Buscar

DISCURSIVA - Direito das Relações de Consumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO
O direito do consumidor é o ramo responsável por cuidar dos casos relacionados ao consumo das pessoas e a defesa dos seus direitos em determinado bem, produto ou serviço frente ao fornecedor. Muito presente na vida de todos nós, seja ao adquirir uma roupa, um carro ou até mesmo um lanche, por exemplo.
O contrato é de extrema importância no direito do Consumidor, sendo ele a principal fonte desse ramo. É notório que o código de defesa do consumidor veio para proteger e equiparar as partes, tornando justas as formas de contratar e deixando assim o consumidor mais seguro.
Tratando-se da cláusula abusiva, ela que se tornou um dos mais importantes instrumentos de defesa ao consumidor, podendo ser definida como cláusulas que colocam o consumidor em desvantagem no contrato, causando um desequilíbrio entre direito e obrigações das partes. As cláusulas contratuais devem ser sempre favoráveis ao consumidor como dito no artigo 47 da lei 8.078/90, como também nesse mesmo dispositivo há uma lista no artigo 51 onde exemplifica essas chamadas cláusulas abusivas.
Por fim, esse equilíbrio contratual é estabelecido no momento da formulação do contrato, tendo em vista que estes devam ser de acordo com a Boa-fé objetiva, além de obedecer todos os princípios que regem o contrato, prezando pela ética e transparência, sem que haja a presença de cláusulas abusivas, não deixando nenhuma das partes do contrato em vantagens injustificáveis e prejudiciais a outra parte. Caso esse abuso ocorra e seja notória essa clausula abusiva, a parte lesionada poderá recorrer legalmente através de uma ação judicial, onde será visto os seus direitos.

Continue navegando