Buscar

fael 2

Prévia do material em texto

Criado pelo Decreto-Lei n.218 26/01/1938 no período do governo de Vargas, o IBGE substitui outros órgãos governamentais, o qual respondia diretamente a presidência da república. Sobre o IBGE, analise a afirmação correta:
I. O IBGE substitui o Instituto Nacional de Estatística e o Conselho Brasileiro de Geografia.
II. O Conselho Nacional de Geografia, órgão colegiado do IBGE, desenvolve o projeto que fica conhecido como Lei Geográfica do Estado Novo.
III. Logo após a promulgação da Lei Geográfica do Estado Novo, o quinto senso brasileiro é realizado.
A seguir marque a alternativa correta.
A - Somente a Afirmação I está correta.
B - Somente a afirmação III está correta.
C - Somente as afirmações I e II estão corretas.
D - Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
E - Somente as afirmações II e III estão corretas.
O pensamento marxista influenciou diversas áreas, incluindo a geografia. O idealizador destas ideias interessou-se profundamente pelo estudo do modo de produção capitalista. As concepções marxistas foram propostas por:
A - Aristóteles.
B - Immanuel Kant.
C - Karl Marx.
D - Platão.
E - René Descartes.
Uma das ações do geógrafo é realizar o trabalho de campo, procurando ir além da simples análise da paisagem. Neste processo o profissional deve levar em conta que toda a informação obtida é o resultado de sua interação com o objeto que ele observa, estuda e analisa. Sendo assim, podemos destacar que o papel do trabalho de campo consiste em? Marque a alternativa que responde este questionamento.
A - A pesquisa de campo permite observar e determinar as nuances que contribuem para moldar o espaço, como por exemplo, o comportamento da população, sua concepção de vida, a política local, além de entender o que caracteriza a unidade territorial.
B - A pesquisa de campo trabalha na descrição detalhada da paisagem, assumindo que o observador não interage com o objeto de estudo.
C - Já no século XXI, com o auxílio de satélites e drones, a pesquisa de campo não necessita mais da presença física do geógrafo, pois os dados são coletados a distância.
D - O trabalho de campo permite que o geógrafo manipule os dados, com a finalidade de ajustar o resultado, pois desta forma as informações obtidas podem ser melhores aceitas.
E - O trabalho geográfico no campo apresenta apenas metodologias restritivas, ou seja, faz apenas um recorte do objeto sem articular com o todo.
A expressão planejamento regional surgiu com o urbanista irlandês Patrick Geddes. Em seus trabalhos, percebe-se que o conceito de região:
A - Aparece como o espaço da descrição, em que se deve priorizar a caracterização cultural dos elementos que formaram aquele espaço.
B - Confunde-se com o de território, uma vez que para Geddes, a região é o espaço do poder.
C - É muito parecido com a abordagem de Paul Claval, em que o elemento cultural é tão importante quanto o econômico. Por isso a paisagem é o espaço onde estas duas relações se sobrepõem e se relacionam.
D - Está intimamente ligado ao conceito de espaço de produção. Isto porque o autor baseou-se muito nos trabalhos de Milton Santos.
E - Sofreu forte influência dos trabalhos de La Blache, tendo conotação de região natural.
Questão 5 de 10
Observe a figura:
Fonte: Livro da disciplina, p. 36 A área circulada em vermelho corresponde à região de atuação:
A - Da Seplan.
B - Da SPEVA.
C - Da Sudeco.
D - Da Sudene.
E - Da SUVALE.
O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e é o responsável pelos levantamentos demográficos, pesquisas estatísticas sobre os mais variados temas (de meio ambiente à economia), manutenção de indicadores sobre o Brasil, e informações geográficas, além de ser também a fundação responsável pelo SIG (Sistema Geodésico) Brasileiro. A respeito do deste órgão, analise as afirmações abaixo colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(__) O IBGE foi criado através do Decreto-Lei n.218 de 26 de janeiro de 1938, por causa da Lei Geográfica do Estado Novo.
(__) Com a Lei Geográfica do Estado Novo, o primeiro censo brasileiro foi realizado e acreditado ao IBGE.
(__) Atualmente o IBGE conta com dois órgãos colegiados. O Conselho Nacional de Estatística e o Conselho Nacional de Geografia.
A seguir marque a alternativa correta.
A - F,F,F.
B - F,V,V.
C - V,F,F.
D - V,F,V.
E - V,V,V.
Questão 7 de 10
Em Geografia Regional, naturalmente, o conceito de região é muito importante. Todavia, outros conceitos se conectam ao de região, sendo frequentes em estudos regionais. Um destes conceitos é o de território. Sobre, ele, analise as proposições:
I. Quando falamos de Estado, referimo-nos à definição de Estado-nação ou à unidade político-territorial do sistema capitalista em que Estado e território se impõem de maneira soberana.
II. Raffestin nos fala que há um poder sobre os territórios: o poder de comando sobre o espaço. Este é o poder único, não havendo como categorizar dois tipo de poder.
III. Estado-nação e base territorial são os conceitos importantes abordados pela geografia do poder.
IV. Território é um conceito também absorvido por outras ciências, como sociologia, psicologia e biologia. Na geografia, ele é abordado principalmente na geografia humana.
Está correto o que se afirma em:
A - I e II.
B - I e III.
C - I, II, III e IV.
D - I, III e IV.
E - II e IV.

Continue navegando