Buscar

Atividade 2: Plano de Aula - Estágio Plano Emergencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Completo: Luiz Fernando Kashihabara Correia
	RGM: 22898646
	Instituição: UNIFRAN
	Data:09/11/2020
	Curso: Letras Português e Espanhol
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola
ATIVIDADE 2 – PLANO DE AULA
Essa atividade envolve a elaboração de um Plano de Aula, que deve ser elaborado de acordo com as orientações para a elaboração da atividade, que você já deve ter lido antes de iniciar a construção do seu plano de aula. O plano de aula deve conter os seguintes itens:
	Tema:
A origem da Língua Espanhola e suas transformações.
	Objetivo(s):
Estudar a origem e transformação da língua espanhola;
Introduzir a estilística literária;
Conhecer os vocabulários herdados de línguas indígenas introduzindo o conceito de variação linguística regional.
	Conteúdo(s):
Ramificação do latim como língua originadora do espanhol, surgimento da língua espanhola, transformação temporal, influência literária e variação linguística cultural.
	Duração:
100 minutos (duas aulas)
	Atividades que serão desenvolvidas:
Atividades de sensibilização de países hispano falantes, atividade de conhecimento linguístico e cultural, e atividades literárias.
	Introdução
Apresentar um mapa mundial e indicar os países que tem a língua espanhola como língua principal atualmente. Num primeiro momento, como atividade de sensibilização, os alunos poderão se expressar em relação a quais regiões do mundo acreditam que o espanhol é sua língua principal. Após isso poderá ser indicado para os alunos corretamente quais são os países hispano falantes em nossa atualidade. A partir disso poderá ser desenvolvido o tema proposto sobre a origem desta língua.
	Desenvolvimento
Depois de introduzido os países hispano falantes, o professor poderá dar uma breve explicação do Latim como língua materna e como ela se ramificou para que surgisse posteriormente a língua espanhola. Após isso poderá ser fornecido uma explicação mais detalhada sobre a trajetória histórica da língua hispana para que se tornasse o que é falado hoje. Neste momento poderá ser estudado alguns breves textos literários de determinada época analisando algumas das características linguísticas e estilísticas deste período literário. É interessante também considerar alguns acontecimentos históricos que tiveram influência na composição da língua espanhola. 
	Fechamento
Depois de ensinado aos alunos a trajetória da língua espanhola e seu surgimento, poderá ser apresentado brevemente a influência que tiveram os povos indígenas no enriquecimento do vocabulário e cultura de países e/ou regiões hispano falantes. E por fim uma atividade para relacionar vocabulários específicos de um país e/ou região hispano falante.
	Estratégias:
Como estratégia de ensino poderá ser adotado diversos meios. Em vários momentos poderá ser usado a internet como uma rica fonte de pesquisa e interação, poderá nela ser apresentado o mapa mundial, a pronúncia de palavras em diversos sotaques e também referências de sites e vídeos para pesquisas em casa. No final da última aula os alunos poderão se organizar em grupos e realizar a atividade proposta sobre vocabulários específicos. 
	Recursos e materiais necessários:
Os materiais necessários para esta aula serão: Computador (internet), Projetor ou Display, folhas, cartolinas, lápis de cor.
	Avaliação e Autoavaliação:
Para avaliar se o objetivo da aula foi alcançado o professor poderá, ao final de cada explicação de conteúdo, fazer pequenos questionários apenas para distinguir o nível de dificuldade que os alunos tiveram em entender o assunto. Ao final das duas aulas poderá ser feito um bate-papo junto com a atividade proposta para relembrar e ressaltar algum ponto. Assim o professor conseguirá analisar como este tema se desenvolveu em alunos desta faixa etária e também poderá analisar o que pode ser melhorado ou até mesmo melhor explanado para posteriores aulas.
	Referências:
Universidade Federal de Santa Maria (2019). Estrutura Moraica do Latim ao Espanhol. Estudos em Fonologia – Uma homenagem a Gisela Collischonn. Santa Maria, Rio Grande do Sul. p. 185-193.
Romero Rangel, Laura. Innovaciones lexicográficas del primer diccionario de la Nueva España: el Vocabulario castellano-mexicano (1555) de Alonso de Molina. Universidad Nacional Autónoma de México.
Carolina Cuesta (2010). Enseñanza de la literatura: de teorías y lecturas. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/download/66/63.
Quais são os Países que Falam Espanhol? Disponível em: https://caianomundo.ci.com.br/paises-que-falam-espanhol/. Acessado em 09 de novembro de 2020.
Os Sotaques do Espanhol: Espanha ou América Latina? Disponível em: https://www.mosalingua.com/pt/espanhol-espanha-america. Acessado em 09 de novembro de 2020.
Alzenaide C. O. Salvador, Luana Vital dos Santos, 2007. O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA. UFRN.

Outros materiais