Buscar

Direito do consumidor/ Atividade discursiva

Prévia do material em texto

O direito do consumidor é caracterizado pela busca de se equilibrar as relações em uma sociedade de massa. Nesse contexto, o tratamento dado às chamadas cláusulas abusivas é um marco no direito brasileiro, pois atenua a força obrigatória dos contratos.
Dentro desse contexto, em qual momento é reestabelecido o equilíbrio contratual? 
Quando falamos do Direito do consumidor, logo vemos que ele é regido pelos princípios do contrato que são eles: 
· Da autonomia da vontade; 
· Da obrigatoriedade;
· Do consensualíssimo; 
· Da relatividade
· Da boa-fé.
Não obstante os princípios que são a regra geral da fonte do Direito do Consumidor, os casos concretos examinados a luz dos problemas da atualidade e das regras sociais modernas, influenciadas também pelo avanço tecnológico, pelo com avanço das relações comerciais, consequentes do avanço dos meios de se produzir bens e serviços como também de fornece – lós.
A defesa contra cláusulas abusivas transcorreu como um dos mais importantes instrumentos de defesa do consumidor visto também que o princípio maior da interpretação dos contratos de consumo está inscrito no artigo 47 do CDC, onde está evidente que todo e qualquer contrato de consumo será interpretado de modo mais favorável ao consumidor e não só as cláusulas dúbias dos contratos de adesão.
Esse equilíbrio é estabelecido na fundamentação do contrato e estabelecimento de seus que sitos, tendo em vista que devam ser de acordo com a Boa-fé objetiva, sem a presença de cláusulas abusivas e caso o abuso tenha o corrido, com o ingresso de uma ação judicial poderá pleitear pelo ressarcimento de seus direitos.

Continue navegando