Buscar

prova descritiva anato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Muitas vezes temos intervalos longos entre as refeições e não necessitamos que o sistema digestório esteja continuamente ativo. Em vez disso, cada etapa no processamento é ativada à medida que chega a um novo compartimento no canal alimentar. A chegada do alimento desencadeia a secreção de substâncias que promovem o próximo estágio da digestão química, bem como contrações musculares que impulsionam o alimento ao longo do canal. De modo semelhante, a chegada do alimento no estômago desencadeia o revolvimento e a liberação de algumas substâncias. Quais são essas substâncias liberadas quando o bolo alimentar chega no estômago? E qual o seu papel na digestão? FONTE: CAMPBELL, N. A.; REECE, J. B.; URRY, L. A.; CAIN, M. L. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed. ( * Máximo 4000 caracteres )
O bolo alimentar sofre ação do suco gástrico, uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas digestivas. O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago. O ácido clorídrico tem um pH extremamente ácido, atua na desnaturação das proteínas (facilitando sua digestão), facilita a absorção de cálcio e ferro pelo organismo e destrói milhares de bactérias.
2.A síntese e a decomposição do glicogênio são fundamentais não só para a armazenagem de energia, mas também para manter o equilíbrio metabólico por homeostase da glicose. Nos seres humanos, a faixa normal para a concentração de glicose no sangue é de 70 a 110 mg/100 mL. Visto que a glicose é um combustível importante para a respiração celular e uma fonte essencial de esqueletos de carbono para a biossíntese, a manutenção de concentrações de glicose no sangue próximas dessa faixa normal é crucial. A homeostase da glicose depende predominantemente dos efeitos antagônicos (opostos) de dois hormônios: insulina e glucagon. Explique qual a relação entre a glicose, insulina e glucagon e indique o órgão responsável pela produção desses hormônios. FONTE: Biologia de Campbell [recurso eletrônico] / Jane B. Reece ... [et al.]; [tradução: Anne D. Villela... et al.]; revisão técnica: Denise Cantarelli Machado, Gaby Renard, Paulo Luiz de Oliveira. - 10. ed.- Porto Alegre: Artmed, 2015. ( * Máximo 4000 caracteres )

Continue navegando