Buscar

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HOMEOSTASE ou HOMEOSTASIA s.f. Fisiologia. Tendência de os organismos vivos manterem constantes seus parâmetros biológicos ante modificações do meio exterior. (Var: homeostase.) — O meio interno estável é regulado por processos corporais como: a respiração, a circulação e o equilíbrio do s líquidos do corpo. O sistema nervoso e os hormônios do sistema endócrino influenciam grandemente a homeostase. Todos os seres vivos mantêm certo equilíbrio de condições internas. Os cientistas acreditam que a homeostase indica o grau de evolução de um a espécie. Quanto mais estáveis os sistemas internos de um organismo, mais independente ele se mostra do meio externo. Por sua vez, quanto mais independente do meio externo, maior é seu grau de desenvolvimento. De acordo com o fisiologista francês Claude Bernard o " meio interno" foi definido como sendo composto de: sangue, linfa e líquido extracelular (LEC). 
 Este último banha as células e se contrapõe ao líquido intra celular. O sangue é o líquido contido dentro dos vasos sanguíneos (artérias e veias de vários calibres) e circula nos dois sentidos: do coração para a periferia (arterial) e da periferia para o coração (venoso). A linfa é um líquido contido dentro de vasos especiais denominados linfáticos e só circula n o sentido periferia para o coração. Assim, a linfa surge em vários pontos do corpo e se dirige ao coração onde se mistura ao sangue, passando a fazer parte deste. 
Em vários pontos do organismo a linfa surge da filtração capilar e banha as células ofertando-lhes os nutrientes necessários e, assim, podemos dizer que nenhuma célula recebe sangue, "diretamente", para sua sobrevivência e quem nutre as células é a linfa. Por outro lado, a linfa que penetra n os vasos linfáticos na periferia surge da filtração capilar e, por consequência, se forma a partir do líquido intersticial foi dividido ou denominado, no passado, por alguns autores: HACHARD chamou o líquido intersticial de canalicular (dentro dos linfáticos) e propriamente dito (entre as células);HEINDEHEIN o classificou como hemolinfa e finalmente outros o batizaram de intersticial ou LEC . O corpo humano é composto de vários sistemas s e órgãos, cada um consistindo de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo com o um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano, a qual os fisiologistas chamam de homeostase. 
 A homeostase (homeo = igual ;stasis = ficar parado) é uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos. O meio interno refere-se ao fluido entre as células, chamado de líquido intersticial (intercelular). Um organismo é dito em homeostase quando seu meio in terno contém: a concentração apropriada de substâncias químicas; mantém a temperatura; e a pressão adequadas. Quando a homeostase é perturbada, pode resultar a doença. Se os fluidos corporais não forem trazidos de volta à homeostase, pode ocorrer a morte. 
 Felizmente, o corpo apresenta muitos mecanismos de regulação(homeostática) que podem trazer o meio interno de volta ao equilíbrio. Cada estrutura corporal, do nível celular ao sistêmico, tenta manter o meio interno dentro dos limites fisiológicos normais. Os mecanismos homeostáticos do corpo estão sob o controle dos sistemas nervoso e endócrino.
 O sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estres se. O sistema endócrino é um grupo de glândulas que secretam mensageiros químicos, chamados de hormônios, na corrente sanguínea. Enquanto os impulsos nervosos coordenam a homeostase rapidamente, os hormônios atuam de forma mais lenta. Assim, podemos concluir que muitas doenças são o resultado da perturbação da homeostase corporal, quando o organismo não é capaz de controlar as alterações/disfunções corporais. O nosso organismo é uma máquina perfeita que necessita que cada variável esteja completamente ajustada para que o seu funcionamento ocorra de maneira correta. Se a temperatura está muito elevada, por exemplo, podem ocorrer alterações no estado mental, o comprometimento de órgãos e, até mesmo, a morte do indivíduo.

Outros materiais