Buscar

passei direto

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Segundo Paulo Nader este pagamento especial ¿é o ato de escolha da dívida a ser quitada, entre vários débitos vencidos. Ocorre tal situação, quando um devedor possui mais de uma obrigação líquida e vencida, de igual natureza, em face do mesmo credor e o pagamento se mostra insuficiente para a quitação de todas integralmente. Os débitos em aberto podem referir-se a uma relação obrigacional ou a mais de uma, mas sempre entre as mesmas partes¿. Este tipo de pagamento especial é chamado de:
		
	 
	Imputação em pagamento
	
	Compensação
	
	Dação em pagamento
	
	Sub-rogação
	
	Novação
	Respondido em 10/11/2020 19:33:03
	
Compare com a sua resposta: Diz-se mora quando a obrigação não foi cumprida no tempo, lugar e forma convencionados ou devidos, mas ainda poderá sê-lo, com proveito para o credor. Ainda interessa a este receber a prestação, acrescida dos juros, atualizados dos valores monetários, Cláusula penal etc. No inadimplemento absoluto a prestação não precisa mais ser cumprida.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Na responsabilidade civil, a indenização por dano moral
		
	
	É sempre dependente da comprovação do dano material.
	
	Prescinde da comprovação do dano material, mas com este é inacumulável.
	
	Não pode ser superior à indenização por dano material.
	 
	Pode ser cumulada com a indenização por dano material.
	
	Exige prévia condenação do causador do dano em processo criminal.
	Respondido em 10/11/2020 19:38:42
	
Compare com a sua resposta: a) O percentual cobrado a título de juros é devido para o caso de inadimplência relativa? Justifique. R: Sim. Conforme o art. 406, CC, deverá ser observado a regra do art. 161, §1º., CTN. b) Qual a modalidade de cláusula penal prevista no contrato? Justifique. R: trata-se de cláusula penal moratória, conforme estabelece o art. 411, CC. c) O percentual cobrado a título de cláusula penal é devido? Justifique. R: Não. Conforme art. 52, §1º, CDC, o máximo que poderá ser cobrado a título de cláusula penal moratória é 2% sobre o valor devido.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Lúcio por engano pagou a conta de água duas vezes. Foi até a empresa responsável pelo abastecimento e pediu o reembolso, a empresa falou que não iria reembolsar e nem abater da próxima conta. Qual a medida que Lúcio deve tomar:
		
	
	Lúcia entrará com ação de cobrança, pedindo a devolução do valor sem qualquer correção monetária.
	 
	Lúcio entrará com a ação de repetição de indébito, pois o direito brasileiro não permite ninguém enriquecer as custas de outrem;
	
	Lúcio entrará com a ação de petição de herança;
	
	Lúcio entrará com ação de dano moral, pois teve sua moral abalada em virtude do ato da empresa.
	
	Lúcio amargará o prejuízo, pois quem paga mau, paga duas vezes.
	Respondido em 10/11/2020 19:36:57
	
Compare com a sua resposta: A princípio não. Salvo existindo acordo entre as partes, por meio da compensação convencional.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A pessoa obrigada por dois ou mais débitos da mesma natureza, a um só credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem líquidos e vencidos. Essa forma de extinção das obrigações é conhecida por:
		
	
	transação.
	
	dação em pagamento.
	 
	imputação do pagamento.
	
	remissão de dívida.
	
	Pagamento indevido.
	Respondido em 10/11/2020 19:39:13
	
Compare com a sua resposta: trata-se de obrigação de dar coisa incerta. Como se sabe da regra, a coisa incerta não perece. Hélio poderá exigir o cumprimento da obrigação, ainda que o inadimplemento não tenha se dado por culpa de Rita diante da fungibilidade.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A pessoa obrigada, por dois ou mais débitos da mesma natureza, a um só credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem líquidos e vencidos. Essa forma de extinção das obrigações é conhecida por:
		
	 
	Imputação do pagamento
	
	Consignação em pagamento
	
	Dação em Pagamento
	
	Remissão
	
	Transação

Continue navegando