Buscar

aps processos biologicos

Prévia do material em texto

CÂNCER
O câncer é uma doença causada por uma falha da replicação do DNA. Sendo assim estamos falando sobre um conjunto de mutações nas células que apresentam uma divisão de mitose anromal causando o rápido crescimento das células e fazendo com que elas se tornem invasivas fazendo com que ocorra o processo de metástase onde a célula cancerosa sai do seu lugar de origem e vá para outros tecidos ou orgãos do corpo.
Seu desenvolvimento está relacionado a uma quantidade de alterações de atividades do ciclo celular. Ex: quando os inibidores reconhecem uma célula que não está saudável e impede que as outras células se dividem, sendo assim quando os inibidores não fazem suas atividades corretamente ele pode causar câncer. Da mesma forma se os reeguladores positivos estiverem mais ativos que o normal. 
CÉLULAS NORMAIS E CÉLULAS CANCEROSAS
·	Células normais sofrem apoptose (morte célular programada). Já células cancerosas não sofrem apoptose.
·	Células normais dependem de fatores de crescimento para crescerem em cultura fora do corpo, estando em uma placa de petri. Já as cancerosas não precisam de nenhuma proteína ou fator de crescimento.
·	Células normais quando percebem que não tem mais espaço para se dividir elas param. Já as cancerosas continuam se dividindo formando empilhamentos em camadas.
·	Células normais podem se dividir no mínimo em 40 vezes e no máximo 60 vezes antes de perder sua função de divisão e morrer. Já as cancerosas podem se dividir mais vezes por expressarem uma enzima chamada telemerase (enzima que pode produzir DNA).
ONCOGENES
Oncogenes é uma super ativação do regulador positivo, que se origina do proto-oncogene que sofreu por uma mutação, a qual apresenta uma produção fora do normal de crescimento descontrolado da célular, formando um tumor ou câncer.
SUPRESSORES DE TUMOR
Supressores de tumor são genes normais que retardam a divisão celular. As células podem ter seu desenvolvimento fora do controle quando os genes supressores de tumor não estão fazendo suas atividades corretamente, o que basicamente pode levar ao câncer. Supressores do Tumor também tem como função fazer com que a divisão celular não seja feita rapidamente, e quando uma mutação ocorre no gene supressor a divisão celular acaba saindo do controle.
QUAL O PAPEL DO P53 EM CÉLULAS SAÚDAVEIS
P53 tem como papel observar se existe uma possivel mutação durante uma replicação do DNA para um processo de mitose. Se caso houver alguma mutação durante esse processo o p53 ativa outras proteínas para resolver este problema, feito isso o p53 faz uma nova observação verificando se a mutação danificou a replicação do DNA, se caso danificou o p53 automaticamente impede que o processo de mitose continue, ativando então o processo de apoptose (morte célular programada).
Uma das proteínas mais importantes para impedir as mutações e o desenvolvimento do câncer é a p53.
Obs: O câncer pode ser desenvolvido por outros meios.

Mais conteúdos dessa disciplina