Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial Geografia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657386) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25612790
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O conhecimento geográfico, durante e ao longo dos séculos XV-XVII, foi influenciado pelas grandes viagens de exploração que reavivaram o desejo de bases teóricas mais sólidas e de informação mais detalhada. As grandes descobertas não são a única causa dos progressos da geografia no Renascimento. As sociedades ocidentais experimentam um longo processo de racionalização que modificou profundamente as suas formas de organização social. As relações pessoais que estruturavam o mundo feudal substituíram-se, lentamente, por uma administração moderna. Disserte sobre o conhecimento geográfico nos séculos XV-XVII.
	Resposta Esperada:
*O Renascimento vai do século XV ao XVII. Neste momento ocorrem significativas mudanças. Na Europa, estas mudanças estão na origem do que viria a ser o mundo contemporâneo. A identidade das pessoas, de forte vinculação com o clã (tribo constituída de varias famílias subordinadas a um chefe hereditário) com a propriedade fundiária, passa a ter como referência o nacionalismo e o cultivo da própria individualidade. *O homem vai tornando-se, aos poucos, o centro das preocupações, possibilitando paulatinamente a instalação de mentalidade laica (o que se opõe à eclesiástica), a qual vai se desligando do sagrado e das questões transcendentais tão características da Idade Média. Essas mudanças afetaram todas as esferas sociais. *Na esfera econômica, o comércio e a manufatura tiveram grande expansão e o capitalismo substitui amplamente as formas medievais de organização econômica. Na esfera política, o governo central torna-se mais forte e viabiliza a consolidação do Estado, nova forma de governar. Na esfera religiosa, veremos a ascensão do protestantismo. Na esfera social, surge o que hoje chamamos de classe média, que assume um papel importante no campo da política e da cultura. *Na esfera cultural, o clero perde o monopólio do ensino e a teologia cede lugar à ciência na explicação do mundo. A sociedade renascentista é uma sociedade fascinada pela vida da cidade, pelo comércio e pelos prazeres terrenos. *A ideia de viver bem neste mundo passa a rivalizar com a promessa do paraíso. Ao se afastarem da orientação religiosa predominante na Idade Média, a sociedade que daí emerge vai discutir a condição humana na sua relação com o mundo, abrindo, assim, novas possibilidades de reflexão sobre questões políticas e morais e geográficas.
	2.
	Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade. Não se pode pensar na produção do Jornal Escolar apenas como um "fazer". O potencial da mídia escolar é muito grande para ser realizado sem um pensamento que o oriente. Diante do exposto, disserte sobre as cinco etapas de desenvolvimento da produção de um jornal escolar.
	Resposta Esperada:
Com o jornal é possível realizar exercícios de leitura, de reescrita, gincanas e debates sobre os conteúdos. Os mais pequenos poderão até colorir os desenhos publicados no jornal. Para que isto ocorra, é necessário que uma equipe no âmbito escolar esteja disposta a desenvolver este projeto educacional. O desenvolvimento desta produção passa por algumas etapas: a primeira  prevê que a coordenação pedagógica marque reuniões, para avaliar por meio de leituras os materiais que serão usados no jornal. A segunda etapa é caracterizada como aquela que promove o projeto com a comunidade. A terceira etapa define quem e como será efetivado o conselho editorial do jornal. A quarta etapa trata da organização da escrita com base no planejamento feito com o coordenador. Na última etapa é realizada a checagem e distribuição. O jornal deverá ter uma revisão que será feita pelo diretor e coordenador pedagógico, depois distribuído na escola e comunidade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando