A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
44 pág.
Cópia de desafios da engenharia

Pré-visualização | Página 1 de 11

Dentre as alternativas abaixo, selecione a que é a mais prejudicial para um trabalho em equipe: 
a)
Conversas paralelas de colegas.
RESPOSTA INCORRETA
Assim corre-se grande risco de a informação chegar de forma distorcida e criar um clima desagradável na equipe.
b)
Ignorar o trabalho em equipe.
RESPOSTA CORRETA
Isto comprometeria qualquer projeto, cronograma e prazo definido pelo grupo, podendo condenar todo um trabalho de anos.
c)
Antipatia.
RESPOSTA INCORRETA
Ser cortês e humilde para aceitar as diferenças de cada um e sempre tratar o próximo com cordialidade é sempre valorizado em um meio de trabalho em equipe.
d)
Deixar conflitos pendentes.
RESPOSTA INCORRETA
Divergências que ocorrem durante um projeto devem ser esclarecidas em tempo, para não gerar um monte de argumentos na cabeça de cada um, podendo enfraquecer o time.
Enviada em
04/11/2020 08:57
e)
Mau humor.
RESPOSTA INCORRETA
Deve-se procurar manter sempre o bom humor, mesmo que naquele dia você esteja com vontade de explodir!
Selecione a alternativa que traz o procedimento mais benéfico para uma equipe: 
a)
Cultivar relacionamentos.
RESPOSTA INCORRETA
A rede de bons relacionamentos que você cria dentro de uma empresa poderá levá-lo a cargos mais importantes e de maior responsabilidade.
Enviada em
04/11/2020 08:59
b)
Ouvir os colegas.
RESPOSTA CORRETA
Uma simples opinião de uma pessoa que está em um cargo diferente do seu pode abrir caminho para um problema que parecia sem resolução.
c)
Respeitar a diversidade.
RESPOSTA INCORRETA
Caso haja diversidades dentro de equipes, isso causará desconforto entre os membros.
d)
Encontrar uma solução para o erro do outro.
RESPOSTA INCORRETA
Criticar ou apontar o erro do colega é prejudicial à equipe.
e)
Manter a calma.
RESPOSTA INCORRETA
Os atritos sempre acontecem no ambiente de trabalho.
Para a existência de um relacionamento humano adequado entre as pessoas de uma equipe de trabalho, é necessário que exista nos membros do grupo diversas características pessoais, tais como:
1. Simpatia.
2. Capacidade comunicativa.
3. Habilidade de escrita.
4. Respeito à individualidade dos integrantes.
5. Raciocínio lógico.
A partir destes dados é possível afirmar que as respostas corretas são:
a)
1, 2 e 5.
RESPOSTA INCORRETA
Raciocínio lógico é necessário, mas em equipe pode não ser o mais necessário.
b)
3, 4 e 5.
RESPOSTA INCORRETA
A habilidade de escrita é saudável, porém há habilidades mais importantes para uma equipe.
c)
1, 2 e 4.
RESPOSTA CORRETA
São estas as habilidades mais valorizadas dentro de uma empresa, não descartando as outras, claro.
Enviada em
04/11/2020 09:00
d)
1 e 3.
RESPOSTA INCORRETA
A capacitação de campo pode ser construída tendo como base cursos formais, leituras e discussões.
e)
1, 2, 3, 4 e 5.
RESPOSTA INCORRETA
Com o seu entendimento pessoal é que o engenheiro vai julgar os problemas ou os benefícios sociais que poderá trazer para a equipe.
A integração de pessoas que compartilham uma tarefa em comum, que reconhecem a necessidade das contribuições de todos os membros e são comprometidas em alcançar os melhores resultados dentro das limitações impostas, é chamado de: 
a)
Equipe.
RESPOSTA CORRETA
São definições de equipe: Um grupo que compartilha uma tarefa em comum. Um grupo que reconhece que precisa das contribuições de todos os membros. Um grupo comprometido em alcançar os melhores resultados dentro das limitações impostas.
Enviada em
04/11/2020 09:02
b)
Time.
RESPOSTA INCORRETA
Um time é fundamentado em um grupo de indivíduos que, quando estão associados, visam a realização de uma ação comum para um determinado fim.
c)
Organização.
RESPOSTA INCORRETA
Uma organização é composta por um conjunto de esforços combinados para a realização de objetivos coletivos.
d)
Grupo.
