Buscar

Disciplina Diagnóstico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial 
	Avaliação:
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"No setor saúde, a flexibilização das relações de trabalho também tem proporcionado condições variáveis de trabalho, multiplicidade de vínculos e leque variável do gozo de direitos trabalhistas. Embora haja relatos de maior liberdade no tocante a negociações entre empregado-empregador, com respeito a salário, carga horária e direito a férias, é sabido que esta situação depende da demanda e oferta de profissionais" (BARALDI et al., 2019, s.p). Sobre a flexibilização da gestão educacional, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARALDI, Solange et al. Globalização e seus impactos na vulnerabilidade e flexibilização das relações do trabalho em saúde. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro,  v. 6, n. 3, p. 539-548, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462008000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9  set.  2019.
	a)
	A descentralização do poder (ou o compartilhamento dele?) pode se desdobrar em maior autonomia, maior liberdade (de comportar-se, de pensar, de criar), maior responsabilidade, participação nos processos decisórios, mais possibilidades de manifestação da criatividade por parte dos integrantes.
	b)
	A flexibilização da gestão só tem apresentado bons resultados. Amplificou o sentido de condições variáveis de trabalho, multiplicidade de vínculos (empregatícios ou não) na gestão das pessoas. Salários mais altos, ambientes de trabalho mais adequados ao desempenho das atividades profissionais também têm caracterizado a flexibilização.
	c)
	As demandas atuais requerem profissionais que apresentem menor flexibilidade funcional e menos autonomia. Além disso, baixa capacidade de inovar e preferência por atividades feitas de modo individual. Já não é mais necessária a capacidade de desempenhar múltiplos papéis, realizar diversas atividades e de encontrar soluções para problemas.
	d)
	A flexibilização da gestão tem sido caracterizada por menor flexibilidade hierárquica, já que a horizontalidade está sendo reduzida. Também equivale à menor diversificação das relações de trabalho dentro da escola e dos contatos entre os profissionais dela com outras instituições.
	2.
	Segundo Conceição e Zamora (2015, p. 713), "a Psicologia, em seu exercício junto às instituições escolares, cumpre sempre um papel político. É mister a ampliação e o aprimoramento das ações institucionais que intervenham para garantir a inserção de políticas de acesso e permanência, que superem o caráter meritocrático e promovam um espaço acadêmico mais democrático, aumentando as oportunidades de estudar". Diante do papel político dos psicólogos que trabalham nas escolas, assinale a alternativa CORRETA sobre o que fazer diante da notícia de que haverá o fechamento da escola pública a mando de um representante político:
FONTE: CONCEIÇÃO, Viviane Lima da; ZAMORA, Maria Helena Rodrigues Navas. Desigualdade social na escola. Estud. psicol., Campinas ,  v. 32, n. 4, p. 705-714, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400705&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 fev. 2020.
	a)
	Submeter-se prontamente à sanção determinada pelo representante político. Os profissionais que trabalham na escola devem procurar outro emprego, ou transferência para outras escolas, e as famílias devem procurar outra escola para as crianças.
	b)
	Professores e demais profissionais da escola devem apresentar resistência à determinação emitida pelo representante político. Quanto aos alunos e à comunidade, não devem participar desse processo, pois é de responsabilidade exclusiva dos profissionais.
	c)
	A escola pode instigar a participação da comunidade do entorno escolar diante dessa situação, dando enfoque às maneiras pacíficas de se fazer confrontação, por meio do diálogo entre as partes envolvidas (comunidade, escola e autoridades públicas).
	d)
	O psicólogo escolar deve estimular que a escola em questão seja invadida pela comunidade. Vandalismos ou violência para barrar decisões tomadas pelos governantes também são recomendáveis.
	3.
	Para Bruno e Nascimento (2019, p. 13), "[...] os desafios para a política pública de educação são: investimentos em tecnologia acessível em espaço inclusivo; promover a articulação entre os professores da Educação Especial e do Ensino Comum; a oferta dos recursos de TA [Tecnologia Assistiva] nas salas de aula, bem como a formação desses professores para o uso das tecnologias para todas as pessoas com deficiência". Tendo em mente a política nacional de educação especial, mais especificamente no que toca à acessibilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A acessibilidade urbanística e arquitetônica, se reflete nos mobiliários e equipamentos, nos transportes e na comunicação/informação, bem como uma articulação intersetorial na implementação das políticas públicas. Portanto, o aluno com surdez não requer cuidados com a acessibilidade, já que consegue se deslocar sozinho pela escola.
(    ) O intuito da educação inclusiva é remover barreiras, sejam elas extrínsecas, sejam intrínsecas aos alunos, buscando todas as formas de acessibilidade e de apoio de modo a assegurar e, principalmente, garantir providências para efetivar ações para o acesso, ingresso e permanência bem-sucedida na escola.
(    ) São exemplos de tecnologia assistiva na escola os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização e sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NASCIMENTO, Ricardo Augusto Lins do. Política de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visual. Educ. Real., Porto Alegre, v. 44, n. 1, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100206&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jan. 2020.
	a)
	F - V - F.
	b)
	V - F - F.
	c)
	F - V - V.
	d)
	F - F - V.
	4.
	"Só porque um homem carece do uso de seus olhos não significa que ele não tem visão" - Stevie Wonder. Esse famoso cantor, compositor e ativista social apresenta deficiência visual. No que concerne à deficiência visual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As pessoas com deficiência visual devem fazer parte da escola regular. Isso equivale a um ganho para a educação. Todavia, ainda existem barreiras à aprendizagem que atravancam o dia a dia de estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais. Por isso, é necessário que sejam mobilizados recursos (humanos, físicos, políticos) nas instituições educacionais.
(    ) Os professores têm empregado estratégias inadequadas nas aulas em que há presença de estudantes com deficiência visual. Dentre elas destacam-se: a leitura em voz alta dos textos trabalhados em sala, a leitura do que ela escreve na lousa e aumentar o volume da voz no intuito de compensar a privação da visão. Adaptações no currículo fazem com que o aluno com deficiência visual seja excluído do processo escolar. 
(    ) O cotidiano escolar de parte dos estudantes com deficiência visual é composto de situações de inclusão e de exclusão. A ausência de adequações curriculares para a acessibilidade resulta na exclusão do conteúdo, que é passado sinteticamente para eles. Sendo assim, ainda que a socialização desses alunos esteja sendo preservada, sua aprendizagem está sendo parcialmente negligenciada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.pensador.com/autor/stevie_wonder/. Acesso em: 29 abr. 2020.
	a)
	V - V - F.
	b)
	F - V - V.
	c)
	V - F - V.
	d)
	F - V - F.
	5.
	De acordo com Bruno e Nascimento (2019, p. 11), "a acessibilidade é direito que garante
à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social". Tendo em vista a educação inclusiva, articulada com as tecnologias assistivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem recursos que auxiliam na acessibilidade, como, por exemplo, uma bengala, um sistema computadorizado etc. Também pode-se citar, nesse sentido: brinquedos e roupas adaptadas, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, dentre outros. 
(    ) O atendimento educacional especializado (AEE) é o serviço da educação especial responsável por elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos. Sendo assim, o restante da instituição educacional não precisa se preocupar com a acessibilidade, já que essa é função do AEE.
(    ) As salas de recursos multifuncionais (SRMF) possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para os alunos que são o público-alvo da educação especial e que necessitam do atendimento educacional especializado (AEE) no contraturno escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V.
	b)
	V - F - F.
	c)
	F - V - F.
	d)
	V - F - V.
	6.
	"O êxito ou o malogro em tarefas específicas são, em grande parte, determinados pelas atribuições causais estabelecidas para os eventos que seguiram um comportamento do indivíduo ou de outros, portanto as atribuições causais influem nas expectativas e, por conseguinte, na motivação. Foram identificados quatro elementos atribucionais fundamentais relativos ao desempenho: a capacidade, o esforço, a dificuldade da tarefa e a sorte" (KAULFUSS; BORUCHOVITCH, 2016, p. 322). Levando em conta a influência da atitude dos professores quanto à aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, analise as sentenças a seguir: 
I- Os professores precisam estar atentos as suas próprias crenças e atitudes acerca de pessoas com deficiência, a fim de identificar preconceitos, ou pensamentos incongruentes com as políticas de inclusão, pois isso pode interferir na aprendizagem dos alunos. 
II- Alunos com deficiência intelectual também têm capacidade de aprender. Eles não ignoram os afazeres escolares, o que acontece é que as suas limitações não os deixam percorrer os caminhos do ensino sozinhos, eles precisam de apoio para se desenvolverem. 
III- O professor precisa focar nos alunos que querem aprender. Os estudantes que têm impedimentos na aprendizagem não têm perspectivas de progredir. Se o professor insistir em estimular esses alunos, estará prejudicando aqueles que querem e podem aprender. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KAULFUSS, Marco Aurélio; BORUCHOVITCH, Evely. Atribuições causais de professores para o sucesso e o fracasso em ensinar. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 20, n. 2, p. 321-328, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200321&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9  set. 2019.
	a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Na pesquisa que Branco e Almeida (2019, p. 63) fizeram sobre a avaliação da satisfação de estudantes público-alvo da educação inclusiva em cursos de pós-graduação de universidades públicas, "observou-se o conteúdo das respostas e falas dos participantes anseios para que as Universidades possam prover modificações estruturais, no tocante às mudanças de projetos universitários e, de forma preponderante, aspectos de mudanças socioculturais, de sorte a intensificarem a luta pelos direitos do público-alvo da educação inclusiva, dentro do contexto acadêmico. Os achados demonstraram que, mesmo em pequena medida, vale focar em debates para a remoção de preconceitos que ainda são identificados pelos estudantes no campo acadêmico, caracterizado pela barreira atitudinal". Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O único objetivo das mudanças arquitetônicas é possibilitar que todos os estudantes consigam se locomover dentro dos espaços educacionais. 
II- Muitas vezes, edifícios educacionais são pouco ou nada adaptados, proporcionando entraves para a efetivação da inclusão escolar.
III- Barreiras arquitetônicas estão relacionadas às adequações curriculares. É preciso que a instituição educacional se empenhe na eliminação dessas barreiras. 
IV- Acessibilidade também envolve as adaptações no mobiliário da instituição educacional (mesas e cadeiras que atendam às necessidades dos alunos). 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; ALMEIDA, Maria Amélia. Avaliação da satisfação de estudantes público-alvo da educação inclusiva em cursos de pós-graduação de universidades públicas. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 1, p. 45-67, maio 2019.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000100045&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 set. 2019.
	a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	8.
	Para que a política de inclusão se efetive satisfatoriamente, é necessário que várias mudanças aconteçam. Para Mariussi, Gisi e Eyng (2016, p. 449), "Com todas as mudanças na educação nas últimas décadas com vistas a uma escola inclusiva, tem-se um número maior de pessoas com deficiência no seu interior e, apesar de toda a controvérsia em torno do assunto, o fato é que cada vez mais estes estarão incluídos. Assim, deve-se buscar a efetivação de seus direitos, o que requer muito mais do que simplesmente efetivar a matrícula e frequentar a escola". Levando em consideração as mudanças atreladas à política de inclusão, analise as afirmativas a seguir:
I- É necessário que ocorram mudanças nos referenciais teóricos na compreensão das questões escolares, com vistas a promover o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade.
II- Além da mudança estrutural da escola, é preciso que aconteça mudança cultural, a fim de que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
III- São necessárias inúmeras mudanças, incluindo mudanças de caráter atitudinal, ideológico, social, e político. Elas abrangem os direitos humanos. 
IV- As mudanças mais urgentes estão ligadas à infraestrutura das escolas e às metodologias de ensino e de aprendizagem que sejam adequadas ao novo panorama educacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARIUSSI, Madalene Isabel; GISI, Maria Lourdes; EYNG, Ana Maria. A Escola como Espaço para efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 22, n. 3, p. 443-454, set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300443&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jan. 2020.
	a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	9.
	Para Santos et al. (2005, p. 109), "a matriz curricular é o espaço no qual o conhecimento deve ser sistematizado e organizado, de forma ágil e flexível, de forma a reduzir os limites entre o mundo do ensino e do trabalho. Essa construção deve atender aos princípios da flexibilidade, integração e autonomia do aluno no seu processo de aprendizagem". Sobre a flexibilização curricular atrelada à inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor precisa desenvolver habilidades e competências de planejamento e criatividade. Promove diálogos frutíferos com os estudantes, explorando e valorizando as experiências que eles compartilham com a turma, concatenando-as com os
conteúdos que estão sendo abordados.
(    ) Existem conteúdos isentos de sentido para estudantes. São estipulados por instâncias superiores. O discurso da inclusão abrange a flexibilização curricular e coloca o professor como o agente principal do processo. O professor pode desenvolver projetos e preparar materiais didáticos diferenciados.
(    ) A flexibilização deve abranger todos os eixos, e não apenas o currículo. Práticas pedagógicas e articulações entre professores também devem ser flexibilizadas. É necessário retirar alguns conhecimentos do currículo, para os alunos que não têm condições de apreendê-lo. Ao se esvaziar o currículo, aumenta-se o interesse do aluno pela escola.
(    ) Existem currículos marcados por abstrações, homogeneidade, invariabilidade. É inadmissível que estudantes com necessidades educacionais especiais ocupem o lugar de espectadores passivos. É preciso que eles tenha salvaguardados seus direitos de acesso à construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SANTOS, Ligia Amparo da Silva et al. Projeto pedagógico do programa de graduação em nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia: uma proposta em construção. Rev. Nutr., Campinas, v. 18, n. 1, p. 105-117, fev. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2020.
	a)
	F - V - V - F.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	V - F - V - F.
	10.
	De acordo com Lemos, Nunes e Salomão (2020), as dificuldades que são características nos quadro de TEA (autismo) não são limitações que impedem completamente interações com outras crianças ou pessoas. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta sintomas do TEA (autismo):
FONTE: LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias; NUNES, Laísy de Lima; SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Transtorno do Espectro Autista e interações escolares: sala de aula e pátio. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 26, n. 1, p. 69-84, mar. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 mar. 2020.
	a)
	Perda de peso e perda de apetite, falta de moderação, agressão, descontentamento geral, delírios, náusea, vômitos, problemas de coordenação e tremores.
	b)
	Desânimo diário ou tristeza, fadiga, falta de energia, dificuldade de se concentrar, de lembrar ou de tomar decisões, e sensação permanente de desesperança.
	c)
	Perda de consciência, tontura, tremores, suor, agitação, comportamento autodestrutivo, comportamento compulsivo, ansiedade, culpa, euforia e solidão.
	d)
	Alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
Parte inferior do formulário
	1.
	Lima e Bhering (2006, p. 575) pontuam que "a avaliação, mesmo que desencadeada por instrumentos previamente estipulados, é um processo, e não deve ser tomada como um produto final, sem considerar a dinâmica das ações das instituições. Resultados estáticos representarão somente situações pontuais desenvolvidas em um dado momento, ao invés de retratar o trabalho da instituição. Na medida em que visa fomentar o crescimento e desenvolvimento de todos os envolvidos, adultos e crianças, e permeia a construção de situações educativas intencionais de qualidade". Tendo em mente a avaliação de práticas educativas na educação infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Sistema de Acompanhamento de Crianças propõe uma avaliação processual e contínua, atenta à experiência de cada criança, e visa promover as melhores respostas educativas a todas e a cada criança.
(    ) Os procedimentos avaliativos precisam de revisões, principalmente no que se refere aos parâmetros promocionais versus de retenção na mesma série.
(    ) Os parâmetros sobre como conduzir práticas didáticas e avaliação precisam se pautar nos pressupostos teóricos. As crianças não têm maturidade para ajudar o professor a selecionar práticas pedagógicas, tampouco metodologias avaliativas.
(    ) É importante dar voz às crianças, ouvindo as suas opiniões e sondando seus interesses, para poder melhor canalizar práticas didáticas valendo-se dessas informações para viabilizar a inclusão. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIMA, Ana Beatriz Rocha; BHERING, Eliana. Um estudo sobre creches como ambiente de desenvolvimento. Cad. Pesqui., São Paulo,  v. 36, n. 129, p. 573-596, dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 mar. 2020.
	a)
	V - V - F - V.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - V - F - F.
	2.
	"No caso dos professores do ensino regular, a inserção dos alunos com deficiências se faz de forma obrigatória, mediante o aparato legal, e o professor tem que dar conta dos alunos considerados normais e de alguns que apresentam deficiência. Um fator agravante é a manutenção do número de alunos (30 a 40 por sala), o qual, em geral, não diminui com a presença dos alunos com deficiência na sala de aula" (SILVA; ALMEIDA, 2011, p. 389). Sobre a palavra inserção, analise as afirmativas a seguir:
I- Por vezes, a inserção de crianças com necessidades educacionais especiais na escola regular acontece sem que a escola desenvolva condições físicas e de apoio favoráveis para recebê-las ou sem que objetive potencializar as habilidades destas crianças.
II- A segregação contribui para o preconceito a partir da inclusão apenas como inserção na escola, o que equivale a uma das formas de marginalização.
III- Apesar de a legislação apontar para os benefícios da inserção da criança especial nas escolas da rede regular de ensino, em muitas cidades e capitais brasileiras esta realidade não é uma prática comum.
IV- A fase atual da educação especial brasileira é denominada inserção. É a mais evoluída, e só pôde acontecer depois de plenamente superadas as fases de exclusão, segregação, exerção, integração e inclusão. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Nilson Rogério da; ALMEIDA, Maria Amélia. As características dos alunos são determinantes para o adoecimento de professores: um estudo comparativo sobre a incidência de Burnout em professores do ensino regular e especial. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 17, n. 3,p. 373-394, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2018.
	a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	"Para ser considerada inclusiva, faz-se necessário uma nova postura da escola comum, que propõe no projeto político-pedagógico ações que demonstrem a sua opção por práticas heterogêneas e favoreçam a integração social" (SOUTO, et al., 2010, p. 771). Sobre as práticas pedagógicas inclusivas, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: SOUTO, Maria da Conceição Dias et al. Integrando a Educação Física ao Projeto Político Pedagógico: perspectiva para uma educação inclusiva. Motriz: rev. educ. fis. (Online), Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 762-775,  set. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742010000300025&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2018.
	a)
	Camuflar as diferenças existentes entre os alunos, evitando falar sobre elas. Quando alguma criança mencioná-las, prontamente, chamar a atenção para o conteúdo curricular que estava sendo abordado antes do comentário emergir.
	b)
	Dar aos alunos a oportunidade de tomar decisões sobre o planejamento do trabalho acadêmico. Colocar em prática a cooperação durante a realização das atividades propostas.
	c)
	Oferecer atividades que possibilitem que diferentes graus de complexidade, assim
como conteúdos distintos, sejam trabalhados.
	d)
	Organizar a rotina da classe considerando o tipo de metodologia, atividades que serão realizadas e o apoio que determinados alunos podem necessitar.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	De acordo com Braz-Aquino, Ferreira e Cavalcante (2016, p. 259) "[...] observa-se que a inclusão escolar tem encontrado considerável receptividade entre os psicólogos e docentes [...], refletindo o discurso que o contexto acadêmico e a mídia têm feito acerca da importância da inserção de alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) na escola". Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I- A partir da nova legislação nacional acerca da inclusão escolar, é irrelevante observar a questão psicológica das crianças. Afinal, todas precisam ser inseridas na realidade escolar. Portanto, os psicólogos não podem contribuir nesse sentido. 
II- Os psicólogos podem colaborar significativamente para os conhecimentos sociocultural, familiar e mental das crianças com NEE, auxiliando consideravelmente na compreensão da situação desses alunos, e também na vida deles.
III- Os professores podem ser auxiliados pelos psicólogos no que se refere ao desenvolvimento do seu trato com os alunos. Os psicólogos possuem uma compreensão diferenciada sobre o desenvolvimento cognitivo e sociocultural. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRAZ-AQUINO, Fabíola de Sousa; FERREIRA, Ingrid Rayssa Lucena; CAVALCANTE, Lorena de Almeida. Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 36, n. 2, p. 255-266, jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200255&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2020.
	a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	d)
	Apenas a afirmativa III está correta.
	5.
	Olivati e Leite (2019) fizeram uma pesquisa sobre experiências de estudantes com TEA (autismo) nos ambientes universitários. Os resultados indicaram que eles tiveram dificuldades no que concerne ao estabelecimento de interações sociais, aos fatores socioemocionais, além dos desafios acadêmicos em si. Portanto, o interesse em realizar o curso superior se mostrou fundamental para que o universitário com TEA mantivesse a persistência em face dos obstáculos sociais, metodológicos e individuais. Desse modo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nem todos os professores possuem a real intenção de incluir estudantes com TEA. Isso acontece porque a sociedade ainda apresenta preconceitos nesse sentido. Parte dos professores possui uma visão negativa sobre as pessoas com TEA, e isso se reflete na forma pela qual as tratam. 
(    ) Muitas vezes, as pessoas com TEA são rotuladas como aquelas que não conseguem desenvolver habilidades sociais satisfatórias, ou isoladas. No entanto, há pessoas com TEA que interagem com os demais, sobretudo quando há mediação dos professores nesse sentido.
(    ) As pessoas com TEA são naturalmente isoladas, pois o processamento cognitivo delas é direcionado para a vida solitária. Já existem explicações científicas sobre os fatores neuronais e hormonais que fazem com que os autistas sejam necessariamente antissociais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OLIVATI, Ana Gabriela; LEITE, Lucia Pereira. Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 4, p. 729-746, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400729&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 mar. 2020.
	a)
	F - F - V.
	b)
	V - V - F.
	c)
	F - V - F.
	d)
	V - F - F.
	6.
	A palavra inclusão é usada com frequência nos discursos de professores, de pais de crianças com deficiência e nos textos que tratam da educação. A palavra inclusão significa "integração de um elemento num todo", e alguns de seus sinônimos são: "incorporação, inserção, introdução, colocação, integração". Nesse sentido, a inclusão educacional se refere a quais elementos? 
FONTE: https://www.sinonimos.com.br/inclusao/. Acesso em: 10 mar. 2020.
	a)
	Alunos oriundos de grupos considerados minoritários.
	b)
	Todas as pessoas, independente da aparência, do quadro de saúde, de questões econômicas, étnicas, religiosas, de gênero etc.
	c)
	Estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento e crianças que apresentam tendências homossexuais.
	d)
	Alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais.
	7.
	Para Carvalho (2001, p. 572) no "[...] repertório de valores, as idéias e os símbolos socialmente construídos de masculinidade e feminilidade estariam presentes, tanto quanto outras hierarquias ligadas à estrutura socioeconômica, às raças ou etnias etc. Se já são ativas e marcantes em sistemas de avaliação escolar mais formalizados, ligados à realização de testes, à atribuição de notas e à organização da escola em séries, essas hierarquias parecem tornar-se ainda mais poderosas nas chamadas "avaliações de processo", associadas aos sistemas de ciclos e não repetência, particularmente pela subjetividade e indefinição de critérios que costumam cercar a adoção desse tipo de mudança, em curso em muitas escolas brasileiras". Isso posto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Caráter dialógico na avaliação.
II- Avaliação Tradicional. 
III- Avaliação Formativa.
(    ) Supera o modelo avaliativo que se restringe a "transmitir-verificar-registrar". Dá abertura à formulação de diálogos e de trocas de ideias com os alunos. Assim, deixa-se de focar na transmissão e recuperação de informações repassadas durante as aulas para um movimento de construção coletivo do conhecimento.
(    ) Baseada em notas classificatórias, parte do pressuposto de que o currículo está pronto. Tende a utilizar poucas estratégias que possibilitem avanços na aprendizagem desses alunos. As práticas tradicionalmente escolarizadas costumam ser focadas na sistematização de conteúdos.
(    ) Considera mais o ser humano, na sua essência e potencialidades. O estudante é visto como membro social, que tem sonhos a serem alcançados. O portfólio é um exemplo dessa perspectiva de avaliação, pois permite levar em conta o processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, MARÍLIA PINTO DE. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Rev. Estud. Fem.,  Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 554-574, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2001000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2020.
	a)
	I - II - III.
	b)
	III - II - I.
	c)
	II - III - I.
	d)
	II - I - III.
	8.
	Em conformidade com Ciribelli e Rasera (2019, p. 12)  "[...] à escola, são possíveis dois caminhos, ou a instituição participa dos discursos normatizadores e contribui para que sentidos e significações rígidas e cristalizadas sejam construídas sobre o gênero e a sexualidade ou ela se compromete e assume a responsabilidade de criar novas significações sobre a diversidade sexual, não só dessexualizando as brincadeiras das crianças, mas também criando espaços nos quais os professores/educadores possam discutir e refletir sobre a diversidade". Diante do exposto, a proposta de educação inclusiva preconiza que as diferenças sejam encaradas na escola de que maneira?
