Buscar

PIM VI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
CLEIDETANA PENA LAERSON
RA: 1991950
GRUPO GAZIN
PIM VI
COLNIZA-MT
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA
CLEIDETANA PENA LAERSON
RA: 1991950
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VI
Apresentando como um dos pré-requisitos
 Para aprovação do bimestre vigente, no
 Curso Superior de Tecnologia em Gestão
 de Recursos humanos . 
COLNIZA-MT
2020
RESUMO
O Projeto Multidisciplinar Integrado VI tem como objetivo mostrar de forma clara e objetiva a organização de uma empresa, ressaltando a forma como a empresa encontra-se inserida no processo empreendedor aproveitando oportunidades para criar as mudanças, dentro das matérias: Modelos de Liderança atuando como base, será mostrada como a empresa aplica a liderança e as suas teorias, e em Plano de Negócios, utilizado como apoio veremos novos planos adequados, e em Ética e Legislação: Trabalho e Empresarial, definir o que venha a ser ética e etc. Elaborando o projeto com os resultados de pesquisas exploratórias de maneira pratica, os conhecimentos teóricos adquiridos no processo de ensino. Neste sentido destaca-se a empresa “GAZIN INDUSTRIA E COMERCIO DE MOVEIS E ELETRODOMESTICO LTDA” em pleno funcionamento no mercado de trabalho, que ao longo dos seus 54 anos foi se consolidando no mercado. Atuando no ramo varejo e atacado de moveis e eletrodoméstico, fabricas de colchões e estofados. No funcionamento da empresa o objetivo demonstra o conhecimento adquirido no decorrer do curso gestão de recursos humanos. 
Palavras-chave: Liderança – Planos- Negócios e Ética
ABSTRACT
The integrated multidisciplinary project VI aims to clearly and objectively show the organization of a company, highlighting the way the company is inserted in the entrepreneurial process, taking advantage of opportunities to create changs, within the materilas: Leadership Models acting as a base, it will be shown how the company applies leadership and its theories, and in Business Pan, used as support we will see new suitable plans, it is in Ethics and Legislation: Labor and Business, defining what may be ethical and etc. Preparing the project with the results of exploratory research in a practical way, the theoretical knowledge acquired in the teaching process. In this sense, the company “GAZIN INDUSTIA E COMERCIO DE MOVEIS E ELETRODOMESTICOS LTDA” is fully operational in the labor Market, which over its 54 years has been consolidating itself in the Market. Acting in retail and wholesale of furniture and appliances, mattress and upholstery factory. In the operation of the objective company demonstrates or knowledge acquired during the course of human resources management.
KEY WORDS: Leadership – Plan – Business and Ethics. 
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................6
2.MODELOS DE LIDERANÇA............................................................................7
2.1. As Teorias da Liderança.............................................................................7
2.2. Elementos de Atitude Criativa na Liderança............................................9
3.PLANO DE NEGÓCIO....................................................................................11
3.1. Impostos....................................................................................................11
3.2. Plano de Negócio da Empresa................................................................12
4.ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL......................13
5.CONCLUSÃO................................................................................................15
6.REFERENCIAS.............................................................................................16
7.ANEXOS........................................................................................................17
1.INTRODUÇÃO
 Este projeto integrado multidisciplinar tem a empresa Gazin para desenvolvemos o projeto geral a ser analisado com conceitos e técnicas baseadas nas teorias das disciplinas estudadas durante o bimestre. O Brasil vem aumentando o espaço e oportunidades para ramo empresário e empreendedor se expandir, através de planejamento e ações. Este projeto nos permite fazer um acompanhamento mais especifico sobre a empresa Gazin, de uma pequena empresa inaugurada em 1966, no interior do estado do Paraná em uma cidade chamada Douradina, atuando em 9 estados com 243 lojas, 5 industrias de colchão e estofados, 1 indústria de molas e 13 centros de distribuição de mercadorias e atualmente tem 7,5 mil funcionários.
 Segundo Chiavenato, a liderança é estudada a partir do conhecimento do comportamento das pessoas e que muitos traços da liderança fazem parte da personalidade do indivíduo. Já Lacombe “relaciona a capacidade de influenciar com a posição do líder na organização, para ele o líder é um hierarca de funções; as planeja, dirige e controla. A liderança é um processo que ocorre dentro de uma organização seja ela qual for. E com pesquisa verificamos o modelo de liderança e os conceitos aplicados na empresa.
 A importância de um plano de negócios que identifica oportunidades, desenvolvimento e rendimento satisfatório, os pontos fortes e os fracos, oferecido ao cliente, fornecedor e porque não ao concorrente. Pois segundo Biagio e Batocchio, “o plano de negócios determina uma linha central de atuação da empresa, levando o empreendedor a pensar no futuro do negócio, avaliar riscos e as oportunidades, clarificando as ideias e servindo como um excelente guia na tomada de decisões. ” 
 Ética e legislação: trabalhista e empresarial veremos a diferença entre ética e moral e do direito. Ética segundo Nalini (2006) “é a ciência do comportamento moral (costumes, regras, convenções estabelecidas por cada sociedade), dos homens em sociedade. É uma reflexão sobre a moral.
2.MODELOS DE LIDERANÇA
 Todos os integrantes de uma empresa já estão a par que devem seguir orientações, muitas das vezes do gerente ou até mesmo do diretor, onde o responsável deve ter a habilidade de conduzir aos seus colaboradores a atingir seus objetivos lhes confiados. Esse é o mentado do líder formal, que tem a capacidade de influenciar seus colaboradores. Já que um líder informal, não exerce liderança normativa, legalmente e nem sempre possui cargos importantes. Ou seja, e uma colaborador comum, inteligente, de comportamento ético, de domínio técnicos a respeito daquela área especifica. E tanto os líderes formais, quanto os líderes informais podem exercerem lideranças eficazes.
 
2.1 AS TEORIAS DA LIDERANÇA
· Teoria do traço de personalidade
 Pode ser considerado como uma característica estável, que faz com que os indivíduos se comporta de maneira especificas em determinadas situações.
 
 Figura 1
Teoria do traço de personalidade
	TOLERENTE
	DESCONFIADO
	EXTROVERTIDO
	INTROVERTIDO
	ABERTO
	RESERVADO
	DOMINANTE
	SUBMISSO
	AMIGAVEL
	HOSTIL
	RAPIDO
	LENTO
	SOCIAVEL
	TIMIDO
	ESTAVEL
	NERVOSO
 Na visão dessa teoria a liderança como resultado de combinar os traços, enfatiza qualidades dos líderes. Pois não era possível pensar em um processo de desenvolvimento de um líder, já que era impossível identificar características pessoais ou de personalidade para compreender a liderança.
· Teorias de Estilos de Liderança
 Refere-se aos estilos de comportamento que o líder adota nas diferentes situações. Existe três tipos: democrata, autocrático e liberal
· Liderança Democrática: preza por um ambiente agradável na empresa e zela pelo bem-estar de seus subordinados.
· Liderança Autocrática: o líder e quem dita as ordens, toda e qualquer decisão é tomada por ele sem a ajuda ou opinião de seus subordinados.
· Liderança Liberal: é
totalmente o oposto da autocrática, o colaborador tem toda e qualquer liberdade de tomar decisões e o líder age como auxiliador.
Estilo Democrático Estilo Autocrático Estilo Liberal 
 Líder
Líder
Líder
 
Subordinados
Subordinados
Subordinados
Figura 2
 A liderança é uma atividade que está diretamente ligada a pessoas, para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com o objetivo proposto pelo o líder, é fundamental que haja uma boa relação entre os envolvidos. Pois no Grupo Gazin a liderança predominante é a autocrático, onde muitas das vezes ele imponha seu poder autoritário sobre os seus subordinados. Para Daft (2016) a liderança continua evoluindo de acordo que as necessidades das organizações se modificam e dentre vários aspectos que se destacam nesse contexto, pode-se citar: as pessoas, metas e as influências. 
· Teoria Situacional de Liderança
 Identifica-se que o líder de alta performance se utiliza de diversas formas de líderes, adaptando de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emociona
Figura 3
Imagem disponível em: https://www.eximia.co/pt/2019/07/02/conceitos-chaves-de-lideranca-situacional/
 [..] ampliou-se a visão de que a liderança é relativa e de que são diversas as variáveis que podem fazer com que um líder seja eficaz, (Escorsin e Walger, 2017).
2.2. Elementos de Atitude Criativa na Liderança
 Em um estudo realizado por Sternberg (1999) sobre a criatividade sugere que existe uma série de elementos que envolvem tanto as habilidades para a execução das tarefas quanto à disposição em querer executa-las. (Livro texto modelos de liderança). São eles:
1. A redefinição de problema: Busca-se um olhar diferente das demais pessoas para aquele problema que, aparentemente, não se consegue resolve-se sob à ótica predominante.
2. O problema e a análise da ideia: Saber se sua hipótese de solução para o problema é a melhor ou não.
3. O convencimento dos outros: É necessário pensar como conseguir convencer as outras pessoas de que sua ideia é a melhor.
4. Percebendo os limites do conhecimento teórico: Faz-se necessário repensar a forma como o conhecimento teórico é exposto aos colaboradores.
5. Assumindo que risco calculados são necessários: que Riscos Ao assumir tais riscos, saber que estes podem trazer sucesso, assim como podem dar errado e, nessa circunstância saber como minimizar as perdas.
6. A vontade de superar obstáculos: Os líderes criativos dispõem-se a superar os obstáculos e enfrentar qualquer um.
7. A autoconfiança: Crenças do líder na própria capacidade de realizar a tarefa proposta.
8. A tolerância para incerteza: Entender que possa haver momentos de incertezas na condução de uma equipe.
9. A disposição para encontrar recompensas para as coisas que está motivada a fazer de qualquer jeito: Intrinsicamente motivados, buscam recompensas em diversos ambientes e ocasiões.
10. O crescimento intelectual e os estudos não param: Sua capacidade de liderança evoluiu à medida que acumula experiência.
 
 Todos os líderes que consegue praticar a liderança criativa criam ambientes nos quais o pensamento empreendedor e inovador venha florescer. A criatividade procura as oportunidades, abraça as ideias inovadoras.
“ O líder deve ser criativo e inovador, não apenas quanto a novos produtos ou serviços, mas principalmente com relação a novos equipamentos, tecnologias, políticas e procedimentos, arquitetura organizacional, cultura processos, contratos, desafios, e maneiras de fazer as coisas. Daí a sua adaptabilidade. Deve saber quando iniciar e quando estancar a inovação, no ponto certo e na hora exata. E isso requer argucia e muita imaginação, além de ampla visão da situação, das coisas e de negócio. ” (CHIAVENATO, 2015) 
3. PLANO DE NEGOCIOS
 Planejar se torna um dos passos mais importante para um empreendedor e pode definir o sucesso da empresa. Com o plano em ação, o empreendedor tem a oportunidade de visualizar possíveis erros e conhecer os pontos fortes e fracos de seu negócio. Podendo chegar ao mercado com mais segurança e eficácia.
 O grupo Gazin vem se mantendo no mercado através de suas ideias empreenderás, vem se transformando ao longo dos anos, de uma empresa tradicional, para uma empresa moderna e digital. Visando sempre em inovação proporcionando o bem-estar das famílias brasileiras. Além dos benefícios para a empresa, a transformação digital da Gazin proporciona mais satisfação clientes, e as receitas da empresa vai só subindo com essas mudanças. Com a transformação digital, a tecnologia auxilia qualquer negócio tradicional a se tornar ágil, produtivo e vai aprimorando o negócio. Está sempre presente quando e onde o cliente desejar, seja lojas ecommerce ou virtual.
 Segundo Dornelas (2009) “Quando se fala em plano de negócio é natural que se ligue o tema à criação de novas empresas, que começam pequenas, sem muita estrutura e, aos poucos, vão tomando forma, sendo que algumas chegam ao sucesso”. 
3.1 IMPOSTOS
 3.1.2 Impostos Federais, Estaduais e Municipais
 Os impostos são valores cobrados de pessoas, seja ela física ou jurídicas correspondente sempre a alguma função ou patrimônio que retornam à população em formas de melhorias. O Brasil está entre os países que cobram mais impostos de seus colaboradores. Para ter se uma ideia, 38% da economia nacional é destinada ao pagamento de imposto.
 A seguir teremos uma base dos impostos gerados pelo grupo Gazin:
 Tipos de impostos Valores 
	IPI
	124.995
	ICMS
	87.566.317
	PIS
	7.356.937
	COFINS
	33.406.002
	IRPJ e CS
	34.648.526
	IOF
	3.420.041
	INSS
	28.571.443
	FGTS
	9.137.557
 Figura 4
https://www.obemdito.com.br/regiao/grupo-gazin-implanta-impostometro-na-fachada-da-empresa-em-douradina/24656/
3.2 Plano de Negócio da Empresa
 “ Se você imagina que criar uma empresa própria será a única forma de colocar em pratica seus ideais, e ao mesmo tempo acredita que seu sucesso pode tornar-se uma referência a ser seguida, tenha certeza de que vale a pena tentar. ” (Bernhoeft, 1997)
 O plano de negócio de uma empresa é uma ferramenta administrativa essencial, pois ele já tem um plano em mãos, tem como benefícios: testar a viabilidade de um negócio, captar recursos financeiro para a empresa, ter informações precisas, dar credibilidade, conferir as orientações junto aos gestores, organizar informações sobre o negócio e suas estratégias e conquistar novos sócios, recursos e clientes para o negócio. Os principais tópicos são:
· Sumario Executivo: Nesta etapa será preciso indicar os pontos mais importantes do plano, por isso e feito só na conclusão total do plano de negócio.
· Visão e Missão: É a trajetória que a empresa deseja alcançar e o impacto que o negócio terá na sociedade. 
· Descrição Geral da Empresa: O que é de forma objetiva, uma explicação ordenada e detalhe de qualidades e circunstâncias.
· Análise Estratégica: Identifica forças, ameaças, oportunidades e fraquezas da empresa, como na analise swot.
· Plano de Marketing: Pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os consumidores.
· Plano de Vendas: Onde é apresentado os serviços e produtos do seu negócio, além do preço e das informações sobre eles.
· Plano Financeiro: Essa área do seu plano financeiro deve contar em números, dados relacionado ao crescimento e faturamento, de forma calculada.
· Ramo de Atividade: É a área que está inserida no mercado.
· Mercado Consumidor: É um termo utilizado quando se refere aos consumidores ou à própria população economicamente ativa de um país.
· Mercado Fornecedor: É um tipo de provedor que traz os produtos ao seu alcance.
· Concorrência: É quando oferecemos aos nossos consumidores produtos de qualidade superior ou mais baratos que os nossos concorrentes.
· Produtos e Serviços: Produto, segundo prevê o Código de Defesa do consumidor é qualquer
bem, móvel, imóvel, material ou imaterial. Serviços é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo.
· Considerações Finais: É um relatório final de todo o conteúdo realizado na conclusão de um plano de negócio.
 Esses tópicos que foram apresentados colocados em pratica faram que a empresa tenha êxito em seu plano de negócio.
4.ETICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL
 
 Segundo VÁZQUEZ (2008) A ética e moral historicamente são constituídas pelo processo de mudança entre as sociedades e as épocas. “[...]as doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular pelo seu comportamento moral efetivo”.
 Na Gazin, os princípios éticos e morais sólidos são repassados, diariamente, a todos no grupo, fortalecendo vínculos e criando uma verdadeira sinergia positiva. “Os procedimentos éticos facilitam e solidificam os laços de parceria empresarial, quer com clientes, quer com fornecedores, quer, ainda, com sócios efetivos ou potenciais”. (Moreira, 2002)
 O direito é o sistema de normas de conduta e princípios criados por um conjunto de instituições para regular as relações sociais. Um fenômeno de regulação social de grande importância, ao mesmo tempo, de grande ambiguidade, pois se relaciona com inúmeros fenômenos social, como religião, política, economia, cultura, moral e a linguagem.
 Ética, direito e moral no Grupo Gazin é fundamental para a valorização da organização, pois está no convívio do dia a dia de seus colaboradores. Dentro dos valores e princípios estabelecidos pela Gazin, a ética estabelece que as ações e relações seja em verdade, integridade, transparência, honestidade, bem comum e justiça. Portanto, é preciso construir cultura organizacional ética forte e que essa cultura seja absorvida pelos colaboradores para que saibam como agir diante dos dilemas vivenciados no dia a dia. Pensado nisso, o Grupo Gazin pauta sua atuação no mercado nos mais rígidos preceitos de Compliance Mundial. A premissa é ter arraigado o dever de cumprir, estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos referentes as atividades da organização. Em resumo, Compliance não é mais diferencial para as empresas, mas pré-requisito para a sua sustentabilidade.
 O jeito Gazin de fazer negócios segue à risca esse pré-requisito através de suas ferramentas, que são:
· Códigos de ética e conduta;
· Canal de denúncia;
· Treinamento e desenvolvimento sobre ética organizacional;
· Programas de integridade;
· Due diligence de fornecedores.
 Pois bem, como demonstra a própria história da humanidade, a moral não somente se originada religião, mas também é anterior a ela. Durante milênios, o homem primitivo viveu sem religião, mas não sem certas normas consuetudinárias que regulamentavam as relações entre os indivíduos e a comunidade e, ainda que em forma embrionária, já tinham caráter moral. (Vázquez, 2008)
5.CONCLUSÃO
 Na finalização deste projeto multidisciplinar, podemos concluir que o aprendizado é de melhor aproveito, pode ser comparado com as situações real da empresa Gazin, a organização serviu de suporte para as pesquisas. Após pesquisas e estudos sobre Modelos de Liderança, vimos a relação dos modelos mais atuais inseridos no mercado de trabalho, pois ser líder é conhecer as qualidades de seus colaboradores, confiar em suas capacidades é saber delegar. No tema Plano de Negócio, tivemos uma dimensão de sua importância para qualquer linhagem de empresa, seja ela grande ou pequena. Da importância de montar um plano de negócio e suas características. Modelo de líderes e de sua importância dentro de cada empresa. Um líder que fixa as regras e define processos e metas a serem realizadas, sem consultar a equipe.
 Já em Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, a empresa mostrou sua ética por meio de valores que cultiva na cultura da organização, com total transparência. 
 
6.REFERENCIAS
BULCÃO, Renato, Modelos de Liderança – São Paulo: Editora Sol, 2012.
BERNHOEFT, Renato, como torna-se empreendedor em qualquer Idade. São Paulo: Nobel, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto, Gerenciamento com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. 5 Ed. Barueri: Manole, 2015.
DAFT, Rechard L., Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2016.
DORNELAS, Jose Carlos, Empreendedorismo – transformando ideias, 2009.
ESCORSIN, Ana Paula. ALGER, Carolina. Liderança e Desenvolvimento de Equipes. Curitiba: Intersaberes, 2017.
GARCIA, Solimar, Plano de Negócio – São Paulo: Editora Sol, 2012.
MOREIRA, Joaquim Manhães – A ética empresarial no Brasil – São Paulo- Ed. Pioneira Thomson Leatning, 2002.
NALINI, Jose Renato. Ética geral e profissional. 5 ed. São Paulo: RT, 2006.
 SANTANA, Marcio Antoni, Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial – São Paulo: Editora Sol, 2013.
STERNBERG, R.J (1999). A propulsion modelo f types of creative contributions. Review of General Psychology.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez – Rio de Janeiro- Editora Civilização Brasileira, 2008.
PESQUISAS ACADEMICAS - https://administradores.com.br/artigos/um-resumo-sobre-lideranca
PESQUISAS ACADEMICAS- https://www.grupogazin.com.br/empresa
	
7.ANEXOS
 
 Figura 1
Teoria do traço de personalidade
	TOLERENTE
	DESCONFIADO
	EXTROVERTIDO
	INTROVERTIDO
	ABERTO
	RESERVADO
	DOMINANTE
	SUBMISSO
	AMIGAVEL
	HOSTIL
	RAPIDO
	LENTO
	SOCIAVEL
	TIMIDO
	ESTAVEL
	NERVOSO
Estilo Democrático Estilo Autocrático Estilo Liberal 
 Líder
Líder
Líder
 
Subordinados
Subordinados
Subordinados
Figura 2
Figura 3
 Tipos de impostos Valores 
	IPI
	124.995
	ICMS
	87.566.317
	PIS
	7.356.937
	COFINS
	33.406.002
	IRPJ e CS
	34.648.526
	IOF
	3.420.041
	INSS
	28.571.443
	FGTS
	9.137.557
 Figura 4
	
18

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando