Buscar

Gerenciamento de Infra (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
Infraestrutura de TI da Rede de Padarias
Pão da Vida
São Roque 	2017
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
Infraestrutura de TI da Rede de Padarias
Pão da Vida
Nome completo do aluno: Cleber Luciano Pereira RA: 1760495
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Semestre: 3º Semestre
São Roque
2017
Resumo
Este trabalho é um Projeto Integrado Multidisciplinar V que tem por objetivo montar uma infraestrutura completa de TI na rede de padarias Pão da Vida, incluindo também uma reestruturação da equipe de TI.
Muitas empresas sofrem com a falta de gerenciamento de TI, utilizando-se de equipamentos obsoletos, lentidões nos servidores, vírus, problemas com conexão de internet e a utilização de softwares piratas e mão de obra desqualificada.
O projeto engloba também a área de recursos humanos, estruturando a parte de cargos e salários, benefícios, motivação e melhorias para os funcionários. 	Apresenta também toda a estrutura financeira necessária para que a empresa possa manter a competitividade no mercado.
Palavras-chave: Estrutura, Recursos Humanos, Mercado
ABSTRACT
This work is an Integrated Multidisciplinary Project, which includes a complete IT strategy in the Bread Network, including an IT staff update.
Other companies suffered from a lack of IT management, using obsolete equipment, slowing servers, viruses, Internet problems, and using pirated software and disqualified manpower.
The project also encompasses a human resources area, structuring the share of payroll and salaries, benefits, motivation and improvement for employees. 	Proof too the entire financial structure required for a company can maintain a market competitiveness.
Keywords: Structure, Human Resources, Market
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	6
2	DESENVOLVIMENTO	7
2.1	Implantação de servidores na Matriz e Filiais	 7
3	MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DAS FILIAIS	9
3.1	Melhoria no link de internet	 9
4	GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS PARA TI	11
4.1	Reestruturação de Pessoal	 11
4.2	Definições de cargos e responsabilidades	 12
4.3	Importância dos benefícios:	 12
4.4	PLR - Participação nos Lucros	 13
5	FINANÇAS EM PROJETOS DE TI	14
5.1	Gerenciamento de finanças	 14
5.2	Custo dos equipamentos	 14
5.3	Economia e Mercado	 15
6	MOMENTO ECONOMICO BRASILEIRO	15
7	CONCLUSÃO	16
8	REFERENCIAS	17
6
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar todas as informações sobre a nova infraestrutura adotada, assim como a reestruturação da equipe de TI e todos os custos envolvidos nessa transição, visando melhorias tecnológicas e também de colaboradores seguindo os critérios e conhecimentos aprendidos nas matérias de Gerenciamento de Infraestrutura, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Estratégias de Mercado e Finanças em Projetos de TI.
A Padaria foi fundada em 1970, surgiu de um empreendedorismo familiar, que está inserida no mercado até a atualidade mantendo seu capital fechado, ou seja, as suas ações estão divididas entre poucos acionistas. Com o aumento de clientes e o aumento na diversidade de produtos e serviços, para que fossem atendidas todas as necessidades, foi necessária a expansão de seus negócios em localidades próximas e com esse novo passo também foi necessária toda uma reestruturação no setor de TI da empresa, envolvendo novos analistas de suporte, pois a empresa conta com somente estes funcionários e um coordenador de TI para atender as 10 filiais.
Neste trabalho apresentamos o conjunto de soluções aplicadas na reestruturação da infraestrutura, recursos humanos e serviços de TI da padaria Pão da Vida.
7
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Implantação de servidores na Matriz e Filiais
Para suportar o processamento e requisições de todos os dados, faz-se evidente a necessidade de implantação de servidores locais nas unidades, visto que estes equipamentos se interligarão ao servidor central da empresa.
Aquisição de novos equipamentos e computadores com melhor desempenho para as atividades administrativas de atendimento ao cliente e para informações gerenciais são essenciais neste cenário.
No atual cenário um dos principais problemas é a falta de um servidor principalmente para o compartilhamento de arquivos e de informações que podem agilizar os processos da empresa.
Estes servidores locais terão um banco de dados local, para que armazene as informações, caso ocorra uma interrupção no serviço de rede, e o servidor central receberá as replicações dos servidores das demais unidades. Todos os servidores utilizarão o sistema operacional Windows Server 2016 Essentials Português 64 Bits G3S-01040 COEM com o banco de dados Oracle 12G.
O modelo dos equipamentos para atender todas as 10 unidades está descrito abaixo:
	Especificações:
	Fabricante: Dell
	Modelo: PowerEdge T130 (BR-Promo)
	Processador: Intel® Xeon® E3-1200 v6
	Memória RAM: DIMMs DDR4 de até 2.400 MT/s com 64GB
	Fontes: PSU cabeada de 290 W
	Controladora de discos: HP Smart Array P830i/4GB FBWC
	Vídeo: Matrox G200eH2 video standard
	Rede: Broadcom® BCM5720
Fonte: Google Imagens
8
A matriz é o centro das operações financeiras, de departamento pessoal, administrativo e contábil da empresa, por isso faz -se necessário uma grande melhoria no que tange a infraestrutura de TI.
Para o servidor principal que será alocado na matriz, utilizaremos modelo mais robusto por oferecer melhor performance e disponibilidade para os usuários, e conseguir receber todas as replicações de outras unidades.
	Fabricante: Dell
	Modelo: PowerEdge T330 (BR-Promo)
	Processador: Intel Xeon E3-1220 v6 de 3 GHz, cache de 8 MB, 4 núcleos/4 segmentos, turbo
(72W)
	Memória: UDIMM DE 8 GB, 2400 MT/S, ECC
	Fontes: Cabo de alimentação, C13, BR14136. 1,8 metros, 250 V, 10 A
	Controladora de discos: 2x 1TB 7,2K RPM SATA 6Gbps 3,5in Discos Rígidos Cabeados
	Vídeo: Matrox G200eH2 vídeo standard
	Rede: LOM On-Board de 1GBE Dual Port
Fonte: Google Imagens
9
3 MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DAS 	FILIAIS
Devido à existência das muitas filiais, será necessária a compra de 84 equipamentos já inclusos periféricos como monitores, teclados e mouses, contemplando cada filial com 6 equipamentos, sendo 03 para terminal de vendas e 03 para a área administrativa das filiais. O restante ficará no administrativo da matriz, 20 equipamentos para a área administrativa e 04 equipamentos na área de vendas.
	Recurso
	Quantidade
	
	
	Servidor para filiais
	10
	Servidor central
	1
	Switch para filiais
	10
	Switch central
	1
	Roteador para Filiais
	10
	Roteador para Matriz
	1
	Desktops
	84
	Nobreaks
	84
3.1 Melhoria no link de internet
Atualmente a empresa de 10 Mbps para conexão de banda larga e exclusivamente para acesso administrativo e do serviço de caixa. Com a melhoria na infraestrutura, a matriz passou a contar com um link de 100 Mbps e as filiais com 50 Mbps. Assim todos os processos que necessitam de conexão com a internet poderão ser realizados de forma mais rápida e ágil.
Para interligar todas as áreas da empresa, há necessidade e equipamento e de alta performance e disponibilidade, para fazer esta interligação da rede interna, adotaremos um switches HP, que possui as características necessárias para suprir os requisitos.
Contemplamos o projeto com equipamentos deste modelo, que se ligará a roteadores, interconectando com a administração geral. Especificações:
10
	Fabricante: HP
	Modelo: 1410-24G
	Velocidade: 10/100/1000 Mbps
	Quantidade de portas: 24
	Consumo de energia: 13 W
	Capacidade de Swtiching: 48 Gb por segundo
Para ajustar também a infraestrutura de rede sem fio, serão utilizados equipamentos do fabricante Cisco, devido seu renome e confiabilidade internacional conforme especificações abaixo:
	Fabricante: Cisco
	Modelo: Aironet 3600 series
	Padrões suportados:
802.11 a (54 mbps, 5 ghz), 802.11 g (54 mbps, 2.4 ghz), 802.11 n (54
mbpps, 2,4 ghz and 5ghz).
	Geranciamento: Autônomo
	Ambiente: Indoor
	Alimentação: Energia
	Antena: Externa
	Conectividade: Gigabit ethernet
11
4 GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS PARA TI
Uma boa gestão de RH pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma
organização. Não é novidade a importância de uma boa estratégia para que uma empresa conquiste seu espaço e se destaque no mercado. Se uma empresa de pequeno e médio porte não tem condições de proporcionar aos seus funcionários bons salários, bons benefícios ou recompensas financeiras pelo bom desempenho, espera-se que, além de ter salários e benefícios compatíveis com a média de mercado, possa investir em estratégias de baixo custo para gerenciamento do clima organizacional, cuidar da motivação de seus funcionários e reconhecer o empenho de seus colaboradores. Esta perspectiva é essencial para atrair e reter talentos, que podem render à empresa uma vantagem competitiva, tanto de mercado como pelo fato de possuir profissionais diferenciados em suas equipes.
O grande desafio será integrar a nova equipe de ti as equipes operacionais, de forma a facilitar o gerenciamento desses grupos e aumentar a produtividade. Esta gestão possibilita para as empresas contínuos processos de melhoria almejando o aumento na qualidade dos funcionários, acarretando assim maior eficiência n a produção, aumento dos lucros, menos rotatividade e consequentemente a retenção de talentos, assim, as novas tecnologias de informação, o capital humano e gestões estratégicas compreendem os principais fatores de competitividade e adequação à modernidade ou sociedade do conhecimento
4.1 Reestruturação de Pessoal
Visando melhor atender a necessidade da empresa, a equipe de TI passará por uma reestruturação, onde a equipe existente será demitida, e serão contratadas novas pessoas, provendo uma seleção de novos recursos humanos, onde passarão pelas entrevistas de habilidades técnicas, dinâmica de grupo e entrevistas pessoais para avaliar a capacidade de relação interpessoal.
12
4.2 Definições de cargos e responsabilidades
Coordenador de TI Coordenar o trabalho da equipe, manter a disciplina e organização. Representar a equipe junto a diretoria. Analista de infraestrutura analisar incidentes de redes, hardware e demais componentes de complexidade média e alta. Analista de sistemas analisar incidentes de software, erros que podem ocorrer no sistema e demais componentes de complexidade média e alta. Técnico de suporte Abertura de chamados, análise de incidentes considerados de complexidade baixa.
Abaixo é apresentado o plano de salários e benefícios oferecidos para os cargos na área de TI.
	Cargo
	Salário
	Benefícios
	
