Buscar

Geografia Semana 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA – SEMANA 6
Pergunta 1 2 pts 
Nas imagens abaixo temos a apresentação de três dimensões visuais que devem ser desenvolvidas e ter suas capacidades representativas do espaço exploradas, permitindo que as crianças construam uma noção espacial de forma concreta.
	
	
	
	A
	B
	C
Considerando os tipos de imagens apresentadas, indique as afirmações verdadeiras e as falsas a partir de como elas podem ser descritas:
(   ) Em A está a visão oblíqua, porque é possível explorar o volume, as formas e as relações topológicas elementares.
(   ) Em B está a visão oblíqua, porque é possível representar a área total do terreno, a proporção, as formas e relações projetivas.
(  ) Em B está a visão frontal, ou chapada, e é possível explorar relações topológicas elementares.
(    ) B e C são visões as frontal e vertical, respectivamente, e é possível explorar as relações topológicas elementares e as formas.
(   ) Em C está a visão vertical e é possível explorar as relações topológicas elementares, calcular as áreas e identificar as formas.
(   ) A e C são as visões frontal e oblíqua e é possível explorar as relações topológicas elementares e fazer o cálculo exato das áreas.
(   ) Em B está a visão frontal e é possível explorar as relações projetivas, calcular as áreas das casas e explorar as relações topológicas elementares.
A sequência que expressa corretamente as proposições acima quanto a serem verdadeiras ou falsas é:
	
	V – F – V – V – V – F – F 
	
	V – F – F – F – V – V – F 
	
	V – V – V – F – F – F – V 
	
	F – F – V – V – V – V – F 
	
	V – V – F – F – V – F – V 
 
Pergunta 2 
A cidade tem sido um conceito trabalhado e explorado ao longo de todas as nossas atividades como uma produção social humana, uma produção e uma transformação do espaço que se estrutura como espaço de vivência. A imagem abaixo permite que, em uma sala de aula, o professor explore tanto as formas de uso do solo e a constituição do espaço urbano quanto o sistema de representação cartográfica.
Diante da imagem acima, o professor pode explorar com os alunos (avalie as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas):
(   ) As formas geométricas das áreas que são expressas em linhas e representam as pontes; os atributos naturais como o rio, porque está expresso por linhas; os usos do solo como as áreas verdes porque estão expressas em linhas.
(   ) As formas geométricas porque são expressas em áreas; as localizações de usos, como os correios e locais sagrados que são expressos em pontos; as vias de circulação e pontes porque são expressas em linhas.
(   ) As formas da natureza como os rios e espaços verdes que são expressos por cores convencionais; os usos do solo de estacionamentos porque estão expressos em pontos; os serviços urbanos, como táxi e correios, que estão expressos por pontos.
(    ) Os usos do solo como espaços sagrados que estão expressos por linhas; a direção da foz de um rio porque está expressa em área; as formas geométricas porque estão expressas em área.
(   ) Os pontos de desembarque no rio porque estão expressos em pontos e são chamados de pictográficos; as formas da natureza porque estão expressas em cores convencionais; os serviços urbanos (táxi, estacionamento e correios) porque estão expressos em pontos.
A sequência que expressa corretamente as proposições acima quanto a serem verdadeiras ou falsas é:
	
	F – V – F – V – F 
	
	V – V – V – V – F 
	
	V – V – V – V – V 
	
	F – V – V – F – V 
	
	F – F – F – F – F 
 
Pergunta 3
A autora Helena Callai, no texto “O município: uma abordagem geográfica nos primeiros anos da educação básica”, faz referência aos conteúdos fundamentais de um processo de ensino e aprendizagem. Esses conteúdos podem ser:
	
	conceituais, procedimentais e racionais. 
	
	conceituais, procedimentais e passivos. 
	
	metodológicos, categoriais e atitudinais. 
	
	conceituais, procedimentais e atitudinais. 
	
	metodológicos, procedimentais e categoriais. 
Pergunta 4 2 pts 
Nesta Semana 6, foi possível refletir sobre diversos elementos constitutivos de uma espacialidade local: o município como lugar, como conteúdo geográfico. Diante do exposto, podemos considerar o município:
	
	espacialidade que se constitui unicamente do rural, principalmente nos pequenos municípios. 
	
	espacialidade que integra a cidade e o campo em todos os lugares. 
	
	espacialidade que se constitui unicamente da cidade e que já não existe o rural, porque o Brasil é um país urbano. 
	
	espacialidade totalmente metropolitana, como a cidade de São Paulo, onde tudo está urbanizado. 
	
	espacialidade que pode se constituir da cidade, do campo e, neste último, pode haver expressões do urbano. 
Pergunta 5 
No vídeo-base “Bairro do Bom Retiro”, o narrador destaca elementos sociais, espaciais e culturais desse lugar. Esses elementos podem ser caracterizados como:
	
	sociais porque existem bolivianos nascidos no Brasil; espaciais porque nas ruas existem pessoas que vieram de vários países do mundo; culturais porque o Bom Retiro deixou de ser retirado. 
	
	sociais porque são muito violentos; espaciais porque até hoje a linha do trem é uma barreira; culturais porque apresentam diversas manifestações religiosas. 
	
	sociais porque mostram as relações de trabalho dos bolivianos; espaciais porque mostra a origem do bairro; culturais porque o bairro já não está isolado e há uma passagem entre o bairro e a malha urbana de São Paulo. 
	
	sociais tendo em vista os mapas dos loteamentos; espaciais devido aos palmeirenses e corinthianos; culturais em razão das famílias que vão à Pinacoteca e à Sinagoga. 
	
	sociais em decorrências das diversas nacionalidades de origem de seus habitantes; espaciais porque o Bom Retiro foi um bairro isolado e agora está integrado à estrutura urbana; culturais porque apresentam diversas manifestações religiosas.

Outros materiais