Buscar

QGE relatorio 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO – EXPERIMENTO 7
ESTUDO DE ÁCIDOS E BASES EM MEIO AQUOSO
Nome: Matrícula: 
1. Para cada substância testada (sólidos puros ou materiais diversos) mostre como foi feita a identificação da acidez, neutralidade ou alcalinidade da solução aquosa em questão.
Inicialmente foram usadas soluções tampão, com ph já determinado, para verificar como os indicadores reajam nelas. A seguir, foram preparadas soluções de NH4Cl ficou incolor em fenolftaleina (pH < 8,4), amarelo em vermelho de metila (pH > 5,8) e amarelo em azul de bromotimol (pH < 7,1), assim, se o pH esta entre 5,8 e 7,1. A solução deNa2SO4 apresentou os mesmos resultados que o NH4Cl. O Al2(SO4)3 ficou incolor em fenolftaleína (pH < 8,4) e rosa/ avermelhado em vermelho da metila (pH < 5,8), indicando que é ácido. Já o leite de magnésio, ficou rosa em fenolftaleína (pH > 8,4), indicação que é básico. 
GRUPO 1: substâncias sólidas puras
2. Para as soluções básicas, escreva a equação química da reação entre a espécie que atua como base e a água, indicando os pares de ácidos e bases conjugados.
Nenhum dos sólidos testados apresenta características básicas. O Na2SO4, entretanto, forma uma solução neutra. Isso ocorre pois é um sal de ácido e base fortes, que na hidrolise forma uma solução neutra.
3. Para as soluções ácidas, escreva a equação química da reação entre a espécie que atua como ácido e a água, indicando os pares de ácidos e bases conjugados.
NH4Cl + H2O ==== NH4(OH) + HCl e HCl + H2O ==== (H2O+) + (Cl-). Como o HCl é um ácido forte, ele ioniza, tornando a solução ácida. HCl é o ácido e Cl- sua base conjugado. Obj: NH4(OH) é uma base fraca, logo dissocia pouco. Al2(SO4)3 + 6H2O ==== 2Al(OH)2 + 3H2SO4 e H2SO4 + 2H2O ==== (2H3O+) + (SO4) 2-. Como H2SO4 é um ácido forte ele ioniza muito. Além disso, como o Al(OH)2 é uma base fraca, dissocia pouco, tornando o sistema ácido. H2SO4 é o ácido e (SO4) 2- sua base conjugado. 
GRUPO 2: materiais comerciais
4. Para cada um dos materiais investigados, indique o componente responsável pela reação acida ou básica observada e escreva a equação química da reação entre esse componente e a água:
Mg(OH)2 + H2O ==== Mg2+ + 2OH- . O hidróxido de magnésio fornece os íons OH- em meio aquoso, que são responsáveis pela basicidade.
Titulação Ácido-Base
5. Mostre os cálculos feitos para a titulação do HCl 1,0 mol/L com NaOH 1,0 mol/L. Explique o valor encontrado para a concentração do HCl. Ele se aproximou do valor teórico de 1,0 mol/L? Se não, forneça uma possível explicação para a divergência encontrada.
C1 V1 = C2 V2 , onde C1 é a concentração do HCl, V1 é o volume do HCl, C2 é a concentração de NaOH e o V2 é o volume de NaOH
C1 . 10 = 0,99 . 10,1 
C1 = 0,999 mol/L

Outros materiais