Buscar

da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Considere a seguinte citação:
“O paradigma e a política da educação inclusiva constituem-se como processos claramente delineados na história da educação especial. Há aproximadamente quatro décadas que as ideias integradoras, consubstanciadas no pensamento da não-segregação das pessoas com deficiência no ambiente escolar, vêm inspirando uma série de propostas e ações em vários países do mundo”.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial sobre o modelo clínico-terapêutico da metade do século 20 desenvolvido para as pessoas deficientes, leia as afirmativas a seguir:
I. Caracterizava-se pela subordinação da pedagogia aos ditames da ciência médica (e seus profissionais) no tratamento da deficiência.
II. A explicação da deficiência era buscada no indivíduo, por meio da investigação de fatores genético-hereditários;
III. A tarefa da educação especial seria a de desenvolver uma pedagogia terapêutica, com base em instrumentos e técnicas para descrever a deficiência e suas causas;
IV. A escola não teve papel significativo na construção de critérios para atribuir normalidade ao desempenho escolar dos alunos com deficiência.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0 B	I, II e III.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III estão corretas porque a “tradição contribuiu para a consolidação de um modelo de atendimento na educação especial caracterizado como pedagogia terapêutica, que envolvia a ação combinada e subordinada de professores especializados a profissionais da saúde”. (livro-base, p. 50) “O modelo clínico-terapêutico, vigente nas práticas desenvolvidas nesse período, caracteriza-se pela subordinação da pedagogia aos ditames da ciência médica (e seus profissionais) no ‘tratamento’ da deficiência. A explicação da origem da deficiência era buscada no indivíduo, por meio da investigação de fatores genético-hereditários, relativos às circunstâncias pessoais ou familiares. A tarefa da educação especial seria a de desenvolver uma pedagogia terapêutica, com base em instrumentos e técnicas para descrever a deficiência e suas causas”. (livro-base, p. 55). A afirmação IV é incorreta pois, ao contrário do que se afirma na proposição, a escola, sob a perspectiva da pedagogia terapêutica, ocupou-se da construção de critérios para atribuir normalidade ao desempenho dos alunos, com sofisticados mecanismos de seleção daqueles que não atendiam à organização da burocracia escolar: os conteúdos selecionados, a organização das turmas, o tempo da aprendizagem, as formas de avaliação e assim por diante. (livro-base, p. 50)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando