Buscar

ATV 1 EJA eDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta:
O que muito se ouvia dos meus avós era que nunca tiveram oportunidades de estudo por serem obrigados desde cedo trabalhar no campo para complementar o sustento da família, com os meus pais não foi diferente estudaram até o 4° ano do chamado na época de ensino primário, hoje ensino fundamental I, não contavam boas experiências os professores eram autoritários e eram obrigados a decorar os conteúdos e quando não sabiam recebiam palmatórias e castigos,
Minhas memórias não são muito diferentes, pois também trabalhei no campo junto com meus pais na infância e peguei ainda alguns professores com o mesmo pensamento arcaico. Iniciei na escola aos seis anos na época chamada alfabetização, ainda estudei na cartilha caminho suave e tabuada onde também ainda tinha que memorizar assim como os demais conteúdos. O brincar não o fazia parte da metodologia e todo conteúdo tinha que ser estudado e decorado.
De acordo com material estudado pude notar a grande preocupação em mostrar a nós futuros docentes a importância do respeito à cultura e igualdade voltada à educação de jovens adultos onde devem ser vistos como cidadãos normais e úteis para sociedade como qualquer pessoa.
Onde alguns dos grandes problemas encontrados hoje estão nas desigualdades sociais, econômicas e questões de gênero e identidade. Muitos desses jovens e adultos não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos, como exemplo eu terminei o ensino médio em 1996 e por não ter como pagar uma faculdade só agora aos 43 anos estou tendo a oportunidade de me graduar.
Mas tem outros fatores que precisam ser repensados como a discriminação dessas pessoas vistas com olhar negativo, muitas vezes é chamada de ``analfabeto´´ e pensados de forma marginalizada pela própria instituição de ensino e docentes. Vistos como pessoas que pararam no processo de desenvolvimento e ainda enxergam esses alunos como crianças usando a mesma linguagem e métodos do ensino infantil, deixando de observar o potencial e a grande bagagem de aprendizado que o tempo lhes proporcionou, podendo assim causar mais evasão escolar devido a esses preconceitos.

Continue navegando