	
	
	Coordenador de TI
	R$ 7.000,00
	Vale alimentação, plano de saúde e odontológico.
	Analista de
infraestrutura
	R$ 4.000,00
	Vale alimentação, plano de saúde, odontológico e vale
transporte.
	Analista de Suporte
	R$ 1.900,00
	Vale alimentação, plano de saúde, odontológico e vale
transporte.
4.3 Importância dos benefícios:
A gestão de benefícios é o conjunto de esforços e medidas voltadas para atender individualmente às necessidades dos funcionários de uma corporação, tanto em questões econômicas quanto sociais. Seu objetivo é satisfazer as necessidades dos funcionários, buscando resultados e motivações. Através desses incentivos, o empregador visa alcançar um melhor desempenho de seu colaborador, o que acaba, consequentemente, beneficiando a empresa. Dentre as vantagens para o empregador, é importante lembrar que, quando essas demandas são atendidas, com a efetuação correta dos benefícios dos funcionários, a empresa pode se voltar para a busca de novos objetivos, como atrair e manter funcionários. Isso ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários e o valor pago com horas extras, por exemplo. Além disso, pode inteirar as carências da Previdência Social. Tais incentivos estimulam os colaboradores, pois existe a possibilidade de crescer na própria empresa, sem a necessidade de buscar novos objetivos fora da empresa, pois a possibilidade de um crescimento internam ente estimula o crescimento de cada indivíduo.
13
4.4 PLR - Participação nos Lucros
Esta participação é estipulada para pagamento de valores de acordo com os resultados da empresa. São estabelecidas metas da empresa que, se alcançadas, geram o direito ao recebimento da participação. Caso esta tenha um resultado anual negativo ou sem lucro, pode deixar de distribuir. Existem diversas formas de se estabelecer a forma de distribuição. O valor pode ser fixo, mínimo ou variável. Com relação a esta verba, deve-se ter cautela com o estabelecimento de valores fixos todo ano, o que pode levar à caracterização de fraude, levando os valores pagos a esse título a serem considerados como verbas salarias. É importante sempre se estabelecer um percentual sobre o resultado da empresa. A Participação nos Lucros é estabelecida por Convenção Coletiva da Categoria ou Acordo Coletivo de Trabalho. A Convenção é uma negociação que envolve toda a categoria de trabalho com o respectivo sindicato. Já o Acordo coletivo envolve a diretoria da empresa, representantes dos funcionários da empresa e representante do sindicato.
14
5 FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
5.1 Gerenciamento de finanças
A grosso modo, Gestão Financeira é tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas - fixas e variáveis -, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa. Toda mudança, por menor que seja, deve apresentar seus custos e a fonte de recursos, que serão aplicados no projeto. Finança é a capacidade de gerenciar recursos, ou de lidar com o emprego do dinheiro em projetos, empresas e pessoas. Este processo considera a programação do orçamento, isto é, o que será gasto, a racionalização dos gastos e a otimização de seus investimentos - É uma forma coerente de administrar renda, investimentos, despesas, patrimônio e dívidas os valores para troca de toda a infraestrutura, está listado abaixo.
5.2 Custo dos equipamentos
	Recurso
	Valor
Unitário
	
Quantidade
	
Valor total
	
	
	
