as transformações que o barroco trouxe para a nossa terra. 
Mostrou o barroco em contato com o Carnaval através de duas grandes personalidades que enriqueceram culturalmente a nossa festa com esse estilo único. Arlindo Rodrigues que foi esse primeiro grande representante do barroco carnavalesco e Rosa Magalhães que consagrou esse estilo e o levou ao mais alto nível de perfeição.
CONCLUSÃO
Nessa pesquisa demonstramos um pouco sobre o Barroco, o carnaval e as escolas de samba e como o Barroco influência nas manifestações culturais.
Concluímos também que a experiência do Carnaval permite compreender o caráter festivo do brasileiro em suas diversas dimensões, ou seja, a força de transformação, de sátira, de humor, de criatividade e de sensualidade
“O barroco é mais que uma arte para decorar as igrejas, mas antes de tudo uma maneira de viver”. 
(Roger Bastide; livro Imagens do Nordeste Místico em Branco e Preto)
· REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
· DA MATA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1990
· MORAES FILHO, Mello. Festas e tradições populares do Brasil. São Paulo, Edusp, 1979.
· MAFFESOLI, M. “Brasil é modelo de comportamento”, in O Globo. Segundo Caderno, Rio de Janeiro, 2001.
· BASTIDE, Roger; Imagens do nordeste místico em branco e preto, Rio de Janeiro, O Cruzeiro (reedição francesa, Actes sud, 1995).

Mais conteúdos dessa disciplina