Buscar

Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Adilson de Lima Santos (2455675)
	Disciplina:
	Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649517) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	25236099
Parte superior do formulário
	1.
	Os sistemas real-time, ou sistemas operacionais de tempo real (RTOS = Real Time Operating Systems), definem uma categoria especial de sistemas operacionais, que são voltados para as aplicações em que é essencial a execução de tarefas em prazos compatíveis com a ocorrência de eventos externos. Por exemplo, se um paciente de UTI tiver uma variação importante nos batimentos cardíacos, o equipamento monitor deverá tomar uma ação, como ativar um alarme, em frações de segundo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta dois tipos de sistemas RTOS:
	
	a) Sistemas de Tempo Real Monoprogramáveis e Sistemas de Tempo Real Multiprogramáveis.
	
	b) Sistemas de Tempo Real Multiprogramáveis e Sistemas de Tempo Real Multitarefas.
	
	c) Sistemas de Tempo Real Crítico e Sistemas de Tempo Real Não Crítico.
	
	d) Sistemas de Tempo Real Monoprocessados e Sistemas de Tempo Real Multiprocessados.
	 
	 
	2.
	O sistema operacional, para permitir o funcionamento de um programa, terá que executar diversos processos, muitas vezes não percebidos pelo usuário. Por exemplo, ao executar o Internet Explorer, cada aba aberta cria um subprocesso, o qual será gerenciado individualmente e, mesmo que uma aba venha a travar, as outras continuarão trabalhando normalmente. Acerca dos processos computacionais, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao finalizar o processo que está executando o programa do Internet Explorer, consequentemente finalizará o subprocesso de uma aba aberta.
II- A thread é a divisão de um processo em dois ou mais processos que podem ser executados de forma concorrente, compartilhando a mesma área de dados do processo principal.
III- Ao criar um processo, o sistema operacional precisa alocar recursos de software, hardware e endereçamento.
IV- Os controladores são responsáveis por manterem as informações sobre os processos em execução.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	Os computadores modernos são constituídos de processadores, memórias, temporizadores, discos, dispositivos apontadores tipo mouse, interfaces de rede, impressoras e uma ampla variedade de outros dispositivos, cabendo ao sistema operacional fornecer uma alocação ordenada e controlada destes. Acerca do gerenciamento de recursos do sistema operacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O funcionamento de forma transparente entre todos os dispositivos do computador somente será possível se o sistema operacional garantir que eles sejam acessados e controlados conforme regras previamente estabelecidas.
( F ) Nos sistemas operacionais monousuários, não há necessidade de gerenciamento de recursos, uma vez que permite a utilização por apenas um usuário.
( F ) Tanto uma impressora como uma unidade de disco podem ser acessados de forma simultânea, cabendo ao sistema operacional o seu gerenciamento.
(    ) Quando um computador ou uma rede tem múltiplos usuários, a necessidade de gerenciar e proteger a memória, dispositivos de entrada e saída e outros recursos é muito maior.
(    ) A principal tarefa do sistema operacional é manter o controle sobre quem está usando determinado recurso, garantindo suas requisições, controlando as contas e mediando conflitos de requisições entre diferentes programas e usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V - V. talvez
	
	b) F - F - V - V - F.
	
	c) V - F - V - F - V.
	
	d) V - V - F - V - F.
	4.
	Arquiteturas de hardware específicas são cada vez mais desenvolvidas pelas empresas de tecnologia, com objetivo de servir determinados nichos do mercado. Dessa forma, para acompanhar esse avanço, diversos tipos de sistemas operacionais são desenvolvidos com o objetivo de gerenciar essas arquiteturas e obter o máximo desempenho possível. Com relação aos tipos de sistemas operacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desenvolvidos para tarefas específicas, os sistemas embarcados podem ser aplicados, por exemplo, em semáforos ou dispositivos móveis, como os tablets.
(    ) Os sistemas operacionais de grande porte têm como objetivo principal o processamento de diversos arquivos de forma simultânea.
(    ) Utilizados em situações onde o objetivo é garantir que todos os eventos sejam atendidos, conforme suas restrições de tempo, os sistemas de tempo real são bastante importantes.
(    ) Desenvolvidos para a utilização em computadores pessoais, os sistemas Operacionais Windows e Linux, proporcionam facilidade de manipulação do computador.
(    ) O compartilhamento de arquivos, impressoras, banco de dados, entre outros, são viabilizados pelos sistemas operacionais desenvolvidos para servidores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V - V.
	
	b) V - F - V - V - V.
	
	c) F - F - V - F - V.
	
	d) V - V - V - V - F.
	5.
	Os sistemas multitarefas conseguem executar vários programas ou processos ao mesmo tempo, através de mecanismos que controlam os diversos processos. Estes possuem estados que identificam a situação em que se encontram. Qual é a transição de estado realizada pelo escalonador conforme a política de escalonamento definida no sistema operacional?
	
	a) Novo - Pronto.
	
	b) Espera - Pronto.
	
	c) Executando - Terminado.
	
	d) Pronto - Executando.
	6.
	Os Sistemas Operacionais estão sujeitos a um fenômeno chamado deadlock, situação em que ocorre um impasse, e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções, ou seja, ficam bloqueados. Acerca do fenômeno do deadlock, analise as afirmativas a seguir:
I- Para a ocorrência de um deadlock, é necessário que algumas condições sejam atendidas, a falha de alguma delas ensejará em sua inexecução.
II- As situações de deadlock podem ser tratadas pelo sistema operacional através de três estratégias: detecção e recuperação, evitar deadlock e prevenção.
III- Com a utilização de sistemas operacionais multiprogramas, as situações de deadlock não poderão ser evitadas, haja vista a grande quantidade de processos em execução.
IV- O deadlock pode ocorrer mesmo que haja somente um processo no sistema operacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	O modelo de arquitetura dos sistemas distribuídos tem como objetivo determinar a forma pela qual os componentes dos sistemas interagem entre si, além da maneira pela qual eles são mapeados numa rede de computadores. Também tem como finalidade garantir que sua estrutura atenda às demandas atuais e provavelmente futuras. Acerca do modelo de arquitetura cliente-servidor e suas variações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A arquitetura distribuída embasada em código móvel permite que um código seja enviado de um computador para outro, e possa ser executado no destino.
(    ) Os agentes móveis possuem a mesma utilidade do código móvel, mas com a vantagem de não oferecer riscos à segurança do sistema distribuído.
(    ) Um sistema distribuído é qualificado como cliente fraco quando se utiliza, por exemplo, de um thin client, o qual se conecta a um servidor de aplicativos responsável por realizar as tarefas mais relevantes.
(    ) Utilizando a tecnologia RMI (Remote Method Invocation), o programador pode desenvolver aplicações distribuídas usando linguagem Java, por exemplo os applets.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V -F - F.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	8.
	Os protocolos, na internet, servem para viabilizar a troca de dados entre computadores conectados na rede, permitindo a comunicação entre os processos ativos nesses computadores. Os protocolos definem regras visando à padronização, bem como possibilitando que equipamentos de diferentes fabricantes possam se comunicar. Considerando especificamente a comunicação via internet, existem alguns protocolos que são mais utilizados a nível mundial atualmente. Com relação aos protocolos mais utilizados na internet atualmente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É obrigatório utilizar o protocolo MPLS para comunicações na internet.
(    ) O protocolo Frame Relay é o mais utilizado na rede internet.
(    ) O protocolo IP é responsável pelo endereçamento de computadores na internet.
(    ) Os protocolos TCP e UDP são utilizados na rede internet.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - F.
	9.
	Navegadores de internet utilizam o cache para armazenar dados acessados em uma navegação web. Um dos objetivos é registrar os dados e informações utilizados recentemente pelos usuários. Existe uma configuração de servidor web a qual permite armazenar dados acessados e liberar o acesso ou não de usuários a determinados sites. Considerando essa configuração, com relação ao nome (ou nomes) que o servidor acaba recebendo, analise as opções a seguir:
I- Servidor particionado.
II- Servidor acoplado.
III- Servidor proxy.
IV- Servidor de arquivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção III está correta.
	
	b) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	c) Somente a opção I está correta.
	
	d) As opções II e III estão corretas.
	10.
	Nas redes locais e de longa distância os protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e UDP (User Datagram Protocol) são muito utilizados. A comunicação entre processos ativos num ambiente de sistemas distribuídos, é feita utilizando de protocolos de comunicação propostos pelo modelo OSI (Open Systems Interconection), que definiu o TCP e o UDP. Com relação ao protocolo TCP, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O protocolo TCP foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar aplicações que trafegam um volume de dados muito pequeno entre computadores.
	
	b) O protocolo TCP está posicionado na camada ou nível de aplicação do modelo OSI, com o objetivo de garantir uma comunicação segura na Internet.
	
	c) O protocolo TCP faz uso de portas para viabilizar a comunicação com aplicações, porém não faz uso de janelas deslizantes e nem mecanismos de sequenciamento de pacotes.
	
	d) O protocolo TCP é muito mais complexo que o protocolo UDP, sendo mais confiável também, mas tem como desvantagem inserir alto overhead na rede, podendo prejudicar o desempenho de certas aplicações.
	11.
	(ENADE, 2014) Os estados que um processo alcança podem ser modelados por meio do diagrama exibido a seguir. No diagrama de estados apresentado, as transições causadas pelo escalonador de processos são:
FONTE: TANENBAUM, A. S. Sistemas operacionais modernos. 3. ed. São Paulo: Pearson do Brasil, 2010.
	
	
	a) 1 e 3.
	
	b) 2 e 4.
	
	c) 2 e 3.
	
	d) 1 e 2.
Parte inferior do formulário

Outros materiais