Buscar

PAPER%2004.07.2020

Prévia do material em texto

2 
 
2 
 
 	 
 
ANÁLISE DA ARMAZENAGEM, DA 
MOVIMENTAÇÃO, E DOS TRANSPORTES DE 
PRODUTOS E SERVIÇOS LOGÍSTICOS 
 
 
Acadêmicos¹ 
Tutor Externo² 
 	 
 
RESUMO 
 
 
Palavras-chave: Logística. Transporte. Gestão . 
 	 
1. INTRODUÇÃO 
 
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise dos processos logísticos, em específico armazenagem, movimentação, e transporte, trazer mais aprofundado a importância de cada um e também como dever ser gerindo. Tendo Em vista o crescimento do setor logístico no Brasil e no mundo, e também a mudança da maneira com que ela é vista por empresários. Vamos entender como devem ser feitas as melhores escolhas, quando vamos contratar um serviço de armazenagem ou de transporte, como escolher os melhores equipamentos, evitando ociosidade, desgaste, perda de tempo e que posteriormente pode levar a perda de prestígio de clientes e pôr fim a perda de lucros. 
 
 
2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 
 
Se uma pessoa que viveu a 100 anos atrás acordasse hoje, com toda certeza ela ficaria bem surpresa com quanto o mundo mudou nesses anos. O homem que tinha decido do cavalo e recentemente começado a usar alguns carros, tinha começado a tirar do chão seus primeiros projetos de avião, não podia imaginar que um século depois tanta coisa teria evoluído. 
A tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana", afirma Thomas Friedman, colunista do The New York Times. E já segundo a autora Rosângela Silqueira afirma: 
 
 
Se voltarmos para o final do século XX e compararmos com a evolução tecnológica deste s1éculo, fica difícil acreditar que não estamos em um filme de ficção científica e sim no mundo real. Diante de tanta inovação na realidade atual, o que podemos esperar para as próximas décadas? Carros que andam sozinhos, casas conectadas através de celulares, chips com informações implantados no nosso corpo... Quais serão estas novas tecnologias? (HICKSON.2018) 
 
1 Jeferson Morosini. 
2 Guilherme Rabelo 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Tecnólogo em Logística (FLX) – Prática do Módulo III - 20/06/2020 
O mundo mudou e isso é um fato, a internet chegou para valer é globalizado ainda mais as coisas, as informações passaram a ser instantâneas, assim como também mudou o desejo das pessoas consumirem, a maioria das coisas se tornou praticante descartável, roupas são substituídas a cada estação, e todos os dias são lançadas tecnologias novas. As pessoas querem estar sempre atualizadas e é claro que as grandes indústrias sabem disso, e oferecem o que elas querem. 
Com todas essas transformações as pessoas perderam a paciência de ficar esperando semanas para receber uma encomenda, ou querer um produto e descobrir que ele não está disponível em estoque é aí então que entra a logística. Fazer os produtos chegam na hora certa aos clientes é apenas uma dos inúmeros benefícios da logística, armazenar matérias de forma correta e segura evitando que ultrapassam prazos de validade ou que se percam, transportar da for na correta e evitar que haja avarias ou atrasos, a logística deixou de ser vista como perda de tempo oi dinheiro é passou a ser uma grande aliada, de quem busca o sucesso. 
Um dos principais objetivos da logística é conseguir a criação de mecanismos para entregar os produtos ao seu destino final o mais rápido possível, o que reduz os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam as rotas de entrega, os meios de transporte, os melhores locais de armazenagem (armazéns), entre outros fatores que afetam a área. (MAXTON. 2019) 
 
 
 
