Buscar

Capturando a realidade

Prévia do material em texto

Capturando a “realidade”
Você já parou para pensar nos inventos criados que possibilitaram maneiras diferentes de se interpretar o mundo em que vivemos? Um destes inventos é a fotografia.
Antes da invenção dessa tecnologia, o desenho e a pintura eram as formas pelas quais poderíamos contemplar um evento histórico mesmo não estando no momento que ocorreu. Também foram, durante muito tempo, a forma pela qual conhecemos pessoas fora do nosso tempo e lugares, os quais nunca frequentamos.
A fotografia foi fundamental nesse sentido. Enquanto no desenho e na pintura, a técnica e a habilidade do artista era fundamental para manter, de certa maneira a fidelidade à realidade representada, na fotografia, a imagem depende unicamente da máquina e dos processos pelos quais a imagem chega até nós.
Essa tecnologia, que hoje para nós é tão comum, surgiu dos experimentos de vários estudos sobre captura de imagens, e entre as pessoas mais conhecidas que avançaram nesses experimentos estão Nicéphore Niépce(1765-1833) e Daguerre(1787-1851). A primeira câmera fotográfica, inventada por Daguerre, em 1839, chamada de Daguerreótipo, revolucionou a historia.
Daí em diante, essa tecnologia avançou e cada vez mais, o processo de captura de imagens melhorou no que diz respeito a captura da realidade, e também quanto ao processo de revelação da mesma. As primeiras câmeras tinham lentes menos potente e , além do processo de captura ser mais lento, o processo de revelação não garantia uma imagem de alta qualidade. Isso porque a revelação dependeu, durante muito tempo de um processo físico-químico com os chamados papeis fotográficos. Daí surgiram as chamadas câmeras fotográficas analógicas, que apesar de serem mais avançadas que as primeiras câmeras, também dependiam de processos físico-químicos .
Hoje temos as máquinas digitais, nas quais, apesar de registrarem a imagem também através da captura de luz, proporcionam que as imagens sejam produzidas por meio de dados.
A fotografia pode ser usada como meio de linguagem, e, é nesse sentido que surge o fotojornalismo.
O fotojornalismo é a forma pela qual, com uso da fotografia, pode-se capturar imagens e usá-las para transmitir informações e notícias sobre a realidade. É um gênero jornalístico que privilegia a fotografia como elemento informativo chamada de fotografia jornalística. É a fotografia que mostra, revela, expõe, denuncia, opina e reforça a informação que nos é dada por meio do texto. Vários temas são abordados no fotojornalismo e sob vários pontos de vista. Mas será uma imagem capturada da realidade nos mostra realmente a verdade dos fatos?
Tanto por meio do desenho e da pintura como por meio das câmeras analógicas e digitais, a meio usado apenas registra um recorte da realidade. Nesse sentido, a interpretação que fazemos da realidade depende sempre do enfoque que se dá, daquilo que o artista ou fotógrafo escolhe capturar. É dessa forma que uma imagem da realidade pode nos ajudar a aproximar ou afastar da mesma.

Continue navegando