Buscar

ATIVIDADE 3

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
Descarte de componentes eletrônicos 
Uma das consequências no aumento do uso de novas tecnologias é a geração de resíduo tecnológico. Dessa forma, o descarte inadequado do lixo é um problema de destaque com a evolução tecnológica, uma vez que alguns equipamentos têm composição química com substâncias altamente nocivas ao meio ambiente e à saúde humana. Dentre elas, metais pesados como: mercúrio, berílio, cádmio e chumbo. Também conhecido como e-lixo, essa categoria de resíduos inclui aparelhos eletrônicos como televisores, computadores, celulares, tablets, além de pilhas, baterias, cartuchos e toners. 
1. Cite algumas opções de destinação adequadas para resíduos eletrônicos. 
Os resíduos eletrônicos não podem ser descartados diretamente no meio ambiente ou em aterros sanitários pois alguns possuem em sua composição química substâncias altamente prejudiciais ao meio ambiente e a nossa saúde, como por exemplo as pilhas e as baterias.
As pilhas e baterias são classificadas como Resíduos Classe I – Perigosos, devido as suas características. Os metais pesados e outros componentes presentes nas pilhas e baterias, podem apresentar características como periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade. Os seja as pilhas e baterias são resíduos especiais, que precisam de condições corretas de recolhimento e disposição (SANEBAVI, 2005, p. 260).
Existem por exemplo pilhas de níquel-cádmio e baterias de chumbo (SLA), os elementos químicos Cádmio(Cd) e Chumbo(Pb) fazem parte da família dos metais pesados e são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.
Diante dos fatos anteriormente mencionados, a destinação correta para os resíduos eletrônicos se tornam de extrema importância, segundo a cooperativa sem fins lucrativos Coopermiti(2020) [...]Logo, quando são recepcionados esses equipamentos, a destinação de resíduos eletrônicos faz a separação de objetos plásticos e metais, para que cada um tenha o melhor destino - para a reciclagem ou para o descarte final[...]”.
A Coopermiti é conveniada com a Prefeitura do Estado de São Paulo, no entanto, no Brasil inteiro existem postos de coleta de resíduos eletrônicos como pilhas e baterias, além de organizações como Carrefour, Gerdau, Novelis que são engajadas e comprometidas com a coleta e descarte correto.
2. Quais são as propriedades periódicas, raio atômico e eletronegatividade, dos elementos químicos escolhidos? 
O Cádmio(Cd) possui atômico 48 e massa atómica igual a 112,4 u, sua configuração eletrônica é [Kr] 4d¹⁰5s². O átomo Cd possui eletronegatividade 1,69. É um metal de transição, Considerado metal pesado tóxico, é ume lemento do 5º Período, do grupo 12.
O Chumbo(Pb) possui atômico 82 e massa atómica igual a 207,2 u, sua configuração eletrônica é [Xe] 4f¹⁴ 5d¹⁰ 6s² 6p². O átomo Pb possui eletronegatividade 2,33. É um Metal, do grupo do carbono, considerado metal pesado tóxico, e é um elemento do 6º Período, do grupo 14.
3. Qual o número de elétrons nas respectivas camadas de valência desses elementos químicos? Qual o subnível mais energético? Apresente a distribuição eletrônica para cada um deles.
Realizando a distribuição eletrônica do Cádmio(Cd) “1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d104p6 5s2 4d10”(LINUS PAULING) e pela distribuição comum K=2 L=8 M=18 N= 18 O = 2. Observamos que ele possui 2 elétrons em sua camada de valência e seu subnível mais energético são em M e N com 18.
Realizando a distribuição eletrônica do Chumbo(Pb) “1s² 2s² 2p₆ 3s² 3p₆ 4s² 3d₁₀ 4p₆ 5s² 4d₁₀ 5p₆ 6s² 4f₁₄ 5d₁₀ 6p²” (LINUS PAULING) e pela distribuição comum K= 2 L=8 M=18 N=32 O=18 P=4. Observamos que ele possui 4 elétrons em sua camada de valência e seu subnível mais energético é o N com 32.
FINGER, Leandro. Educação ambiental no descarte de pilhas e baterias: um estudo de caso no município de Serranópolis do Iguaçu-PR. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental), Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2015.
Destinação de resíduos eletrônicos. Coopermiti, 2020. Disponível em: <https://www.coopermiti.com.br/destinacao-residuos-eletronicos.html >. Acesso em: 30 out. 2020

Continue navegando