Buscar

Ética, Política e Sociedade - avaliação final

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX peso.:3,00)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A ideia de dever, introduzida pelo cristianismo na política, busca garantir segurança para a vontade, dividida sempre entre o bem e o mal. Para garantir o alcance da virtude, os princípios estabelecidos pelo divino devem ser seguidos. Temos assim uma ética coercitiva, determinada por um poder externo. Acerca das soluções para esta coercitividade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Rousseau indica que o homem nasce bondoso, pois sua consciência moral e a noção de dever são a manifestação divina no indivíduo. A sociedade corrompe o homem e o dever nos auxilia a retornar à posição inicial, aceitando a imposição externa.
(    ) Kant teoriza que, por natureza, o homem é desprovido de bondade, e o dever é que o controla e permite que haja uma ordem social. É assim que o ser egoísta, destrutivo, e que cobiça muitos prazeres é controlado.
(    ) A consciência moral e o dever permitem aos humanos conter sua maldade inata e, conforme Rousseau, esta maldade acompanha-os desde o nascimento. O controle moral é exercido pela sociedade, neste caso.
(    ) Para Kant, o homem é bom por natureza, ou seja, nasce bondoso. No entanto, à medida que se desenvolve, a sociedade o torna um ser destrutivo, desordenando a sociedade e corrompendo suas virtudes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A preocupação com a preservação ambiental está em pauta em muitos países. O Código Florestal foi criado no Brasil a partir de 1965, deste então uma série de outras legislações foram também criadas na direção de uma política de proteção ambiental. Essa preocupação ocorreu devido a uma preocupação com a qualidade de vida, como uma forma de proteger a saúde dos cidadãos.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Entre os recursos não renováveis está o petróleo, que ameaça se tornar escasso. Não somente esse recurso vem se destacando na economia mundial, mas também as florestas.
II- Tempos atrás havia poucas famílias, consumindo pouca quantidade de água e produzindo poucos detritos; hoje, no mesmo espaço moram milhões de famílias, logo toda essa relação se ampliou significadamente, com o consumo de imensos mananciais e geração de milhares de toneladas de lixo por dia.
III- A degradação ambiental e as perdas da biodiversidade não afetam à sociedade como um todo. Apenas uma parte da camada social, os menos favorecidos são prejudicados.
IV- Esse tipo de reflexão a respeito das questões ambientais não inclui pensar na forma como os recursos naturais sofrem consequências da cultura social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	odos nós vivemos em sociedade e é nosso grupo social que nos incutirá as noções de certo e errado, bem e mal. Cada povo terá valores e princípios morais divergentes, de acordo com sua tradição. A ética, entretanto, pode ser útil a todos os povos. Quanto ao papel da ética face às especificidades culturais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ética não auxilia no entendimento de cada cultura.
	 b)
	A ética não sugere o melhor comportamento a se ter.
	 c)
	A ética indica o que seria bom em cada situação.
	 d)
	A ética tem seu valor em recomendar ações morais.
	4.
	A cultura ocidental resultou, em grande parte, da articulação entre dois sistemas de pensamento: a cultura grega e a cultura judaico-cristã. Ambas foram fundamentais para a elaboração da ideia de política no período medieval, influenciada, sobretudo, pelo cristianismo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria política cristã baseia-se na teocracia, ou seja, o poder divino conduzia as leis, uma vez que os hebreus receberam o livro das leis do próprio Deus.
(    ) O formato político dos cristãos consolidou-se apenas no Império Romano, pois este foi o único que possuiu o cristianismo como religião oficial.
(    ) Uma das influências da política cristã foi o formato pensado por Platão, baseado na ideia de uma comunidade hierárquica governada por filósofos.
(    ) A ideia de Direito Natural constituiu uma das bases da política pensada pelo cristianismo, uma vez que a hierarquia social seria definida pela ordem divina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos teve origem após a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1948, após várias lutas históricas, momento em que a soberania absoluta perde espaço para o direito internacional (MACIEL, 2012). Foi a indignação da sociedade com relação às atrocidades da guerra provocadas por Hitler e Mussolini que gerou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948, devido à necessidade de se banir a intolerância étnica e racial da humanidade. Sobre este importante marco histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A dignidade da pessoa humana é um aspecto fundamental da Declaração.
(    ) A igualdade, a liberdade e a fraternidade são preceitos pouco importantes para a Declaração.
(    ) Os Direitos Humanos são classificados de acordo com a importância dos acontecimentos ocorridos.
(    ) Os direitos difusos e coletivos são classificados como Direitos de Terceira Geração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MACIEL, Marluse Castro. Direitos humanos e cidadania. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Em nossos valores estão os fundamentos de nossas escolhas na vida social. Desta maneira, nossos atos morais são condicionados pelos valores da sociedade em que vivemos e é necessário, portanto, compreender no que consistem os valores e quais suas características. Com relação aos valores em nós incutidos pela sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os valores são construídos pelo indivíduo ao longo da vida.
(    ) Os valores condicionam os padrões de nossas atitudes.
(    ) Os valores são o fundamento do elogio ou da reprimenda.
(    ) Os valores não são alvo de investigação por parte da ética.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Por um longo período histórico, o controle exercido sobre as pessoas estava baseado na força física, nos corpos das pessoas. Na sociedade contemporânea, este controle é exercido de outra forma, por meio de códigos, senhas, contas etc. A partir desta nova configuração de controle social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na sociedade contemporânea, os métodos de controle são mais sutis, não necessitando de grandes estruturas, mas sendo resultado do avanço da racionalidade humana.
(    ) A racionalidade humana, que pauta os modos de controle atuais, é alicerçada na técnica e objetiva o controle de grandes massas humanas, por meio de programas de controle.
(    ) A sociedade do controle permite, por meio do uso de senhas, códigos, que sejamos mais livres, que não ocorra mais controle do corpo e da vida como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - F.
	8.
	É o tipo de poder que se baseia na posse de certos bens considerados importantes pela sociedade, criando relação de dependência. Este tipo de poder pode ser visto na relação que se estabeleceentre patrões e empregados, em que os patrões, donos dos meios de produção, impõem as condições de trabalho e de salário aos empregados:
	 a)
	Poder Ideológico
	 b)
	Poder Legislativo.
	 c)
	Poder Econômico.
	 d)
	Poder Político.
	9.
	O campo da moral sugere uma multiplicidade de ações, pois esta origina-se nas interações humanas. Podemos afirmar que é através da moral que os códigos de convivência são estipulados nas relações de trabalho, nas escolas e universidades, nas organizações privadas e públicas. Assim esse campo se constitui como uma multiplicidade de códigos de convivência que sugerem as maneiras como as pessoas devem se comportar em determinados ambientes para que ocorra harmonia e bom senso nas interações humanas. Do ponto de vista dessas ações humanas existem dois universos que se constroem perante o fim de suas ações: universal e particular. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O campo da moral, pela sua mutabilidade, se torna um campo vasto e por isso não se aplica as relações humanas.
	 b)
	Não é através da moral que os códigos de convivência são estipulados.
	 c)
	A moral, portanto, está em toda parte, nas escolas, nas igrejas, nos hospitais, nas organizações privadas e públicas. No entanto, ela só se aplica quando ocorre harmonia nas interações.
	 d)
	O universalismo dita as condutas morais positivas, em que existe o consenso para que o bem comum seja preservado. No particularismo, os interesses pessoais ou de um grupo se prevalecem em detrimento do interesse de outros, por isso são práticas negativas.
	10.
	Quando utilizarmos o termo política no cotidiano, estamos nos referindo à administração de aspectos de nossa vida particular e coletiva. Entretanto, a dimensão política da sociedade envolve, além de aspectos mais individualizados da pessoa, questões mais amplas de Estado e de Governo. Sobre as características do conceito de política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	 b)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	 c)
	Na democracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de forma direta ou por meio de seus representantes, ou seja, o povo não participa.
	 d)
	O governo é composto por programas e projetos que são propostos pela sociedade, enquanto que o Estado é formado pelas instituições que permitem as ações dos governos.
	11.
	(ENADE, 2011) Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I- Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II- O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III- O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV- O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I e II.
	12.
	(ENADE, 2005) Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade. (J. Locke. Segundo tratado sobre o governo civil).
De acordo com o texto apresentado,
I- Os homens são coagidos por sua natureza a se reunir em sociedade.
II- Há um momento real em que os homens entram em entendimento e criam a sociedade civil.
III- A sociedade civil tem como fim a promoção de uma vida confortável e segura.
IV- A sociedade civil impõe a submissão do indivíduo ao poder do Estado.
V- Em estado de natureza, os homens são considerados livres e iguais.
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	III e V.
	 d)
	I e IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais