Buscar

APOL INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia a seguinte passagem:
“Há uma diferenciação quando se trata de reivindicar reconhecimento para identidades coletivas ou igualdade de direitos culturais. Isto porque sociedades multiculturais, ou povos que no passado lutavam por independência e autonomia, hoje lutam por igualdade de direitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. CENCI, D. R.; ANDRIGHETTO, A. Preconceito cultural e o (re)conhecimento de direitos. Revista Novos Estudos Jurídicos - Eletrônica, v. 20, n. 3, set./dez., 2015. p.1083. <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/download/8391/4723> Acesso em: 11 jun. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre a lógica do preconceito, assinale a alternativa que apresenta a assertiva correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A lógica que abarca o preconceito é fundamentalmente racional.
	
	B
	A informação é suficiente para combater o preconceito.
	
	C
	Com a propagação dos valores fascistas atrelados ao processo inclusivo, em que se prega a igualdade e o respeito, o preconceituoso tem revisto seus conceitos em relação aos discriminados.
	
	D
	O preconceituoso tem a noção de que qualquer sentimento discriminatório em relação a qualquer segmento é mal visto socialmente.
Você acertou!
“[...] a lógica do preconceito não é simplesmente racional. O que equivale a dizer que somente as ações informativas não são suficientes para combatê-lo. Com a divulgação cada vez mais forte dos valores democráticos, em que se diz que todas as pessoas são iguais e se valoriza o respeito à diferença, o preconceituoso sabe que qualquer sentimento discriminatório contra qualquer grupo é mal visto socialmente”. (Texto-base, p.1114)
	
	E
	As campanhas informativas são suficientes para extinguir o preconceito contra minorias; por isso, a insistência em investimento nestas ações.
Questão 2/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Considere a seguinte citação:
“Uma escola inclusiva é aquela que procura, além da permissão para a convivência social, eliminar as barreiras à aprendizagem vivenciadas pelos alunos, respondendo assim às demandas da diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SERRA, D. C. G. Entre a esperança e o limite: um estudo sobre a inclusão de alunos com autismo em classes regulares. Rio de Janeiro, 2008, 124p. Tese de Doutorado (Departamento de Psicologia), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. p.26. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13415/13415_3.PDF> Acesso em 12 jun. 2018.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre a dinâmica do preconceito, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A dinâmica do preconceito é um processo simples e elementar.
	
	B
	O preconceito depende do objeto, pois há algo neste que desperta o preconceito na pessoa preconceituosa.
Você acertou!
“[...] o preconceito depende do objeto porque existe algo neste que desperta no preconceituoso o seu preconceito”. (Texto-base, p. 1111-1112)
	
	C
	As pessoas preconceituosas são um fenômeno raro no contexto da inclusão.
	
	D
	Há algo no preconceituoso que o faz direcionar seus sentimentos de ternura, amor às pessoas com deficiência.
	
	E
	O que suscita o preconceito nos preconceituosos é o banco de recurso do self na composição de sua identidade.
Questão 3/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Considere a seguinte passagem:
“Para compreender o modo como se trata o deficiente hoje, deve-se relembrar que, durante um longo período, a deficiência foi analisada segundo uma abordagem de fatalista, que considera a causa da deficiência como preexistente ao ato da concepção do indivíduo. Tal abordagem pode ser dividida em concepções sobrenaturais e naturais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, I. O deficiente físico ao longo da história. <http://www.ibamendes.com/2011/02/o-deficiente-fisico-ao-longo-da.html>. Acesso em 07 abr. 2018.
De acordo com o texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família, na antiguidade, assim como ao longo dos séculos da era cristã, as pessoas com deficiência foram alvos de eliminação. Sendo assim, analise as alternativas que seguem e, na sequência, assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Eram eliminados devido à aparência física vigorosa e musculosa dentro dos padrões ditos normais.
	
	B
	Eram eliminados por sua funcionalidade cognitiva na média, semelhante ao padrão social.
	
