Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657386) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26003366
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A internet vem se expandindo no meio social, sendo considerada a mídia mais promissora desde o surgimento da televisão. Trata-se da mídia mais descentralizada existente atualmente. Ela tem sido usada de diversas maneiras e em diferentes níveis de intensidade, também está na educação em todas as modalidades, tanto por alunos como por professores, refletindo diretamente na qualidade do ensino. Diante do exposto, disserte sobre o uso da internet na educação: limites e possibilidades.
	Resposta Esperada:
A internet é um sistema global de redes de computadores interligados, traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços. Com a chegada da internet, defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Ensinar é gerenciar a seleção e a organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicação. Não podemos ver a internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos. A internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente.
	2.
	O conhecimento geográfico, durante e ao longo dos séculos XV-XVII, foi influenciado pelas grandes viagens de exploração que reavivaram o desejo de bases teóricas mais sólidas e de informação mais detalhada. As grandes descobertas não são a única causa dos progressos da geografia no Renascimento. As sociedades ocidentais experimentam um longo processo de racionalização que modificou profundamente as suas formas de organização social. As relações pessoais que estruturavam o mundo feudal substituíram-se, lentamente, por uma administração moderna. Disserte sobre o conhecimento geográfico nos séculos XV-XVII.
	Resposta Esperada:
*O Renascimento vai do século XV ao XVII. Neste momento ocorrem significativas mudanças. Na Europa, estas mudanças estão na origem do que viria a ser o mundo contemporâneo. A identidade das pessoas, de forte vinculação com o clã (tribo constituída de varias famílias subordinadas a um chefe hereditário) com a propriedade fundiária, passa a ter como referência o nacionalismo e o cultivo da própria individualidade. *O homem vai tornando-se, aos poucos, o centro das preocupações, possibilitando paulatinamente a instalação de mentalidade laica (o que se opõe à eclesiástica), a qual vai se desligando do sagrado e das questões transcendentais tão características da Idade Média. Essas mudanças afetaram todas as esferas sociais. *Na esfera econômica, o comércio e a manufatura tiveram grande expansão e o capitalismo substitui amplamente as formas medievais de organização econômica. Na esfera política, o governo central torna-se mais forte e viabiliza a consolidação do Estado, nova forma de governar. Na esfera religiosa, veremos a ascensão do protestantismo. Na esfera social, surge o que hoje chamamos de classe média, que assume um papel importante no campo da política e da cultura. *Na esfera cultural, o clero perde o monopólio do ensino e a teologia cede lugar à ciência na explicação do mundo. A sociedade renascentista é uma sociedade fascinada pela vida da cidade, pelo comércio e pelos prazeres terrenos. *A ideia de viver bem neste mundo passa a rivalizar com a promessa do paraíso. Ao se afastarem da orientação religiosa predominante na Idade Média, a sociedade que daí emerge vai discutir a condição humana na sua relação com o mundo, abrindo, assim, novas possibilidades de reflexão sobre questões políticas e morais e geográficas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando