Buscar

PROJETO COMPATILHAR

Prévia do material em texto

PROJETO COMPATILHAR
Apostila 01 
Designer de Sobrancelhas
Desenvolvido por: Stéfany Souza
· Lista de material
Caderno
Caneta
Álcool 70%
Flaconetes de algodão
Cotonete
Caixa de luvas descartáveis
Máscara descartável
Paquímetro grande
Touca descartável
Tesourinha para sobrancelha (sem ponta com a ponta arredondada)
Dappen ou um anel para henna
Escova para sobrancelhas
2 - Pincel chanfrado para aplicação de Henna
Adstringente pré-depilatório
Adstringente pós depilatório
Demaquilante
Lápis de sobrancelha Preto
Lápis de sobrancelha branco
Soro fisiológico
Caneta em gel branca
Linha glacê 50 (100% algodão)
Pinça de sobrancelha ponta reta
Pinça de sobrancelha ponta chanfrada
Pinça de sobrancelha ponta fina (agulha)
Palito de laranjeira (madeira)
Henna (castanho médio e castanho escuro) 
Toalha de rosto preta.
Quarteto de sombras para sobrancelhas (marrom, preto e iluminadores)
1. INTRODUÇÃO
A melhor forma de reconhecer muitas características das pessoas é sabendo compreender os elementos da linguagem corporal, expressão facial. A partir disso,colocaremos nossa atenção nos olhos e nos olhares das pessoas. Não é à toa que, desde há muito tempo, os olhos são chamados de "janelas da alma": Pelo seu brilho; duas linhas de expressão; movimentos musculares e, até mesmo, pela íris que denuncia nosso estado de espírito e coração. 
Mas os olhos não estão sozinhos nesse eficiente sistema de comunicação. Se eles são as "janelas da alma", as sobrancelhas são a sua moldura. Deste modo merece um cuidado especial,pois as sobrancelhas podem até serem consideradas coautoras na expressão de um rosto. 
As sobrancelhas não devem estar somente em harmonia com os olhos, mas como conjunto do rosto e a personalidade do cliente. Por isso, é importante entendermos muito bem os critérios que diferem um trabalho caseiro do trabalho de um profissional qualificado e competente. Um trabalho de um designer de sobrancelha, por exemplo consiste em algo muito além de uma simples retirada de pelos. Apesar de parecer uma tarefa fácil, um pequeno erro abre parentes causado pela falta de atenção ou descuido) para causar um dano irreparável, pois, levar a meses para que os pelos desse cliente cresçam e,assim, sua sobrancelhas voltarem ao normal. O resultado é uma aparência péssima e a Total insatisfação da pessoa. Traçar um modelo adequado para cada tipo de rosto e personalidade é o que faz a diferença no serviço de um designer de sobrancelhas.
Para trabalhar como designer, é relevante conhecermos as técnicas geométricas de definição precisa das sobrancelhas. Contar o conhecimento, é possível realizar o design por meio de técnicas avançadas, utilizando pinças ou linhas, corrigir com precisão imperfeições e falhas com aplicação de rena e colorir pelos claros ou brancos, por meio de colorações.
 Lendo essa apostila e participando de todas as aulas, você vai se tornar um profissional qualificado de designer de sobrancelhas.
1. Ética Profissional
De início, vamos entender o que vem a ser ética. Segundo sociólogo Paulo Silvino Ribeiro, ética "diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia ( e também pertinente à Ciências Sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.".
Com base nessa definição, entendemos que a ética ocorre quando começamos a indagar O que são vírgulas de onde vem e o que Valem os nossos costumes. Portanto, no campo do trabalho, o cliente e a comunidade são sua "realidade social", e seus deveres perante Essa realidade são as suas " últimas finalidades para o máximo de harmonia".
O profissional deve zelar por todo seu material de trabalho, mantendo tudo na mais perfeita organização, bem como manter o ambiente limpo e harmonioso, de forma que o cliente seja sempre contemplado com o melhor tratamento. Também faz parte de sua responsabilidade avaliar o tratamento cosmético adequado e necessário a cada cliente, responsabilizando-se integralmente por sua aplicação, de forma que atenda a todos os parâmetros de segurança e higiene. Seu ambiente de trabalho é o seu cartão postal, portanto, mantenham sempre organizado, Limpo, otimizado, e prático, Lembrando que este deve ser um agente facilitador do seu trabalho.
Aplicações éticas: 
· A atualização de conhecimentos técnicos, científicos e culturais também deve ser uma de suas preocupações constantes, Pois somente quem se atualiza tem condições de se manter no mercado de forma produtiva e próspera.
· O profissional nunca deve: abandonar seu cliente enquanto o tratamento não tiver sido finalizado; exceto em situações de absoluta Força Maior. Não deve agir com negligência, imperícia ou imprudência, realizando tratamentos inadequados que podem constituir ameaças graves a saúde de seu cliente. Não sendo necessário dizer qual o prejudicial essa atitude será para sua carreira.
· Técnicas que não tenham respaldo científico e para as quais o profissional não esteja devidamente capacitado, não podem, sobre hipótese nenhuma serem aplicadas ao seu cliente.
· O profissional não deverá, jamais, prescrever medicamentos nem realizar consultas médicas. Identificando patologias na pele de seu cliente, sua obrigação ética é orientá-lo imediatamente a consultar-se com um médico.
· É expressamente proibido ao profissional expor a título de promoção pessoal, exemplificação outro pretexto qualquer, em fotos, slides, filmes ou qualquer outro meio de divulgação, a imagem de clientes que não tenham devidamente autorizado seu direito de uso de imagem.
· O profissional deve estar sempre muito atento às suas afiliações profissionais evitando juntar-se as pessoas que exerçam ilegalmente quaisquer funções.
· Tratar os colegas e outros profissionais da mesma profissão com respeito e cortesia é fundamental, bem como, ao trabalhar em equipe, desempenhar correta e harmoniosamente sua função específica no trabalho coletivo. E o bom profissional poderá ir além, procurando trocar experiências de trabalho, participando de grupos de estudo em encontro de profissionais.
· A proposta de Harmonia do projeto compartilhar aplica-se não só na relação profissional/cliente , mas também nas relações entre os profissionais. Neste momento, cabe lembrar que a ética não se prende somente a procedimentos e atitudes fixados em normativos. Por ser um conceito Global, abrange cuidados gerais seguidos por muitos profissionais em diversas áreas de atuação. A ética também trabalha com o bom senso, ou seja senso comum, que são essas "pequenas grandes" regras que devem ser seguidas por qualquer um em qualquer lugar. Vejamos quais são elas:
· Tenha cuidado com sua aparência! Ela é o seu cartão de visitas. Apresente-se de forma Impecável, Cuidando com zelo de sua higiene pessoal e imagem. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.
· Não fume, coma, mastigar chicletes ou balas durante a execução do seu trabalho.
· Evite conversas pessoais, seja sobre você, seu cliente ou terceiros. Concentre-se no seu trabalho e, se houver necessidade, fale sobre assuntos referentes ao procedimento que está sendo executado.
· Saiba evitar conflitos. Um cliente nervoso não deve desestabiliza-lo, neste momento, seu profissionalismo e postura ética serão a chave para resolver o conflito da forma mais tranquila possível. Em outras palavras, pratica o quê popularmente conhecemos como "Jogo de Cintura".
· Cicatrizes e outras marcas na pele não devem ser comentadas pelo profissional isso pode causar constrangimentos ao cliente.
2. Procedimentos de higienização.
Há procedimentos específicos que o profissional deve efetuar antes de se iniciar seu trabalho e que reduzem consideravelmente os riscos de afecções cutâneas. São procedimentos de assepsia e higiene que, embora simples, devem ser praticados com a devidaseriedade. Um trabalho a sete é um trabalho seguro. Vejamos que procedimentos higiênicos são esses:
É o mais simples é corriqueiro procedimento, mas é também a primeira linha de defesa contra os microrganismos. O uso de água e sabão lavagem reduz os riscos de contaminação Este é o primeiro passo importante para prosseguir com as técnicas.
 Para total segurança na realização dos procedimentos veicula o profissional deverá certificar-se de que os produtos estão sendo usados corretamente dentro do prazo de validade a higienização das mãos com os produtos bactericidas é um grande aliado.
As luvas descartáveis devem ser usadas sempre que houver contato das mãos do profissional com a pele do cliente não devem ficar nem folgadas nem apertadas.
 Máscara facial descartável: evita doenças que podem ser transmitidas pelo ar ponto é uma proteção extra para você e seu cliente, além de fazer parte da composição estética dos uniformes.
** o local de trabalho também precisa de cuidados antissépticos especiais para funcionar como facilitador do trabalho do profissional. Confira alguns procedimentos de higienização:
· Prefiro ambientes claros e escolha móveis de fácil limpeza. Isso é sinônimo de ambiente dinâmico , limpo e prático ;
· Mantenha o piso limpo e completamente higienizado com produtos bactericidas.
· Tenha cuidados especiais com o lixo. Retire-os do ambiente diariamente;
· Todos os aparelhos eletroeletrônicos que compõem o seu ambiente de trabalho devem passar por manutenções periódicas e estar em perfeitas condições de uso: lâmpadas, estufas, luminárias, aparelhos de ar-condicionado etc.
· Atenção redobrada na limpeza dos banheiros! O ideal é que sejam únicos duas vezes ao dia, ou mais, dependendo do fluxo de clientes do seu Instituto de Beleza.
· Lave as mãos antes e depois de atender cada cliente;
· Utilize pinça descartável ou esterilizado em cada cliente;
· Use apenas produtos que contenham no rótulo: nome do produto, marca, lote, prazo de validade, conteúdo, país de origem, fabricante/importador, composição e finalidade de uso e Registro no Ministério da Saúde/ANVISA.**
Na esteira dos procedimentos de higienização, cabe ressaltar dois órgãos lesados que tem como finalidade promover a proteção da Saúde da população e regulamentar um método e as condições de trabalho de um profissional da estética.
 Vamos expor, neste momento, os princípios que regem a ANVISA e o INMETRO. 
A ANVISA
 Agência Nacional de Vigilância Sanitária - é uma agência reguladora, com atividades de independência demonstrativo, cuja responsabilidade é proteger a saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos a a vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processo,dos insumos e das tecnologias a eles associados. Algumas normas são específicas para os produtos. O conhecimento dessas normas é importante para você saber se o produto que utilizará é regulamentado pelo órgão e ter conhecimento dos aspectos legais que envolvem a sua área profissional.
O INMETRO
 Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial - é uma autarquia Federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretária Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). No âmbito de sua Ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados a melhoria da qualidade de produtos e serviços. Sua missão é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia através da metrologia e da qualidade.
10

Continue navegando