FONTE: CIRIBELLI, Carlos José de Moura; RASERA, Emerson Fernando. Construções de sentido sobre a diversidade sexual: outro olhar para a Educação Infantil. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 39, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100102&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2020.
	a)
	Como algo valioso, que muito pode acrescentar na sala de aula, onde todos devem ter o direito de aprender e de participar,
sendo respeitados.
	b)
	Os profissionais da educação devem intervir para que os alunos diferentes se tornem mais parecidos com os alunos normais.
	c)
	De modo imparcial, já que a escola é representante e divulgadora da ciência. A ciência é caracterizada por neutralidade e imparcialidade.
	d)
	Como algo pecaminoso, que deve ser retirado das escolas, por meio da difusão de discursos normatizadores.
	9.
	Pereira (2017, p. 332) realizou um estudo sobre adolescência, aprendizagem, cognição, e tecnologia da informação, em que "[...] são tecidas algumas relações entre a intervenção psicopedagógica na adolescência e o uso das tecnologias digitais, de modo a ilustrar algumas possibilidades do uso dessas ferramentas atuais no processo de intervenção e motivação para a construção de aprendizagens com adolescentes". Tendo em mente a motivação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliações padronizadas tendem a somente asseverar, legitimar que crianças com deficiência não alcançam os mesmos escores que as demais. Essa legitimação não contribui para o desenvolvimento delas, nem para a motivação, nem para o processo de aprendizagem. Essas avaliações não contribuem para traçar uma previsão do que pode acontecer no desenvolvimento posterior dessas crianças. 
(    ) O emprego de jogos no ambiente escolar comumente traz bons resultados porque a criança tende a se sentir mais motivada quando o aspecto lúdico se faz presente. Os efeitos dos jogos enquanto ferramentas de ensino têm sido relevantes, tanto que merecem mais pesquisas. 
(    ) Procedimentos avaliativos padronizados com crianças que apresentam necessidades educacionais especiais e/ou deficiência devem ser mantidos. Até porque, se essas crianças têm baixos resultados nesses procedimentos, é por conta dos aspectos orgânicos da deficiência, e então, esse resultado que elas apresentam é o verdadeiro. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PEREIRA, J. S. Processos educativos na adolescência: possibilidades interventivas na clínica psicopedagógica por meio das tecnologias digitais. Rev. Psicopedagogia, v. 34, n. 105, p. 332-341, 2017.
	a)
	F - V - F.
	b)
	V - V - F.
	c)
	F - V - V.
	d)
	F - F - V.
	10.
	Ferreira, Muenchen e Auler (2019, p. 17) destacam alguns desafios relativos à organização do tempo para planejamento. "A abordagem temática requer uma organização espaço-temporal distinta da que, atualmente, predomina nas escolas. Mesmo assim, professores convictos do potencial de currículos pensados em torno de temas, planejavam nos finais de semana, após chegarem em casa das escolas. Aqui, o desafio vai muito além do estritamente pedagógico. Implica na luta política por políticas públicas para a educação". Tendo em vista os sentidos/significados da palavra "planejamento", analise as afirmativas a seguir:
I- Ato ou efeito de planejar. Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação. 
II- Ato ou efeito de perorar. Processo ou efeito de levar a termo; finalização, término, desfecho, epílogo. 
III- Determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando a realização de determinado projeto. 
IV- Ato ou efeito de improvisar(-se). Tudo aquilo que é feito ou dito sem preparação, sem ensaio prévio. Inopinado, repentino, imprevisto.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERREIRA, M. V.; MUENCHEN, C.; AULER, D. Desafios e potencialidades em intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 21, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172019000100311&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2020.
	a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	1.
	Para Pimenta (2019, p. 9), "o método TEACCH - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children -, criado em 1966 por Eric Schopler, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, é uma adaptação dos princípios da Teoria da Mente, em associação com a terapia comportamental, às pessoas com TEA e crianças com deficiências na área da comunicação. Esse método foi proposto para ser utilizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) do AEE, no Brasil". Disserte sobre as salas de recursos multifuncionais e sua finalidade.
FONTE: PIMENTA, Paula Ramos. Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Educ. Real., Porto Alegre,  v. 44, n. 1, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100205&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2020.
	Resposta Esperada:
*A SRM apresenta estrutura física, profissionais capacitados e demais condições necessárias para que os estudantes com NEE possam se desenvolver, aprender, interagir etc. *Esse ambiente costuma ser frequentado por crianças com NEE no contraturno escolar, em que a criança tem contato com complementos para as aulas que obteve na sala de aula regular. *Assim, o aluno não tem um mero reforço escolar, e sim, contato com serviços direcionados para as suas necessidades, bem como com materiais pedagógicos específicos, equipamentos especiais, tudo com o intuito de remover as barreiras que o impedem de aprender ou de interagir com os demais. *O objetivo é, portanto, facilitar a acessibilidade do estudante ao conteúdo e à construção do conhecimento.
	2.
	Branco e Almeida (2019, p. 59) fizeram um estudo sobre educação inclusiva, voltado à inclusão no ensino superior. A pesquisa deles envolveu entrevistas com estudantes de universidades públicas. "O sujeito (P2), com deficiência física, apresentou expectativa como fator positivo antes de ingressar no curso de pós-graduação, pois acreditou que encontraria um ambiente totalmente acessível por meio de uma acessibilidade arquitetônica e, sobretudo, atitudinal, que, por sua vez, atendessem as necessidades e potencialidade de todos. Todavia, diminuiu suas expectativas ao entrar no curso ao se deparar com lacunas no que se refere a barreira física e atitudinal que, por sua vez, poderiam ser evitadas com um planejamento concreto e consciente, com vistas a inclusão das pessoas público-alvo da educação inclusiva, na graduação e na pós-graduação". Diante do exposto, cite quatro itens que os edifícios para fins educacionais deveriam disponibilizar, com vistas à inclusão.
FONTE: BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; ALMEIDA, Maria Amélia. Avaliação da satisfação de estudantes público-alvo da educação inclusiva em cursos de pós-graduação de universidades públicas. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 1, p. 45-67, maio 2019.   Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000100045&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10  set. 2019.
	Resposta Esperada:
Espera-se que o acadêmico liste ao menos quatro desses aspectos: 
? Rampas. 
? Barra de apoio.
? Banheiro adaptado.
? Portas alargadas. 
? Extintores de incêndio localizados de modo que alunos com deficiência visual possam encontrá-los. 
? Os edifícios precisam apresentar características que permitam que todos os estudantes consigam se locomover dentro dos espaços educacionais. 
? Acessibilidade também envolve as adaptações no mobiliário da escola (mesas e cadeiras que atendam às necessidades dos alunos). 
? É preciso atentar para o lugar na sala onde os alunos se sentam, o posicionamento que o professor adota em suas aulas (que pode favorecer ou dificultar a leitura labial de alunos), o volume da voz do professor, a construção de materiais específicos.
	1.
	De acordo com Braz-Aquino, Ferreira e Cavalcante (2016, p. 259) "[...] observa-se que a inclusão escolar tem encontrado considerável receptividade entre os psicólogos e docentes [...], refletindo o discurso que o contexto acadêmico e a mídia têm feito acerca da importância
da inserção de alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) na escola". Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I- A partir da nova legislação nacional acerca da inclusão escolar, é irrelevante observar a questão psicológica das crianças. Afinal, todas precisam ser inseridas na realidade escolar. Portanto, os psicólogos não podem contribuir nesse sentido. 
II- Os psicólogos podem colaborar significativamente para os conhecimentos sociocultural, familiar e mental das crianças com NEE, auxiliando consideravelmente na compreensão da situação desses alunos, e também na vida deles.
III- Os professores podem ser auxiliados pelos psicólogos no que se refere ao desenvolvimento do seu trato com os alunos. Os psicólogos possuem uma compreensão diferenciada sobre o desenvolvimento cognitivo e sociocultural. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRAZ-AQUINO, Fabíola de Sousa; FERREIRA, Ingrid Rayssa Lucena; CAVALCANTE, Lorena de Almeida. Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares e Docentes acerca da Inclusão Escolar. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 36, n. 2, p. 255-266, jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200255&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2020.
	a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	d)
	Apenas a afirmativa III está correta.
	2.
	Fadda e Cury (2019, p. 7) explicam que "A relação entre esses pais e mães e seus filhos diagnosticados com autismo inicialmente caracterizou-se por sentimentos de esgotamento, solidão, desamparo e vulnerabilidade. Porém, a exploração dos significados desse relacionamento começou a despontar novos caminhos. O ditado 'é caminhando que se faz o caminho' simboliza perfeitamente o sentido que aponta para um com-formar-se, ou seja, formar (a relação) com o outro e não pelo outro. Não há respostas conclusivas para certas questões sobre o autismo. Entretanto, os progenitores pareceram se beneficiar com uma escuta atenta direcionada a eles, e provavelmente se beneficiariam mais se pudessem compartilhar entre si as experiências". Algo que costuma ajudar as famílias e as crianças com TEA é a obtenção de ajuda de determinados grupos. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O SAEDE (Serviço de Atendimento Educacional Especializado) auxilia as escolas no desenvolvimento de habilidades difíceis como a fala, a motricidade etc.
(    ) A Europa conta com diversas ONGs envolvidas com o autismo, porém, no Brasil, ainda não existem ONGs com esse intuito. 
(    ) A AMA (Associação dos Amigos do Autista), se une a várias instituições pelo Brasil que trabalham em conjunto com as famílias e as escolas para promover uma inclusão mais humana e com melhor qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FADDA, Gisella Mouta; CURY, Vera Engler. A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 35, n. spe, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000200202&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 mar. 2020.
	a)
	V - F - F.
	b)
	F - V - F.
	c)
	F - F - V.
	d)
	V - F - V.
	3.
	De acordo com Bruno e Nascimento (2019, p. 11), "a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social". Tendo em vista a educação inclusiva, articulada com as tecnologias assistivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem recursos que auxiliam na acessibilidade, como, por exemplo, uma bengala, um sistema computadorizado etc. Também pode-se citar, nesse sentido: brinquedos e roupas adaptadas, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, dentre outros. 
(    ) O atendimento educacional especializado (AEE) é o serviço da educação especial responsável por elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos. Sendo assim, o restante da instituição educacional não precisa se preocupar com a acessibilidade, já que essa é função do AEE.
(    ) As salas de recursos multifuncionais (SRMF) possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para os alunos que são o público-alvo da educação especial e que necessitam do atendimento educacional especializado (AEE) no contraturno escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V.
	b)
	F - V - F.
	c)
	V - F - F.
	d)
	V - F - V.
	4.
	Gomes (2014, p. 161) destacou que é necessário que a sociedade reflita sobre "[...] as relações que o sujeito estabelece com o entorno e o papel do conhecimento e das condições concretas de vida e de educação". Afinal, na fase da escolarização, muitas coisas vão sendo constituídas na vida das crianças: as necessidades, as motivações, os desejos, dentre outras facetas destacáveis na formação das subjetividades. Levando em consideração a relação que as crianças estabelecem com o conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Aqui no Brasil, no período colonial, o enfoque educacional estava sobre os indígenas e a população recém-chegada ao país. Tinha-se como objetivo central a educação de crianças, de modo a "domá-las", "moldá-las", segundo os propósitos do adulto. Para tanto, castigos e prêmios eram usados como meio de controle do comportamento.
II- Atualmente, o psicólogo escolar tem auxiliado nos processos educativos de crianças, uma vez que procura assessorar o professor na articulação entre a teoria de aprendizagem adotada e a prática pedagógica. Além disso, procura conscientizar pais e professores sobre necessidades básicas de crianças e adolescentes. O psicólogo ainda busca ser o mediador do processo reflexivo.
III- Nos anos 80, a educação de crianças preconizava que brincar era o centro do processo educativo. Acreditava-se que, através da brincadeira, a criança tinha a possibilidade de experimentar novas formas de ação, exercitá-las, ser criativa, imaginar situações e reproduzir momentos e interações importantes de sua vida, ressignificando-os. Essa abordagem foi substituída pelo cientificismo que desconsidera o brincar, ao dar primazia à memorização de conceitos científicos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, Cláudia Aparecida Valderramas. A relação sujeito-objeto e a unidade afetivo-cognitiva: contribuições para a psicologia e para a educação. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 18, n. 1, p. 161-167, jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:  27  jan.  2020.
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O planejamento no âmbito da educação voltado às questões atinentes à inclusão está diretamente vinculado à avaliação e ao Projeto Político-pedagógico. A educação de qualidade, e que respeita a manifestação da diversidade, apresenta algumas características. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O trabalho realizado por várias mãos (representadas por inúmeros e diversificados atores sociais), marcado por cooperação e solidariedade.
	b)
	A participação efetiva dos pais, pois a omissão deles têm gerado intolerância à diversidade por parte das crianças normais.
	c)
	Uma equipe de gestão escolar coesa e organizada, já que a educação de qualidade depende apenas dela.
	d)
	O comprometimento dos professores, pois são os únicos responsáveis por essa missão.
	6.
	Conforme Branco e Almeida (2019, p. 41), a acessibilidade envolve "como os estudantes transitam de um espaço para outro dentro do
campus, tais como: ter acesso a salas de aula, biblioteca, auditórios, restaurante universitário, setor de reprografias, dentre outros". Tendo em vista os elementos mudanças arquitetônicas com vistas à acessibilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ainda não são todas as instituições educacionais que possuem piso tátil, locais adaptados nos ambientes destinados à alimentação, rampas, barra de apoio, banheiro adaptado, extintores de incêndio em local acessível e portas alargadas causam embaraços para alunos que usam cadeira de rodas. 
(    ) A acessibilidade também abrange materiais didáticos adaptados (livros ou textos em braile, audiolivros, softwares e dispositivos específicos) e equipamentos. Eles precisam ser adquiridos pela escola, para que os estudantes com NEE consigam verdadeiramente participar das atividades. 
(    ) O lugar na sala onde os alunos se sentam, e o posicionamento que o professor adota em suas aulas é indiferente para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com NEE. Já a disponibilização de materiais específicos é determinante para a aprendizagem deles. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; ALMEIDA, Maria Amélia. Avaliação da satisfação de estudantes público-alvo da educação inclusiva em cursos de pós-graduação de universidades públicas. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 1, p. 45-67, maio 2019.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000100045&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:  10  set. 2019.
	a)
	F - V - F.
	b)
	F - F - V.
	c)
	V - V - F.
	d)
	V - F - F.
	7.
	Segundo Sass (2003, p. 1364) "a ideia de que as soluções psicopedagógicas de muitos problemas da educação escolar são novas, digamos, tal como têm sido difundidas a partir dos anos de 1980, esboroa-se à medida que analisamos esses problemas à luz das relações da psicologia com a pedagogia, no Brasil". Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA sobre a psicopedagogia:
FONTE: SASS, Odair. Problemas da educação: o caso da psicopedagogia. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 85, p. 1363-1373, dez. 2003.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22  abr. 2020.
	a)
	A psicopedagogia é realizada exclusivamente nos consultórios clínicos particulares e é voltada para o atendimento de crianças vítimas de abuso sexual ou de maus tratos. O foco é tratar a esfera emocional de tais crianças.
	b)
	O foco da psicopedagogia é a aprendizagem, e isso inclui os entraves que a afetam. Na verdade, o principal objetivo da psicopedagogia parece ser ajudar os estudantes que encontram dificuldades para aprender.
	c)
	A psicopedagogia quase caiu em desuso, em virtude dos altos índices de sucesso escolar vistos no Brasil a partir da década de 1980. As melhorias com a qualidade da educação elevaram o rendimento escolar dos alunos em quase todos os estados brasileiros.
	d)
	As crianças que costumam ser encaminhadas aos psicopedagogos são as chamadas de "arteiras", ou indisciplinadas. Não importa qual seja o rendimento escolar de tais crianças, em termos de aprendizagem ou notas.
	8.
	"O princípio da flexibilização curricular, que organiza a reforma do ensino médio levada a efeito pela Lei nº 13.415/2017, insere-se em um quadro conceitual mais amplo: o da aprendizagem flexível, concebida como resultado de uma metodologia inovadora, que articula o desenvolvimento tecnológico, a diversidade de modelos dinamizadores da aprendizagem e as mídias interativas; neste caso, ela se justifica pela necessidade de expandir o ensino para atender às demandas de uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva" (KUENZER, 2017, p. 337). Acerca do exemplo de flexibilização da formação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A flexibilização da formação, se refere a três pontos: nível (Médio ou Superior), modalidade de ensino (ensino a distância, semipresencial ou presencial) e local (instituições educacionais do Ensino Médio, universidades, faculdades, institutos educacionais de diferentes áreas do saber, escolas). 
(    ) A flexibilização da formação tem sido criticada porque prejudica o aluno em vários aspectos: autonomia, mobilidade, organização, estilos de aprendizagem, objetos de aprendizagem, transversalidade curricular, dinamicidade dos conteúdos e desvalorização de experiências e saberes prévios do aluno.
(    ) A flexibilização pedagógica propicia a democratização do conhecimento, respeitando as diferentes circunstâncias de vida dos estudantes, em termos de uma formação personalizada, e adaptada ao dia a dia do estudante. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KUENZER, Acacia Zeneida. TRABALHO E ESCOLA: A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200331&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 9 set. 2019.
	a)
	V - F - V.
	b)
	F - F - V.
	c)
	V - F - F.
	d)
	F - V - F.
	9.
	Pizzinga e Vasquez (2018, p. 130), apresentam uma discussão sobre a medicalização de crianças que estão nas escolas. Para eles, "profissionais de educação diversos, como professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, bem como aqueles que recebem encaminhamentos oriundos de escolas, devem estar atentos a esses diagnósticos médicos, no intuito de abordá-los com pensamento crítico, não deixando de levar em conta o contexto no qual as dificuldades surgem e as possíveis (e prováveis) variáveis não médicas envolvidas naquilo que é definido como problema médico. Evita-se, assim, o uso desnecessário e apressado de medicamentos, cujos efeitos colaterais ainda são incertos em longo prazo". Tendo em vista a relação entre o modelo médico e a psicologia, analise as sentenças a seguir:
I- O modelo médico interferiu na formação de psicólogos, na medida em que difundiu o caráter clínico e de profissional liberal do psicólogo, tendo, como centro da formação, disciplinas que enfatizam os conteúdos relativos ao psicodiagnóstico, às técnicas de exame psicológico, priorizando o atendimento individual do cliente, nos moldes do modelo médico de consultório.
II- A psicologia educacional e escolar passou a fazer uma crítica das perspectivas, muito presas ao modelo médico, e, assim, buscou uma abordagem biopsicossocial, o que levou para um novo sentido de atuação, que se apresenta comprometido com o desenvolvimento dos indivíduos, em todo contexto escolar, considerando fatores internos e externos aos alunos.
III- As novas perspectivas da psicologia educacional e escolar estão mais baseadas no modelo médico. Têm revelado concepção remediativa e classificatória, que desconsidera as demandas sociais, culturais, econômicas, políticas etc. Trata-se de um resgate às primeiras perspectivas em psicologia escolar, um retorno às origens epistêmicas e epistemológicas, estimulado pelas descobertas das neurociências.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PIZZINGA, Vivian Heringer; VASQUEZ, Henrique Romero. Reificação, inteligência e medicalização: formas históricas e atuais de classificação na escola. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. 1, p. 123-131, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100123&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jan. 2020.
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	Somente a sentença III está correta.
	c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Sob o ponto de vista de Carvalho (2012), os conceitos de ensino e de aprendizagem precisam ser repensados, considerando os aportes da psicanálise e das neurociências no que tange à educação. Tendo em conta as contribuições dessas correntes que permanecem exercendo influência nos entendimentos da educação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Neuropsicologia.
II- Psicanálise.
(    ) Reconhece a individualidade de cada aluno e que não existe modelo único, nem um sistema fixo de representações. Utiliza-se uma ética baseada no respeito às diferenças individuais como único meio de se atingir a igualdade social, a ética do respeito e do reconhecimento. O sujeito, que é um ser singular, único e dotado de um psiquismo regido por uma lógica específica, é também um indivíduo que participa das relações interpessoais e ocupa um lugar, estabelecendo laços com o contexto social no qual está incluído. 
(    ) Contribui na compreensão do funcionamento do sistema nervoso e sua aplicação na educação. Várias atuações e treinamentos de professores podem ser pautados no modelo neuropsicológico da aprendizagem, considerando, assim, todos os fatores que influenciam o processo ensino e aprendizagem. Fornece conhecimentos que podem ajudar a potencializar a aprendizagem, superando as limitações de cada aluno, reduzindo suas dificuldades e, principalmente, identificando as potencialidades latentes.
(    ) Está muito atenta para a relação que se constrói entre professor e aluno, que é o que estabelece as condições para o aprender, com vistas à transmissão e à apreensão do conhecimento. Cabe ao educador, na atividade educativa, a responsabilidade por construir e transmitir o mundo da convivência humana em que seu aluno está ou estará inserido. Esta é a tarefa daquele que quer educar, humanizar o mundo dos seres humanos e, de alguma maneira, implicar os sujeitos que o habitam.
(    ) Na escola, ela pode ser de grande ajuda para organizar programas de estimulação das crianças de modo a desenvolver as inteligências múltiplas dos estudantes. Afinal, mostra que cada aluno aprende de maneira específica, formando sua rede neuronal, de acordo com a interação com o ambiente educacional. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO. R. E. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
	a)
	I - II - I - II.
	b)
	II - II - I - I.
	c)
	II - I - II - I.
	d)
	I - I - II - II.
	11.
	(ENADE, 2018) A produção de documentos psicológicos é motivo de diversas queixas dos psicólogos, bem como de processos contra esses profissionais. Considerando os princípios norteadores da elaboração de documentos pelo profissional de Psicologia, determinados pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 007/2003, avalie as afirmações a seguir:
I- A linguagem dos documentos elaborados pelos psicólogos deve ser objetiva, coerente e consistente, devendo a expressão escrita do documento ajustar-se às características do destinatário.
II- O temor à exposição de dados sigilosos justifica a negação, por profissionais de psicologia, da produção de registros escritos sobre a condição psicológica dos pacientes. 
III- A coerência interna na redação de documentos psicológicos diz respeito à apresentação de informações correlatas entre a metodologia utilizada e a comunicação dos resultados observados. 
É correto o que se afirma em:
	a)
	I e III, apenas
	b)
	II e III, apenas.
	c)
	I, apenas.
	d)
	II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2017) O projeto político-pedagógico (PPP) compreende propostas e programas de ações planejadas para serem executadas e avaliadas com base em princípios e diretrizes educativas. Relaciona-se, ainda, às finalidades que cada instituição pretende alcançar, sendo um documento norteador das políticas escolares e também articulador das intenções, prioridades e estratégias para a realização de sua função social. Por sua vez, o currículo pode ser definido como conjunto de saberes produzidos na escola. Ele reflete todas as experiências relacionadas a conhecimentos que serão proporcionadas aos estudantes de determinado curso. Estes dois instrumentos ganham importância e relevância no processo educativo como norteadores das atividades escolares. A construção coletiva é embasada na gestão democrática, planejando-se as atividades escolares na busca do atendimento adequado da escola à comunidade em que está inserida. Assim, a escola deve cumprir seu papel social, que é formar para a autonomia e cidadania. Acerca dos temas apresentados no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- Na prática escolar, além do currículo explícito, há o currículo oculto, não aparente aos nossos olhos, porém muito significativo na vida escolar e na percepção do estudante.
II- No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão uma forma de definição das disciplinas e de distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
III- A elaboração do PPP e do currículo é atribuição exclusiva da equipe gestora da escola, de forma a inserir o currículo nas atividades educativas, visando atender aos estudantes de acordo com suas necessidades.
IV- Tanto o PPP quanto o currículo são planos que direcionam a escola na busca do cumprimento dos seus objetivos; devem ser flexíveis diante das necessidades de adaptação no cotidiano escolar e ser construídos e/ou reconstruídos constantemente, tendo em vista as mudanças na sociedade.
V- Ao realizar a mediação entre escola e comunidade, o currículo possibilita a construção da ação pedagógica por meio da articulação entre os conhecimentos construídos na prática social e transmitidos, organizados e transformados na prática escolar; por isso, o currículo, às vezes, apresenta divergências com o projeto político-pedagógico de uma instituição.
É correto apenas o que se afirma em:
	a)
	I, II e IV.
	b)
	I, III e V.
	c)
	I, II e III.
	d)
	II, IV e V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando