Buscar

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
FILOSOFIA DA CIÊNCIA 
HITTALO SOARES DA SILVA
GÊNIOS DA CIÊNCIA - GALILEU UM GÊNIO APRISIONADO
MOSSORÓ
2020
O documentário conta a história de Galileu e tudo pelo que ele passou naquele período. Esse período ficou marcado como um período de discórdia no mundo inteiro, pois era um período em que o mundo passava pela reforma protestante, nesse período a igreja católica obrigava que todos seguissem as suas dogmas e os que não seguissem eram fortemente reprendidos com uso da violência e muitas vezes sobre à ameaça de inquisição. O medo de ser considerado um herege pairava no ar. Foi durante esse período que Galileu ganhou destaque e viria a se tonar um dos cientistas muito renomado e dono de uma inteligência acima da média. 
Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. 
Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, entre outras áreas. Considerado revolucionário à época, chegou a ser perseguido e julgado pela Igreja Católica, que considerava suas teorias controversas e polêmicas.
Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564 na cidade de Pisa, na Itália. Primogênito do casal Vincenzo Galilei e Giulia, teve cinco irmãos.
Aos 11 anos, o cientista estudou em um mosteiro jesuíta situado em Vallombrosa, na Toscana. Aos 17 anos, informou a sua família que queria ser jesuíta também. Porém, o pai dele não aprovou essa ideia, retirando-o da escola. 
O cientista teve três filhos com a veneziana Marina Gamba, com a qual nunca se casou. Suas duas filhas se tornaram freiras, uma delas tem muito destaque durante o documentário e o filho, músico.
Em 1583, Galileu entrou na Universidade de Pisa para cursar medicina, mas não concluiu. Alguns estudos indicam que ele teve problemas financeiros e, por isso, deixou a faculdade em 1585. No entanto, outros apontam que deixou a Medicina porque nunca foi o seu desejo se formar na carreira, mas sim do pai. Fato é que Galileu trouxe importantes contribuições para essa e tantas outras áreas.
Depois de sair da universidade, continuou seus estudos, especialmente nas áreas de Matemática e Física. Teve um cargo na Universidade de Pisa.
Nos anos seguintes, ministrou aulas de geometria, mecânica e Astronomia na Universidade de Pádua. Permaneceu na instituição durante 18 anos, alcançando ainda mais fama e seguidores.
Embora fosse muito religioso, o cientista foi acusado de heresia pela igreja católica por tornar públicas suas crenças, estudos e teorias.
 
O principal tema da obra é a batalha entre ciências e religião, essa batalha fica clara em diversas passagens do documentário, outro ponto a se destacar era a dedicação de Galileu em seus estudos tendo procurado ajuda para que pudesse se dedicar as suas pesquisas e estudos individuais. o que de certo modo causa um engajamento entre o personagem e o telespectador.
Nota-se que a obra transmite para o telespectador diversas características que marcaram o período em que Galileu vivia e mostra também as perseguições e censura que sofreu por parte da comunidade cristã.
Galileu nasceu em um mundo em que se acreditava que a terra era o centro do universo, essa visão havia sido estabelecida pelo filosofo Aristóteles, que dizia que a terra estava no centro cercada por diversos corpos celestes. Em decorrência a diversas crenças não ortodoxias o padre Giordano bruno foi queimado vivo e o local em que ele foi queimado foi colocado uma estatua sua. Para o vaticano a astronomia era uma ciência que estudava a obra de Deus, e as faculdades de teologia da época contavam com a matéria em sua grade de disciplinas. Outro motivo para qual a igreja tinha tanto interesse em estudar o céu era a importância que ele tinha na sociedade, pois ele era o relógio e o calendário.
Galileu egressou na faculdade de medicina, mas à aventura durou pouco tempo, logo ele mudou de curso e decidiu estudar matemática. Galileu acreditava que a matemática era a chave para se decifrar o mundo, para ele a matemática poderia colocar o homem como se fosse um Deus. Galileu se mudou para a faculdade de Pádua, lá ele estava livre da supervisão de Roma. Ao se mudar para Pádua ele iniciou um romance com uma moça, e com ela teve três filhos ilegítimos, a mais velha recebeu o nome de virginha.
Galileu já era muito reconhecido em Pádua, quando ficou sabendo de um estudioso que havia revolucionado as lentes de contato, logo ele voltou os seus estudos para que pudesse criar um aparelho aperfeiçoado com lentes de contato que poderiam servir para a observação e detecção de navios inimigos que se aproximavam da cidade com o objetivo de atacar. Como Galileu não dispunha de recursos para comprar as lentes, ele mesmo começou a fabricar as próprias lentes, conseguindo o êxito no seu experimento, ele levou para uma exibição e o mesmo impressionou a todos os que estavam presentes pois era capaz de avistar coisas imperceptíveis a olho nu, logo ganhou-se mais destaque na sociedade pois ele havia acabado de fazer uma revolução.
O telescópio de Galileu fez muito sucesso, mas logo o mesmo gerou um grande problema para Galileu pois em uma noite ele começou a observar a lua e ao decorrer de oito semanas ininterruptas fez a mesma coisa observando que a lua não era uma superfície plana assim como dizia os filósofos de antigamente, mas era acidentada e cheia de orifícios. Em seguida ele começou a observar júpiter e logo notou que haviam três estrelas alinhadas a júpiter, e ao observar a estrelas ao decorrer de algumas semanas notou que não se tratavam de estrelas e sim de luas que giravam em torno de júpiter e ele observou que não eram três e sim quatro luas que giravam em torno de júpiter. Galileu acabara de fazer uma grande descoberta, que ao lançar o livro feria-o a desafiar os dogmas da igreja. 
Galileu decide voltar a Veneza com o objetivo de conseguir o apoio dos medisses que ficavam em Florença, e os ofereceu batizar as quatro luas de júpiter com o nome dos quatro irmãos medisses. Ele os enviou uma carta com diversos pedidos entre eles, fazia a solicitação de uma licença para que ele ocupasse apenas em estudar e não precisasse lecionar e fez o pedido para que lhe concebesse o título de filosofo. 
 
Galileu mudasse para o palácio dos medisses e deixa a sua amante e o seu filho para trás e coloca a suas duas filhas em um convento, Virginia Galileu se comunicavam através de cartas as quais algumas das cartas feitas por ela resistem até os dias de hoje, podendo ser notado por meio dessas cartas o grande apego que um tinha com o outro.
Galileu decide se arriscar e decide seguir a ideia que Copérnico estava certo e que o sol era o centro do universo e todos os outros planetas giravam ao seu redor. Com bastante dedicação, empenho e a ajuda de um dos seus seguidores. Galileu consegue obter provas de que a terra girava ao entorno do sol, causando com essa descoberta muito descontentamento por parte dos medisses e por grande parte do clero local, que enviaram um pedido para que eles investigassem Galileu. Então Galileu decide se apresentar em Roma, para que ele pudesse fazer a sua defesa. Antes que ele pudesse fazer sua defesa perante ao cardial Belarmino, o santo oficio da igreja se reuniu para que votassem as teorias de Copérnico. Os teólogos decidiram que as teorias de Copérnico iam contra as escrituras sagradas portanto eram consideradas heresias. Quando Galileu se reuniu com o cardeal foi estruído a não defender as teorias de Copérnico, caso contrario o mesmo seria silenciado. E Galileu se viu obrigado a aceitar, declarando que todo o seu estudo sobre as teorias de Copérnico não passavam de teorias poéticas. 
Galileu decide procurar outra maneira de provar que a teoria de Copérnico estava correta. E nesse momento em que ele começa a estudar o movimento das mares tentando de algumamaneira relacionar o aumento e diminuição das mares ao movimento da terra. Essa foi a primeira vez que a intuição de Galileu havia falhado.
Galileu decide mudar-se para próximo da sua filha que estava no convento, e nesse momento que ele começa a se queixar de doenças que estão o prejudicando. Ao recuperar um pouco da sua saúde, Galileu volta a dedicar-se aos estudos, dessa vez começa a observar o sol e constata a aparição de machas, as quais denominou de machas solares.
Após sete anos morando ao lado do convento chega a notícia a Galileu que havia um novo papa e o mesmo era um grande amigo de Galileu. Maffeo Barberini, que recebeu o nome de urbano VIII. Galileu decide ir a Roma se encontrar com o novo papa. E durante alguma das muitas conversas que eles tiveram, Galileu pede autorização para publicar o seu estudo sobre Copérnico, e o papa autoriza, desde que ele fale sobre ela hipoteticamente. Foi logo após a autorização do seu amigo que ele começou a se dedicar a escrever o seu novo livro, que recebeu o nome de, “Dialogo sobre os dois sistemas do mundo.”. Antes que Galileu pudesse laçar o seu livro a peste bubônica instaurasse por toda parte, fazendo com que ele perdesse o contato com Roma.
Enquanto Galileu aguardava sem saber noticias sobre o seu livro, o mesmo já estava circulando em Roma nas mãos do clero, mas o seu maior admirador o papa talvez não tenha lido o seu trabalho. O papa foi convencido pelos seus conselheiros que Galileu o havia feito de tolo, despertando assim a ira do papa e após esse episodio os dois nunca mais se falaram. O papa convocou uma comissão para se debater o futuro de Galileu e a comissão recomendou um processo de inquisição contra Galileu. A inquisição enviou um oficio para que Galileu se apresentasse em Roma o mesmo se mostrou contrario a ideia alegando um estado de saúde delicado, mas teve que se apresentar e se apresentou. Ao se apresentar diante do jure e proferir sua defesa, Galileu foi aprisionado aguardando o resultado do julgamento. Galileu foi conduzido a sala do jure onde ouviu a sua sentença, ao qual foi declarado culpado e condenado ao aprisionamento no santo oficio. Por meio de um acordo Galileu pediu perdão pelos seus erros e assim ficou aguardando a liberação para que pudesse voltar para a sua casa, o livro que ele havia escrito foi adicionado ao index e ficou proibido pelos próximos duzentos anos. Galileu ficou em prisão domiciliar sem poder sair de casa ao menos que tivesse permissão.
A sua filha maria celeste o ajudou a cumprir a sua pena, fazendo as orações as quais ele havia sido condenado a fazer todas as semanas, mesmo ela estando em um grave estado de saúde. Quando a sua filha faleceu Galileu ficou muito abalado pois ele não tinha noção o qual grave era a situação da sua filha. No final da sua vida Galileu começou a perder a sua visão, muitos afirmam que isso foi em decorrência a maneira que ele observava o sol.
Como pudemos observar durante o documentário Galileu era um estudioso dedicado e muito inteligente e ainda por cima era um escritor fantástico.
Ele era muito religioso, tanto que como a maioria dos católicos da época entregou suas filhas para se tornarem freiras em um convento. Galileu foi punido pelo tempo, pois ele nascera em um tempo em que a igreja se opunha de maneira violenta a ciência e só aceitavam aquilo que os convinham.
Galileu poderia ter se ajudado mais, poderia ter tido um comportamento menos autoritário e arrogante, pois ele se achava superior aos outros e isso é prejudicial ao desenvolvimento pessoal. Ao decorrer do documentário é nítido que ciência e religião podem andar juntos e não precisam se odiar, um bom exemplo disso foi Galileu que era um cristão fiel e um cientista dedicado à sua causa. Ele sita na sua obra que o mundo possui dois livros que revelam a verdade de maneiras diferentes, a bíblia é o primeiro, pois a utilizamos para buscarmos a salvação eterna e para que possamos nos redimir dos nossos pecados mundanos e o outro livro é a natureza que aprendemos diariamente com a nossa evolução. 
Com o documentário sobre Galileu pude ter noção o qual grande foi a sua importância para o nosso desenvolvimento hoje em dia pois ele não só contestou a teoria de Aristóteles ele provou que Aristóteles não estava certo, sem contarmos a sua influencia sobre os estudos dos físicos e filósofos que vinheram depois da sua partida. 
Podemos concluir que Galileu foi um homem muito a frente do seu tempo, que poderia ter ido muito mais longe se não fosse o contexto em que viveu ou mesmo o seu temperamento forte.
 
Referencias:
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/galileu-galilei.htm
https://www.youtube.com/watch?v=mLQ6ptlofGs&ab_channel=SocratesDaVinci

Continue navegando