 
2.1 OQUE É ARMAZENAGEM? 
 
A armazenagem apesar de se popularizar recentemente, não é algo tão novo assim, mas sem perceber os homens já vem fazendo isso a centenas de anos. De acordo Com Rodrigues (2003, p. 3637), Cerca de 3.000 a.C., os fenícios aprenderam com os egípcios a arte náutica e durante mais de 2.000 anos estabeleçam inúmeras colônias ao longo do mediterrâneo, dominando uma extensa de colônias, com base em armazéns e entrepostos comerciais. 
Em meio a tantas guerras que o mundo passou no último século, também se percebeu a importância da Armazenar, afinal, de anda admirava possuir soldados treinados se não houvesse alimento para eles, e não adiantava possuir armas de última geração se não houvesse munição suficiente. 
Ainda de acordo com Rodrigues(2003, p.39), por meio de recursos e modernas técnicas, essa situação primitiva originou um sistema de manuseio e armazenagem de materiais bem sofisticados, o que provocou redução de custos aumento significativo na produtividade e maior segurança nas operações de controle, com a obtenção de informações precisas em tempo real, além disse estudos apresentam a melhor localização dos produtos armazenando, além de um layout adequado que facilite o tempo com a movimentação de materiais. 
A armazenagem é uma forma mais fácil de manter os produtos disponíveis para os clientes, sempre que forem solicitados, seja em supermercados ou em lojas de roupa ela sempre está presente no dia a dia das pessoas. Para as indústrias então ela é mais importante ainda, pois pode definir a perda ou ganho de um cliente, e acabar manchando a imagem da empresa. 
 
2.2 A IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM PARA AS EMPRESAS 
 
Nos dias atuais as grandes indústrias investem milhões de reais em modernos espessos para guardar seus produtos. E saber gerir esses estoque e de estrema importância, afinal ninguém quer perder dinheiro e para isso não podemos ter produtos parados nas prateleiras ou sendo degradados pelo tempo em grandes armazéns. Muito pelo contrário os armazéns servem para ter produtos suficientes para atender os clientes quando eles solicitaram, visito que é muito mais rápido do que ter que fabricar o produto quando fosse solicitado, pois a matéria prima nem sempre está disponível, e existem produtos que tem uma sazonalidade específica, e não podem ser encontrados o ano Todo. 
No passado se perdia muito tempo e dinheiro com a perda de produtos e o extravio dos mesmos, a armazenagem veio para solucionar esses problemas, pois com ela e possível ter lugares específicos para cada tipo de produto, utilizando o PEPS (primeiro que entra primeiro que sai), dessa maneira evitasse que os produtos envelheceram no armazém, evitando perdas. 
Para Banzato et al. (2003, p. 80), o papel estratégico da gestão da armazenagem é: 
· A necessidade de espaço do armazém aumentou; 
· Os custos operacionais estão aumentando mais rapidamente do que o ganho; 
· Os custos da mão de obra mudaram significativamente; 
· O espaço disponível para realizar atividades as atividades do armazém diminuiu; 
· O congestionamento está aumentando; 
· Erros de expedição é outras medições de serviços diminuíram; 
· O tempo de ciclo de presídios diminuiu significativamente, 
· As instalações externas estão sendo utilizadas; 
· Ajustes de curto prazo são necessários; 
· As questões de gerenciamento e controle de estoque estão em alta. 
Através de estudos de venda em período anteriores, e possível a empresa programar a sua produção, saber o quanto precisa produzir e manter em seu estoque, para evitar perdas. Assim é possível programar o armazém para lhe atender da melhor forma possível, desenhar um layout que favoreça o acesso aos produtos quando for necessário. 
Sempre que se recebe um produto e preciso que seja feito conferência com a nota fiscal em mãos, para que seja conferido se o que está sendo recebido é realmente o que foi solicitando, e se está nas condições solicitadas, isso é, sem avarias. Após o recebimento do produto eles deve ser deslocado para área de armazenagem, onde deve estar em local arejado, protegido de insetos, ações do tempo como sol, vento, chuva ou umidade, deve se evitar o contato com o solo, e mantê-los em pallets, ou prateleiras até que sejam solicitados para a expedição. 
Deve-se ter sempre dentro dos armazéns uma área destinada para fazer testes, garantindo assim a qualidade dos produtos. Ultra grande vantagem de um armazém é que facilita muito os inventários, dessa forma a contagem dos produtos e mais rápida emais assertiva. 
Sempre que um produto for solicitado ele deve estar em fácil acesso, e pronto para ser expedido, antes do produto ser encaminhado para distribuição deve se realizar uma nova conferência, para saber se tudo está correto, se o produto está em perfeitas condições, e se é 
realmente o que foi solicitado. 
 
 
2.3 TIPOS DE ARMAZÉNS 
 
Existem vários tipos de armazéns veremos alguns exemplos a seguir: 
 
 
 
2.3.1 ARMAZÉNS DE COMMODITIES 
Servem para esticar produtos de grande volume ou que se danificam facilmente como madeira, algodão. Geralmente estocam apenas um tipo de produto. 
 
Figura: 1 
 
FONTE: Disponível em : https://agronewsbrazil.com.br/conab-realiza-1a-etapa-de-fiscalizacao-em-armazens/amp/>. 
Acesso em 6 de junho de 2020 
 
 
2.3.2 ARMAZEM DE ESTOQUE A GRANEL. 
 
Oferecem manuseio de produtos a granel, tais como líquidos, soja trigo, milho, arroz petróleo, entre vários outros 
 
Figura: 2 
 
 
FONTE: disponível em: < https://www.contabilidadenatv.com.br/2019/06/capacidade-de-armazenagem-agricola-ficaem-1695-milhoes-de-toneladas-no-2o-semestre-de-2018/>. Acesso em 06 de junho de 2020. 
 
 
 
 
2.3.3 ARMAZÉNS DE TEMPERATURAS CONTROLADA 
 
 
Armazéns onde a temperatura e a umidade podem ser controladas, geralmente para produtos químicos ou medicamentos, mas, também muito utilizados para alimentos, como carne laticínios. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Figura: 3 
 
FONTE: Disponível em:< https://www.superfrio.com.br/servicos/ > acesso em: 06 de junho de 2020. 
 
 
2.3.4 ARMAZÉNS GERAIS: 
 
 
Ficou claro que existem vários tipos de armazéns mas para que os produtos cheguem a fase de ser armazenados ou distribuídos, eles tem que passar muitos outros importantes processos, afinal, a cadeia logística é gigantesca, e para isso é preciso que haja um transporte eficiente e seguro, utilizando sempre o modal mais eficiente para aquela operação. Por este motivo veremos agora como o transporte influência nos processos logísticos. 
 
Figura: 4 
 
FONTE: Disponível em <https://www.penha.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/10881/codNoticia/282.3.IMA2857> Acesso em 04 de julho de 2020 
2.3.5 IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE 
 
No ano de 2018 o Brasil enfrentou uma das maiores greves da sua história, um momento onde os caminhoneiros resolveram parar seus caminhões nas estradas e reivindicar por melhorias nas suas atividades e a diminuição no valor de óleo diesel e pedágios. Não demorou muito e a crise já essa se instalando, jogo os supermercados estavam vazios, a gasolina já tinha acabando em todos os postos de combustíveis, e os que tinham um pouco de reserva, acumulavam falar quilométricas, além de muitos venderem a preços absurdos. O que muita gente percebeu foi que sem o transporte feito por caminhões o país simplista não conseguiram progredir. 
Segundo Gabriel Guedes no Brasil econômico 19 de Dezembro de 2018: 
O Brasil é um dos países mais dependentes de rodovias no mundo. Ao todo, 58% de suas mercadorias são distribuídas por meio delas por todo o território nacional, segundo dados do Banco Mundial. No caso específico dos combustíveis derivados do petróleo, chega a 90% o total da produção que depende do transporte rodoviário para escoar. 
Mas é claro que quando falamos de transporte não nos referimos apenas ao rodoviário. Existe outros tipos, que veremos a seguir. 
 
3.1 OS TIPOS DE MODAIS 
 
Os transportes são falsificados em: 
· Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário. 
· Aquaviário: marítimo e hidroviário. 
· Aéreo: aeroviário. 
 
3.1.1 TRANSPORTE RODOVIÁRIO 
 
É o mais comum no Brasil, está presente em praticamente todo o território nacional, utilizar caminhões para transportar produtos, que permite ter um acesso maior ao cliente, mesmo em áreas de difícil acesso. 
Transporte ferroviário 
Apesar de ser muito ultimado em muitos países, no Brasil não foi tão bem aproveitado como poderia, o transporte que utilizam vagões em cima de um trilho, sendo puxados por uma máquina, pode ter grandes vantagens, afinal, trens não pegam filas, e nem param em semáforos, apenas andam continuamente é quem estiver em seu caminho que pare para ele passar. São muito utilizados para puxar produtos agrícolas e de baixo valor agregado l. 
Apesar de ter boas vantagens, esse tipo de transporte também possui desvantagens, muito Às vezes pode ser lento, e a mercadoria deve ser levada até os terminais de embarque e depois deve ser retirada em outro terminal. No Brasil não existe muitas linhas ferroviárias, e um trem tem que parar para o outros passar. 
 
3.1.2 TRASPORTE DUTOVIARIO 
 
Utiliza a gravidade para transportar produtos a granel em dutos, geralmente uma alternativa barata que não polui para transportar óleo, gás eu até mesmo combustível. 
Como vantagem ele tem um fluxo contínuo de trabalho que pode funcionar 24 horas por dia. 
Porém, é de difícil manutenção em caso de vazamento e pode sofrer com erosões. 
 
3.1.3 TRANSPORTE AQUAVIÁRIO 
 
De acordo Com Novaes (2004, p. 152), “o transporte aquaviário, como sua denominação indica, envolve todos os tipos de transporte executado sobre a agua. Inclui o transporte fluvial, lacustre (aquaviário interior) é o marítimo “ 
 
3.1.4 TRASPORTE MARITIMO 
 
Segundo Castiglione (2007, p.117).” [...] responde por mais de 90% de todo transporte internacional”. 
Utiliza os portos de diferentes países para receberem é mandarem cargas para todo o Mundo. 
 
 
4 GESTÃO DE ARMAZÉNS E DO TRANSPORTE 
 
Alugar uma grande galpão e variados caminhões parece ser muito simples, mas, não é bem assim, se não houver uma boa gestão isso pode significar a perda de muito tempo e dinheiro, e até mesmo a falência da companhia, para isso veremos como fazer as melhores escolhas para cada necessidade. 
 
4.1 ESCOLHENDO O ARMAZÉM 
Toda empresário se sucesso sabe que estar perto do seu cliente pode ajudar muito no momento em que ele tiver que escolher entre você e a concorrência, o Brasil é e um país de dimensões continentais, por este motivo é muito difícil estar perto de todos os clientes, Mas, alguma coisa podem ajudar no momento de escolher onde se instalar. 
Segundo: (SALZANO, 2020) 
No Brasil, existem locais que já se consolidaram como grandes polos concentradores de atividades logísticas, como alguns municípios da Grande São Paulo (Barueri, Jandira, Guarulhos), eixo da rodovia Anhanguera (região de Jundiaí), São José dos 
Pinhais, no Paraná, Cachoeirinha e Canoas, no Rio Grande do Sul, Manaus no Amazonas e região de Contagem, em Minas Gerais, Recife para atender o Nordeste, entre outros. 
Porém conheço muitos centros de distribuição bastante lucrativos localizados fora dessas regiões como Uberaba, Cuiabá e Joinville, que, embora sejam centros de menor concentração populacional, apresentam demandas específicas a serem atendidas. O que definirá a lucratividade do investimento é a correta localização do centro de distribuição em função da necessidade específica de cada negócio. 
 
Escolher um local com fácil acesso a rodovias pode ajudar a distribuir os produtos casa o use o modal rodoviário, também é muito importante analisar se o os produtos sair distribuídos por via marítimo, caso sim, e bom considerar a proximidade com um porto. O mesmo vale para caso de usar de trem ou avião, sempre deve-se evitar longas distâncias até ferrovias ou aeroportos. 
Ainda segunda; (BEATRIZ, 2018): A localização precisa ser estratégica, mas isso nem sempre significa que o armazém vai ficar nas dependências da empresa. O local deve dar acesso rápido e fácil às vias que conduzam de forma eficiente os caminhões e carros que farão as entregas ou etapas de distribuição. 
Além disso, o local em que o armazém fica precisa ser amplo, o que não é possível de encontrar em qualquer bairro, por exemplo. Assim, a escolha em relação à localização deve levar em conta a fácil entrada e saída de cargas, assim como opções de vias que agilizem o tempo em transporte. 
 
4.2 ESCOLHA DO LAYOUT E DOS EQUIPAMENTOS CERTOS 
Também é necessário saber escolhes o desenho do seu armazém, conhecido como layout, através dele vocêirá saber como trabalhar, qual a maneira mais fácil de receber produtos, como ganhar mais tempo na hora de expedir. 
Segundo Gurgel (1996), os equipamento de movimentação devem ser selecionado obedecendo um plano de alimentação do fluxo de materiais e de produtos, para que, no final dos investimentos, se tenha um conjunto de equipamentos que atenda adequadamente as necessidades de toda a empresa. Por outro lado, a aquisição isolada de equipamentos visando atender a uma determinada área poderá ocasionar ociosidade dos equipamentos e não padronização dos mesmos. 
4.3 E-COMMERCE 
Nos dias atuais um grande futuro para as corporações que querem ter sucesso, e investir no comércio eletrônico (E-COMMERCE). QUE nada mais e do que vender pela internet, facilita para que os clientes adquiram seus produtos sem sair de casa, fazer com que as entregas sejam o mais rápido possível, sem que haja avarias e traça de pedidos. Esse é sem dúvidas um dos negócios que mais crescem nos últimos anos. Isso se tornou mais claro após a pandemia que Daí há o mundo durante o ano de 2020, o alimento as pessoas comprando pela internet fez com que muitas empresas migrassem para esse ramo. 
Conforme podemos ver na tabela a baixo, ouve um crescimento de 32 % no número de pessoas que realizaram a primeira compra on-line. 
Figura: 5 
 
FONTE: Disponível em < https://extra.globo.com/noticias/economia/coronavirus-commerce-registra-alta-de-30-nonumero-de-pedidos-24334544.html?versao=amp>. Acesso: 20\06\2020 
 
5. MATERIAIS E MÉTODOS 
 
No presente trabalho, utilizei uma pesquisa exploratória, com fontes secundárias: artigos científicos, internet e livro. 
Devido às medidas sanitárias, adotadas pelo governo no momento atual, realizei o trabalho individualmente para evitar a aglomeração de pessoas e exposição de lugares públicos, evitando assim a proliferação do covid-19. 
 
 
 
 
6.RESULTADOS E DISCURSÕES 
 
 
A logística para a indústria e para a sociedade se torna cada dia mais indispensável, e preciso investimento em mão de obra qualificada, ou seja, pessoas que tenham conhecimento em gestão, que saibam olhar para concorrência e a aprender com os seus erros e acertos. E preciso saber investir em locais adequado para colocar um centro de distribuição, ou simplesmente um armazém, é necessário investir em uma infraestrutura adequada, automatização de processos, equipamentos de qualidade, tudo para evitar perdas. 
O transporte é o carro chefe da logística, por este motivo deve sempre ser levado em consideração na hora da melhor escolha. É preciso saber escolher o melhor modal, qual vai ser mais útil para sua empresa. A logística deve ser pensada e administrada desde os insumos é matéria prima, abastecimento das fábricas, até a entrega ao cliente final. Apesar de parecer que tudo Isso gera custos altos, investir nos pretensos logísticos, traz um grande retorno, evitasse a perda se produtos e clientes, fazendo com que sua marca ganhe valor e confiabilidade. 
 
 
 
7. CONCLUSÃO 
 
Percebe-se através dos estudo que a gestão dos processos logísticos é extremamente importante para o crescimento e sobrevivência das indústrias e da sociedade. Em meio a pandemia do covid-19 Que atinge o mundo, ela demonstrou sua importância, distribuindo medicamentos e respiradores por tudo o mundo. A rápida crescente da necessidade de máscaras, álcool gel, respiradores, faz com que a demanda fosse tão alta que praticamente desapareceram do mercado, porém rapidamente empresas de produtos que são utilizados na fabricação dos mesmos aumentam sua produção, abastecendo as indústrias, que rapidamente abasteceram mercado, farmácias e hospitais. O investimento em logística elimina perdas com avarias, extravio de cargas, perdas de lotes por falta de controle, além da perda de clientes por não atender a demanda no momento solicitado. A logística deve ser pensada, planejada e principalmente estudada, investimentos devem ser feito, e empresários devem aprender a reconhecer a sua devida importância. Aqueles que investem em processos logísticos de qualidade com toda certeza estão na frente de seus concorrentes. 
 
 
REFERÊNCIAS 
 
HICKSON, Rosangela. O top da tecnologia século XXI. Hoje em dia, 28 junho.2018. Disponível em:< http://hoje.vc/1m29u) >. Acesso: 12 maio.2020. 
 
FRIEDMAN, Thomas. A tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/03/tecnologia-estaevoluindo-mais-rapido-do-que-capacidade-humana-diz-friedman.html. > Acesso em 06\06\2020. 
 
MAXTON. O que é logística e qual sua importância. Disponível em: https://maxtonlogistica.com.br/o-que-e-logistica-e-qual-a-sua-importancia/ Acesso em 06\06\2020. 
 
FRABASILE, Daniele. A tecnologia está evoluindo mais rápido que a capacidade humana. Época, 01 mar. 2018. Disponível em <https://bit.ly/30LljMC>. Acesso em: 13 jun. 2020 
 
HICKSON, Rosangela. O top da tecnologia século XXI. Hoje em Dia, 28 junho. 2018. Disponível em: <http://hoje.vc/1m29u>. Acesso em 06 jun. 2020. 
 
COELHO, Leandro. Oque é logística e qual a sua importância. Disponível em: 
<https://maxtonlogistica.com.br/o-que-e-logistica-e-qual-a-sua-importancia>. Acesso em: 13 jun. 2020 
 
GUEDES, Gabriel, greve dos caminhoneiros colocou Petrobras em xeque, e expôs dependência rodoviária, Brasil Econômico, 19 dez. 2018. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/2018-1219/greve-dos-caminhoneiros-retrospectiva.html>. Acesso em 13 jun. 2020. 
 
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 2 as. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 
 
CASTIGLIONE, José Antônio de M. Logística operacional: guia prático. São Paulo: Érica, 2007. 
 
SALZANO, Wagner, Localização se centros de distribuição, IMAM, dez. 2019. Disponível em: https://www.imam.com.br/logistica/especialistas/wagner-salzano/2353-localizacao-de-centros-dedistribuicao. Acesso em 13 jun. 2020. 
 
BEATRIZ, Ana, Tipo de armazenagem: saiba qual o mais adequado para sua empresa? Disponível em: https://bit.ly/2B8ef1P>. Acesso em 13 Jun. 2020.

Continue navegando