Buscar

ATIVIDADE A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gêneros discursivos são as características de cada tipo de texto, a maneira de como ele é apresentado aos leitores, seu layout, a forma de ser organizado. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertence e dependendo de cada região do país a linguagem informal pode mudar drasticamente pela cultura e sotaque existente, influenciando no seu modo de se comunicar e de como são visto em outras partes do país. Exemplos de alguns gêneros formais e informais:
Gênero jornalístico
Presos cerca de 50 envolvidos em crimes em PE
“A polícia prendeu cerca de 50 pessoas suspeitas de envolvimento em cinco quadrilhas especializadas em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes”.  
Gênero jurídico
É uma linguagem mais formal, geralmente utilizado por pessoas do ramos de advocacia, poder judiciários e médicos. Exemplo abaixo
.
·         Características: estão em conformidades com os princípios legais. Exemplo:
       “Parágrafo único - O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste”.
Gênero literário
É geralmente dividido, desde a antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Características: narrar fatos, explorar o fictício o imaginário. Exemplo:
Soneto 17
Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão E o tempo do verão é bem pequeno.
Gênero epistolar ou interpessoal
É a maneira de se relacionar mais fácil com a outra pessoa abreviando palavras, com comunicação informal, inserindo caracteres, assim tendo uma conversa mais dinâmica do que o normal como em redes sociais, MSN, sala de bate-papo.
 A função do jornalista é informar, o valor da linguagem simples e objetiva, assim como a clareza de ideias e de proposta, destaca-se em detrimento dos brios do profissional por trás da notícia. Exemplo abaixo.  
 EXEMPLOS DE UMA ORTOGRAFIA PARTICULAR
achar  axar - assim  axim - é  eh - então  entaum - coloquei  koloqei - como  komo - amigo  miguxo - não  naum - nunca  nunk - chegar  xegar - qual Ql - quis  Qz - você  voxê ou vc - vocês  v'6s ou vcs - só  soh.
Como exemplo de região que sofre bastante com preconceitos linguísticos temos o nordeste do país, que é uma região rica culturalmente, apresentando características únicas e diferenciadas, sendo responsável por importante carga cultural presente no país. É rica pelas músicas, pelas danças, pelas atividades praticadas, pelo sotaque, arte e literatura. Entretanto, o sotaque e expressões podem ser marginalizadas ou tratadas de forma preconceituosa em outras regiões do país, por se tratar de uma região que historicamente sofre com a pobreza e demais problemas ambientais, demonstrando uma certa ignorância por parte de demais regiões e brasileiros.  
Exemplo de palavras e expressões da região.
• mangar = zombar de alguém.
• aperreado = angustiado, estressado.
• vôte = vou te esconjurar, vou te amaldiçoar.
• ixi Maria = interjeição de espanto, contraindo o termo Virgem Maria.
• jerimum = abóbora.

Outros materiais