A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
32 pág.
RESPOSTAS - INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

Pré-visualização | Página 1 de 11

AULA 1 - Apresentação do curso de engenharia
1) Não é raro vermos engenheiros atuando em áreas não específicas, tais como administração, finanças, muitas vezes em posições de destaque, apoiado por um mercado que valoriza a visão analítica, o aprendizado rápido e principalmente a capacidade de resolver problemas que o profissional de engenharia desenvolve ao longo de sua formação. Entretanto, é importante diferenciar as atividades essencialmente pertinentes à profissão de engenheiro, daquelas que possivelmente exigirão alguma especialização complementar de modo a garantir um melhor arcabouço de conhecimento. Baseado no que vimos ser o papel do engenheiro, qual das alternativas abaixo melhor expressa uma atividade de engenharia?
a) Gerência financeira em uma indústria de autopeças atuando com conhecimentos do mercado de autopeças, da cadeia de suprimento e distribuição, de precificação e tributação dos produtos e gestão do fluxo de caixa, investimentos e resultados.
b) Gerente comercial englobando as atividades de vendas e pós vendas, em uma fábrica de turbinas hidráulicas produzidas sob encomenda das concessionárias produtoras de energia.
Por que esta resposta é a correta? Apesar de ser uma atividade comercial, trata-se de uma venda essencialmente técnica que exigirá deste profissional entendimento claro e preciso da demanda, saber precificar este produto com base nas especificações, bem como dar o suporte técnico no pós-vendas de acordo com as condições contratadas. Portanto, trata-se de uma atividade que requer sólido conhecimento de engenharia.
c) Gerente de TI em uma empresa de telecomunicações.
d) Professor de disciplinas, como matemática, química e física, nos anos fundamentais e médios da escola básica.
e) Supervisor de linha de produção responsável pela gestão dos equipamentos e manutenção.
2) Todas as realizações abaixo se destacaram como grandes feitos que contribuíram para o progresso da sociedade, influenciando e beneficiando a humanidade. Entre elas, qual não configura uma obra de engenharia?
a) Automóvel.
b) Telefone.
c) Antibiótico.
Por que esta resposta é a correta? O antibiótico foi descoberto por Fleming um médico microbiologista que pesquisando formas de combater as bactérias, descobriu por acaso, após esquecer algumas amostras de bactérias em seu escritório, durante suas férias, que o mofo ataca as mesmas. Portanto esta não foi uma invenção de engenharia.
d) Ar-condicionado.
e) Computadores.
3) São atividades do profissional de engenharia, EXCETO?
a) Engenheiro pesquisador.
b) Engenheiro de desenvolvimento.
c) Engenheiro de vendas.
d) Engenheiro Consultor.
e) Engenheiro de marketing de produto. 
Por que esta resposta é a correta? O trabalho na área de marketing pressupõe conhecimento de algumas áreas das ciências humanas e sociais, tais como publicidade, mercado, comportamento do consumidor, que não são explorados em profundidade nos cursos de engenharia, podendo ser adquiridos em cursos de pós-graduação.
4) Pensando no desenvolvimento de um modelo de automóvel, identifique, entre as atividades abaixo, a que melhor representa a função do engenheiro:
a) Proposição e desenvolvimento de soluções técnicas de componentes, processos e produção do novo produto.
Por que esta resposta é a correta? Somente o engenheiro é capaz de projetar soluções em componentes, processos e produção de um produto.
b) Contratação de fornecedores para desenvolvimento de ferramentas e componentes.
c) Análise e aprovação do business case financeiro, que demonstra o retorno do investimento previsto.
d) Desenho e proposição do estilo do modelo, incluindo linhas, curvas e demais componentes interno e externo de estilo.
e) Captação e seleção da equipe de projeto.
5) Identifique, entre as descrições abaixo, o conceito que melhor define o que é engenharia.
a) A engenharia é a ciência de solução de problemas.
b) A engenharia é a arte de transformar o mundo e o jeito de viver em sociedade.
c) A engenharia é o conjunto de conhecimentos matemáticos e físicos aplicados.
d) Denominamos engenharia a arte da utilização dos conceitos matemáticos, do conhecimento, da avaliação e da observação do mundo, transformado soluções em prol da sociedade e do ambiente. 
Por que esta resposta é a correta? Esse conceito é bastante abrangente, pois explicita o conjunto de conhecimentos utilizados, bem como define as entregas em termos de inovação e ações em prol da sociedade.
e) A engenharia é a arte de transformar sonhos em realidade.
AULA 1 - A essência da engenharia.
1) Essencialmente, um projeto tem começo, meio e fim. Ele pode ser tão simples quanto a resolução de uma lição de casa ou tão complicado quanto a criação de uma nova unidade de produção. Nesse caso, qual alternativa a seguir é considerada projeto?
a) Elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Por que esta resposta é a correta? Um projeto de TCC é constituído pelas seguintes etapas: identificação de problema, elaboração da pergunta de pesquisa, elaboração dos objetivos, justificativas de pesquisa, pesquisa bibliográfica, definição do procedimento de pesquisa, pesquisa de campo, análise dos resultados e conclusões sobre o tema.
b) Construção de um edifício.
c) Troca do motor de um automóvel, por parte de uma oficina autorizada.
d) Aplicação de asfalto em uma estrada.
e) Troca do hard disk (HD) em um computador.
2) Podemos identificar três “papeis” desempenhados no desenvolvimento de um projeto de produto. Indique a alternativa que apresenta corretamente tais papeis.
a) Clientes, governo e consumidores.
b) Projetistas, engenheiros e a diretoria da empresa.
c) Usuário, clientes e empresas fornecedoras de produtos.
d) Projetista, cliente e usuário.
Por que esta resposta é a correta? De acordo com Dym e colaboradores (2010), o projetista, o cliente e o usuário são os três “papéis” desempenhados quando o projeto de um produto ocorre.
e) Projetistas, engenheiros e vendedores.
3) Ao formular adequadamente as questões, através do desenvolvimento de um projeto, o engenheiro construirá as respostas às necessidades a serem atendidas. Esse projeto será a resposta a uma necessidade. Tal necessidade só será um problema tecnicamente respondível, quando:
a) For prescrita formalmente. 
Por que esta resposta é a correta? É essencial formular de forma adequada as questões para serem respondidas por engenheiros para atender às necessidades a ele propostas. No entanto, um problema torna-se tecnicamente respondível quando é prescrito formalmente.
b) For utilizada a criatividade mental do engenheiro.
c) Forem aplicadas a ciência, a matemática e a economia.
d) For utilizada a ferramenta de mapeamento de fluxo de valor (VSM).
e) For aplicado o diagrama de causa-efeito.
4) Identifique o que não é considerado entregável de um projeto.
a) Sistemas.
b) Produtos.
c) Processos.
d) Desenvolvimento de produtos e serviços.
Por que esta resposta é a correta? O desenvolvimento de produtos e serviços é, em sua essência, a atividade de projeto. Assim, um projeto não deve entregar em seu final um novo projeto.
e) Serviços.
5) O projeto é denominado como a essência da engenharia. Um projeto é realizado para solucionar problemas. Quais são as etapas a serem realizadas antes da prescrição formal de um projeto?
a) Identificação e formulação.
Por que esta resposta é a correta? O passo inicial de um projeto é a identificação de uma necessidade. O segundo passo é a definição e formulação do problema. A formulação é a especificação de forma objetiva, que leva a uma questão concreta.
b) Pesquisa de campo e teste de hipóteses.
c) Identificação e teste de hipóteses.
d) Formulação e pesquisa de campo.
e) Formulação e execução.
AULA 2 - Engenharia: abordagem de problema
1) Na engenharia, modelos são construídos para a realização de testes básicos, geralmente para demonstrar o produto resultante do projeto. Neste contexto, qual alternativa expressa melhor o conceito de "modelo"?​​​​​​​
a) São definidos como as primeiras formas em escala natural e, normalmente, funcional de um novo