	
	Servidor para filiais
	R$ 2.849,00
	10
	R$ 28.490,00
	Servidor central
	R$ 6.199,99
	1
	R$ 6.199,99
	Switch para filiais
	R$ 1.081,90
	10
	R$ 10.819,00
	Switch central
	R$ 1.081,90
	1
	R$ 1.081,90
	Roteador para Filiais
	R$ 1.769,90
	10
	R$ 17.699,00
	Roteador para Matriz
	R$ 1.769,90
	1
	R$ 1.769,90
	Desktops
	R$ 2.052,38
	84
	R$ 172.399,92
	Nobreaks
	R$ 290,03
	84
	R$ 24.362,52
	
	
	
	
	Total
	
	
	
	R$ 262.822,23
	
	
	
15
5.3 Economia e Mercado
Economia é o estudo de como as pessoas tomam decisões em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio dos preços.
Procura explicar o mistério de como indivíduos que nunca se comunicam diretamente entre si, que podem estar vivendo em lados opostos do mundo e que podem nem mesmo gostar uns dos outros se vierem a se conhecer, ainda são capazes de produzir e trocar os bens que cada um deseja. Ela procura examinar como bilhões e bilhões de decisões são tomadas de forma independente e, no entanto, são reunidas no mercado em uma forma harmoniosa e coordenada.
6 MOMENTO ECONOMICO BRASILEIRO
Estamos vivendo um momento ímpar na economia. Desde a crise de 2008 - há 10 anos atrás - os bancos centrais mundiais vêm estimulando suas economias com a injeção de dinheiro no mercado. Em tese o estimulo monetário faz crescer o consumo, produção, emprego, investimentos, etc., portanto, alguns fatores como taxas de crescimento, capacidade de produção, emprego, renda e inflação, entre outros, eram observados afim de identificar o momento em que esses estímulos deveriam começar a ser retirados. E de fato, o mundo voltou a crescer de forma consistente, as taxas de desemprego diminuíram e a lucratividade voltou. Todos esses estímulos são, em essência, inflacionários, mas, ao contrário do que dizia o ‘livro texto’,
a inflação continuava (e continua) em níveis baixos. Bom, vários fatores podem estar envolvidos, mas sem dúvidas, um dos mais importantes é a revolução tecnológica que estamos vivendo. A internet existe (no formato atual) a pouco mais de 20 anos. Logo de imediato foi visto que estávamos diante de uma revolução e, não por acaso, as empresas dedicadas ao “mundo digital” logo começaram a se multiplicar e, mais do que isso, serem precificadas a valores astronômicos! Porém, a única certeza era de que a internet seria transformadora. E o que aconteceu logo em seguida foi a “explosão da bolha da internet”, ou seja, empresas que tinham valores astronômicos em bolsa simplesmente deixaram de existir. A Bolsa de Valores Nasdaq, dedicada a tecnologia, demorou 15 anos para recuperar as perdas. O fato é que a tecnologia entrou de fato nas nossas vidas. Não precisamos mais ir ao banco ou ao mercado. Em breve, provavelmente, não precisaremos nem ao menos executar as listas de compras. Também não precisaremos mais dirigir e, quem sabe, não precisaremos mais nos reunir em escritórios físicos para trabalhar.
16
7 CONCLUSÃO
O trabalho apresentado foi elaborado mediante a proposta de restruturação da área de Tecnologia da Informação incluindo as soluções de hardware, software, equipe de TI, reestruturação pessoal e custos com as mudanças.
Durante o processo observou a necessidade de aquisição de novos equipamentos e também a contratação de funcionários qualificados para gerenciar a área de TI d a empresa, afim de manter sua competitividade no mercado. As novas tecnologias de informação, o capital humano e gestões estratégicas compreendem os principais fatores de competitividade, diferencial e adequação à modernidade ou sociedade do conhecimento.
Nesse sentido, empresas do mundo inteiro têm buscado um enfrentamento dessas questões investindo na inteligência, em novos talentos e em alta tecnologia. Esses processos levam à criação e ao desenvolvimento de estratégias de competitividade, à geração de novas ideias e ao crescimento econômico à medida que condições são propiciadas. As empresas devem valorizar seus colaboradores dando auxilio e oportunidade de crescimento, pois eles muitas vezes são o cartão de visita da empresa.
17
8 REFERENCIAS
http://grupomexbrasil.com.br/noticias/qual-importancia-gestao-beneficios-empresa/
https://www.parmais.com.br/blog/atual-situacao-economica-do-brasil/
http://blog.unipe.br/graduacao/o-que-%C3%A9-gest%C3%A3o-financeira https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/37618415.pdf
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/os-benefcios-que-a-empresa-pode-conceder-ao-funcionrio-como-verbas-indenizatrias/
Imagens fonte Google

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando