Buscar

2º TESTE DE CONHECIMENTO - TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	As teorias do sistema internacional baseadas nos escritos marxistas - como a Teoria do Sistema Mundo e Teoria da Cultura Mundial - inspiram-se em uma análise gramsciana de hegemonia. Mas como podemos explicar a ideia de hegemonia de Gramsci?
		
	 
	Quando os valores de quem domina são percebidos por todos como seus próprios valores
	
	Quando ocorre a coerção organizada pela elite que exerce a dominação consentida ou não
	
	Quando há sucesso na imposição de uma força imperial colonizadora com expansão da cultura dominante
	
	Quando ocorre a supremacia militar e estratégica combinada com a dominação econômica
	
	Pela dominação econômica, política e tecnológica combinada com a hegemonia cultural
	Respondido em 05/10/2020 16:52:41
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem, criando uma perspectiva comum de respeito por parte dos Estados em relação aos povos, e formando o que se entende como bem coletivo da humanidade. Qual corrente teórica prevê esse tipo de produção política?
		
	
	O realismo ao identificar a hegemonia de um pensamento sobre todos os outros.
	
	Os solidaristas que acreditam no fortalecimento dos Estados como mecanismo de promover a diversidade dos valores humanos.
	
	O Marxismo ao prever a tentativa dos Estados mais poderosos em implantar uma cultura comum e massificadora no contexto global.
	 
	Os pluralistas que afirmam que a sociedade internacional deveria promover bens comuns sobre o estado.
	
	A Teoria de Sistema Mundo demonstrando o conflito entre o pensamento oriundo do centro e da periferia.
	Respondido em 05/10/2020 16:52:45
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	O processo de integração europeu, iniciado logo após o fim da II Guerra Mundial, mudou por completo a história política no continente europeu e subverteu, enfim, o modelo de relações regionais no continente. Essa iniciativa política que marca a história recente da Europa se enquadra numa perspectiva teórica vista pela Escola Inglesa de Relações Internacionais, que seria:
		
	
	Respeitando a individualidade típica dos Estados no sistema internacional, há tentativas de moldar interesses comuns que viabilizem atuações semelhantes em torno de determinados temas. Os laços entre os Estados, no entanto, sempre estarão limitados pelo conflito inerente aos interesses soberanos das nações.
	
	Qualquer tipo de aliança respeita apenas os interesses transitórios dos Estados, por isso há a criação de organismos comuns que possam limitar a atuação externa dos Estados e manter a estabilidade no sistema internacional.
	
	A competição selvagem pela maximização do poder estatal no plano internacional faz com que os Estados se unam no intuito de agregar mais força aos mecanismos de defesa.
	 
	Embora a anarquia no sistema internacional seja uma realidade, há um sentido de identificação de interesses comuns por parte dos Estados, formando regras e instituições mais amplas e diminuindo os riscos da insegurança provocada pela disputa entre as nações.
	
	A tentativa em estabelecer alianças internacionais esbarra nas limitações impostas pela soberania nacional e a busca pelos interesses dos Estados, por isso a cooperação é sempre inviável.
	Respondido em 05/10/2020 16:52:49
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Para Gramsci, a hegemonia de uma classe significa sua capacidade de subordinar intelectualmente as demais classes através da persuasão e da educação, sendo esta entendida em seu sentido amplo. Para conquistar a hegemonia é necessário que a classe fundamental se apresente às demais como aquela que representa e atende aos interesses e valores de toda sociedade, obtendo o consentimento voluntário e a anuência espontânea, garantindo, assim, a unidade do bloco social que, embora não seja homogêneo, se mantém, predominantemente, articulado e coeso. Sendo assim, podemos dizer que:
		
	
	Corroborando os mecanismos de hegemonia, as classes dominadas são sempre pressionadas a aceitar os interesses oriundos das elites como representativos de toda a coletividade. E essa pressão é exercida pelos métodos econômicos e sociais das classes superiores sobre as inferiores.
	 
	A construção de uma ideologia ou comportamento hegemônico deverá estar acompanhada de uma percepção legítima de liderança política no sistema internacional, caso contrário, os entes subordinados buscarão meios adversos de ampliar suas próprias concepções ideológicas e interesses políticos.
	
	A visão gramsciana de hegemonia não compreende os estudos na área de relações internacionais, a medida que a própria anarquia do sistema internacional inviabiliza a idéia de imposição de valores de um Estado sobre os outros. Neste escopo, o único modelo viável de legitimação de um pensamento nacional sobre os outros se dá através da guerra e derrubada de modelos políticos e ideológicos conflitantes.
	
	Estabelecida a hegemonia de uma classe sobre as outras, os mecanismos de transformação e questionamento são anulados pelos ganhos coesos que todos passam a desfrutar, por isso as estruturas hegemônicas não são abaladas dentro do seu próprio espaço de funcionamento.
	
	Mesmo pensando os aspectos funcionais dos mecanismos de hegemonia, Gramsci não crê na construção cultural como um meio de legitimar propostas unilaterais em espaços marcados pela oposição do pensamento político e cultural, por isso a imposição através do uso da força será sempre recorrente.
	Respondido em 05/10/2020 16:52:58
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Durante o período da Guerra Fria o mundo esteve dividido em duas grandes áreas de influência; parte do leste europeu e da Ásia sob os auspícios do comunismo soviético, e o Ocidente e parte da Ásia sob a liderança capitalista americana. Neste período, a fim de conter os avanços do comunismo no mundo e garantir a segurança de sua área de influência, os EUA criaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte - a OTAN -, e do lado soviético é criado o Pacto de Varsóvia, sob o mesmo pretexto. De que maneira podemos analisar esses mecanismos?
		
	
	O conflito natural entre o centro - os Estados mais ricos - e a periferia - os países subdesenvolvidos - criou a necessidade de formar organismos internacionais que mantivessem as áreas de influências coesas e submissas às grandes potências.
	
	Foram mecanismos voltados para o estabelecimento de uma aliança militar entre as superpotências.
	
	A fim de promover a expansão de suas próprias hegemonias, os EUA e a URSS criaram estruturas internacionais para legitimar suas ações, além de propagar seus princípios na área de influência oposta.
	
	Para evitar os riscos inerentes à anarquia internacional, os EUA e a URSS criaram organismos que deveriam agir em conjunto para equilibrar as forças militares em todo o mundo, cooperando na busca pela paz no sistema internacional.
	 
	A OTAN e o Pacto de Varsóvia foram típicos exemplos de equilíbrio de poder, já que limitavam o enfrentamento entre as duas superpotências e evitavam uma guerra nuclear.
	Respondido em 05/10/2020 16:53:02
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Há uma grande dificuldade em definir uma perspectiva exata e homogênea sobre a Teoria Realista, e isso se dá pela diversidade dentro do próprio pensamento realista e seus autores mais importantes. Algumas premissas, no entanto, não encontram grandes divergências, entre elas o pessimismo quanto a natureza humana e a centralidade no indivíduo e o interesse pessoal de sobrevivência. Ademais, podemos indicar como características realistas:
I) O sistema internacional está em constante anarquia, sem qualquer organismo capaz de regular as relações entre os Estados;
II) Os Estados buscam a cooperação para eleger mecanismos comunsde controle da política internacional em termos de ingerência, diminuindo os riscos da anarquia;
III) Os elementos militares e econômicos são fatores de sobrevivência dos Estados no ambiente de constante conflito e disputa por poder;
IV) A formação de alianças permanentes é vista como um mecanismo de promoção da paz, que é o grande objetivo dos Estados no sistema internacional.
Estão CORRETAS as afirmações:
		
	
	I, III e IV
	
	III e IV
	
	II, III e IV
	
	I e II
	 
	I, II e III
	Respondido em 05/10/2020 16:53:06
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	O pensamento marxista gira em torno da divisão social entre os que exploram e os que são explorados, por isso apenas a revolução seria capaz de mudar a lógica de opressão difundida pelas elites privilegiadas. Dentro dos escritos marxistas, há um importante enfoque nas tentativas dos Estados mais poderosos em agir de forma imperialista, impondo aos resto do mundo seus modos de vida e princípios morais, políticos e econômicos. Neste escopo teórico, localizam-se:
		
	
	Teoria Realista e Teoria de Sistema Mundo
	
	Teoria Realista e a Escola Inglesa de Relações Internacionais
	
	Teoria Realista e Teoria da Cultura Mundial
	 
	Teorias do Sistema Mundo e Teoria da Cultura Mundial
	
	Escola Inglesa de Relações Internacionais e a Teoria de Sistema Mundo
	Respondido em 05/10/2020 16:53:11
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Dentro da perspectiva realista há parâmetros específicos voltados para a diminuição dos riscos provocados pela anarquia no sistema internacional, a isso se dá o nome de "equilíbrio de poder", e funciona através da:
		
	
	Formação de organizações com poderes superiores aos Estados, impedindo que qualquer país tome medidas que ameacem a segurança regional ou global.
	
	Fortalecimento dos poderes bélicos de todos os Estados, criando condições de defesa para todos as nações em casos de ataques ou ameaças externas.
	 
	Cooperação entre os Estados a fim de definir uma estrutura de segurança comum a todos, formalizando uma aliança de defesa e prevenindo riscos amplos.
	
	Criação de organizações de segurança mútua para Estados aliados.
	
	Eliminação gradual das diferenças em termos de poder militar entre países vizinhos, diminuindo o desequilíbrio entre as nações e os riscos mútuos de ataque.
	Respondido em 05/10/2020 16:53:15