RESPOSTA INCORRETA
Um grupo representa um conjunto de pessoas com uma única atitude e um único comportamento. O grupo é setorial e visa realizar as atividades a ele designadas.
e)
Sociedade.
RESPOSTA INCORRETA
O conceito de sociedade indica a convivência e atividades em conjunto do homem, de forma ordenada ou organizada de maneira consciente. O significado de uma sociedade é ligado a um grupo de pessoas que vivem em conjunto de forma organizada.
Assinale a alternativa que indica o perfil a que pertencem os seguintes traços de personalidade de uma equipe: 
- O indivíduo pode verbalizar de forma efetiva os resultados de um projeto junto à sua equipe;
- Demonstra em equipe a sua criatividade e seu entusiasmo;
- Quando a sua criatividade for aplicada na forma correta, ele irá contribuir para o sucesso de sua equipe.
a)
Piloto.
RESPOSTA INCORRETA
Os pilotos são, geralmente, bons em aceitar desafios e assumir a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem. Eles podem visualizar o futuro e assumir o controle de situações difíceis, resolvendo problemas. Em razão de questionarem o status quo, eles frequentemente causam problemas a pessoas que resistem a mudanças.
b)
Influenciador.
RESPOSTA CORRETA
Os influenciadores não se atentam a detalhes de um projeto. No entanto, são os melhores defensores da equipe. Um influenciador é bom na comunicação das necessidades e dos resultados da equipe, devendo desempenhar o papel principal nas apresentações escritas e orais. Os influenciadores adoram interagir com outras pessoas e são bons em expressar suas ideias e causar primeiras impressões positivas. São prestativos, estão ativos nas situações em grupo e podem ser divertidos.
Enviada em
04/11/2020 09:03
c)
Especialista.
RESPOSTA INCORRETA
Os especialistas sentem-se bem operando em um mundo bem estabelecido. Eles gostam de permanecer em um ambiente confortável, de se concentrar em sua parte do projeto e de usar habilidades especializadas. Eles são pacientes, leais, sinceros e honestos. Apreciam segurança e são bons ouvintes. Como não gostam de mudanças, sentem-se desconfortáveis se precisam “pensar fora da caixa”.
d)
Perfeccionista.
RESPOSTA INCORRETA
Os perfeccionistas concentram-se em detalhes, seguem padrões e gostam de ser 100% precisos. Eles são diplomáticos, gostam de ser supervisionados por outros e aceitam as decisões dos outros. Apreciam elogios a seu bom trabalho, mas podem também ser críticos do mau desempenho apresentado pelo trabalho dos outros.
e)
Oportunista.
RESPOSTA INCORRETA
Os oportunistas não são considerados como traço de personalidade.
Já comentamos sobre a longevidade da profissão de engenharia e de como ela vem permeando o desenvolvimento econômico-social. Pensando nisso, qual é a melhor explicação para a perenização da profissão de engenharia no mercado de trabalho como uma profissão necessária e contemporânea?
a)
O fato da profissão ter sido subdivida em diversas áreas de aplicação gerando níveis de especialização cada vez maiores.
RESPOSTA INCORRETA
Muito mais do que a causa, a divisão e a especialização da engenharia em diversas áreas de atuação configuram uma consequência do desenvolvimento tecnológico e da complexidade e variedade de competências demandadas aos engenheiros para atendimento das necessidades criadas.
b)
A aplicação da engenheira restrita a campos eminentemente técnicos, sem se misturar a outras ciências; isso dificultou a expansão e a democratização do conhecimento de engenharia, tornando a sociedade dependente de um grupo elitizado de profissionais.
RESPOSTA INCORRETA
À medida que a engenharia foi se desenvolvendo e se especializando em paralelo ao desenvolvimento da própria sociedade, a aplicação do conhecimento de engenharia foi se aproximando cada vez mais de novos ramos profissionais, tais como biologia, medicina, agricultura, serviços, tendo expandido muito a entrega de soluções diferenciadas à sociedade.
c)
O fato de que a engenharia foi se desenvolvendo junto ao próprio desenvolvimento da sociedade, atuando como proporcionadora de soluções e criadora de novas necessidades fez desta profissão atemporal. Ela se reinventa à medida que se dão os avanços tecnológicos e as mudanças de