	C
	Eram eliminados devido à sua inutilidade funcional na sociedade.
Você acertou!
“Na antiguidade, assim como através dos séculos da era cristã (como na Inquisição e na luta eugenista), as pessoas com deficiência foram objeto de eliminação direta ou indireta, ora em função de sua ‘inutilidade funcional, ora porque eram consideradas manifestação do demônio ou de castigo divino’ ” (Texto-base, p. 1108)
	
	D
	Eram eliminados devido à  sua moradia distante da localidade.
	
	E
	Eram eliminados por  serem considerados filhos de Apolo e Medusa.
Questão 4/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Para Foucault (1975), a valorização da diversidade se imbrica na formação do conceito de anormalidade, com os princípios de verdade e justiça, no grotesco exercício da mecânica do poder, saber em vista a um sujeito dito diferente”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OSÓRIO, A. C. N.; LEÃO, T. C. Diversidade e educação especial em diálogos: reflexões sobre os discursos da inclusão. Revista Educação Especial. Santa Maria, v.26, n.47, p.685-698, set./dez., 2013, p.685.
A partir dos conteúdos do texto-base Entrevista com Rosângela Prieto sobre as formas de se compreender a relação entre diversidade, diferença e a população-alvo da educação especial, assinale a alternativa que contempla esta relação de forma correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Compreender que as pessoas têm o direito de serem e estarem no mundo de diferentes maneiras; assim, as pessoas com deficiência devem ser respeitadas pelo que são, com todas as práticas pedagógicas que necessitam.
Você acertou!
“[...] ao compreender que os seres humanos têm o direito de ser e estar no mundo de maneiras diversas, encontramos respaldo para que discutamos, por exemplo, o respeito pelas pessoas com deficiência, no sentido de elas poderem se expressar, estar no mundo de maneiras a serem respeitadas pelo o que são, com todas as intervenções pedagógicas que requerem.” (Texto-base, p. 222)
	
	B
	Compreender a pessoa com deficiência é manter a sua condição historicamente construída, a de viver segregada do mundo social.
	
	C
	Analisar que as pessoas com deficiência apresentam dificuldade de se expressarem pela sua anormalidade; por isso, devemos evitar quaisquer intervenções.
	
	D
	Compreender que o indivíduo com deficiência é considerado um ser sub-humano diferenciando-se dos demais; isso se justifica pelo tratamento dado à sua limitação.
	
	E
	Uma das maneiras de se compreender a relação entre diversidade, diferença e público-alvo da educação especial é a partir de equações matemáticas e diretrizes criadas pelos legisladores da Educação Especial.
Questão 5/5 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva
Leia a seguinte afirmativa:
“Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Revista Nova Escola. 01 de Fevereirode 2013. <https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio>. Acesso em: 10 jun. 2018.
De acordo com o texto-base Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família sobre os fatores da educação especial e educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir que contemplam tais fatores:
I. O conceito de educação inclusiva substitui o conceito de educação especial.
II. A educação inclusiva retoma a defesa de uma escola fundada no mérito individual.
III. A educação inclusiva retoma a ideia de que não são apenas os alunos com deficiência que apresentam dificuldades de participação no espaço escolar.
IV. Na perspectiva da educação inclusiva, a escola deve incluir todos os alunos, inclusive aqueles considerados “especiais”.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III e IV.
Você acertou!
As afirmativas I e II estão INCORRETAS. “O conceito de educação inclusiva não substitui simplesmente a educação especial. A educação inclusiva parte das lutas e bandeiras da educação especial, mas retoma a educação democrática para todos” (Texto-base, p. 1109). As afirmativas III e IV estão CORRETAS. “Nesse sentido, a educação inclusiva nos lembra que não apenas os alunos com deficiência têm sofrido dificuldades de inserção nos espaços escolares. [...] a escola precisa incluir não apenas os ‘especiais’, mas todos os alunos”. (Texto-base, p.1109).
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II, III e IV.

Continue navegando