Buscar

atividade Raquel santana sala 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unip- Universidade Paulista
Prof- Jhon Elis Brandão
Aluna- Raquel Santana de Brito
Sala- 08
1- Quando o indivíduo que apresenta ferimentos de pelo menos duas regiões do corpo, que exigiriam cada um deles, um tratamento hospitalar, ele se em quadra em qual estado acidental? E por quê? 
 R- Ao se tratar de uma pessoa com duas regiões do corpo com feridas, ela se em quadra em um estado acidental de politraumatizado, por que  politraumatismos ou traumas múltiplos são termos médicos que descrevem a condição de uma pessoa que foi submetida a múltiplas lesões traumáticas de diversas naturezas, as quais podem comprometer diversos órgãos e sistemas. Fala-se de politraumatismos se há duas ou mais lesões graves em pelo menos duas áreas do corpo.
2- Como e a realização da caracterização de um trauma? 
O trauma físico é uma lesão física grave e que pode colocar em risco a vida do paciente.
Causas comuns de trauma físico incluem acidentes de carro, queimaduras, afogamentos, explosões, lesões por esmagamento e surras graves. Os pacientes devem ser avaliados rapidamente para identificar seus ferimentos e determinar quais lesões são mais graves.
O trauma pode ser classificado de acordo com seu mecanismo, este pode ser contuso ou penetrante, mas a transferência de energia e a lesão produzida são semelhantes em ambos os tipos de trauma. A única diferença é a perfuração da pele.
3- As lesões traumáticas geralmente ocorrem em obediência a padrões previsíveis e são, portanto, passíveis de prevenção. De exemplo de causadores dessas lesões? 
Causadores comuns de traumas físicos: acidentes de carro, queimaduras, afogamentos, explosões, lesões por esmagamento e surras graves.
 4- O traumatismo abdominal é responsável por um grande número de mortes. A cerca dessa assertiva descreva o porquê o traumatismo e um grande causador de óbitos? 
 
 O traumatismo abdominal é responsável por um número expressivo de mortes evitáveis. A cavidade intraperitoneal, juntamente com a cavidade torácica, o espaço retroperitoneal (sobretudo na presença de fraturas de bacia) e as fraturas de ossos longos, são os locais do organismo que comportam sangramentos capazes de levar à morte por choque hemorrágico. Além disso, os sintomas abdominais relacionados ao traumatismo, muitas vezes, são obscurecidos por lesões associadas com dor referida ou, por alterações do nível de consciência, principalmente, decorrentes do trauma craniano, o que dificulta a sua avaliação. Portanto, uma avaliação rigorosa do abdome e uma correta orientação irão reduzir os erros na interpretação e os impactos desfavoráveis na evolução do paciente.
5- Quando possível ser evitado que o acidentado traumatizado vá a óbito e de imediato observa uma região primordial. Qual seria essa região? E porquê? 
 A morte é considerada evitável quando atende a três critérios: lesões decorrentes de traumatismos e suas sequelas devem permitir a sobrevivência do indivíduo; o cuidado prestado não seguiu as diretrizes de atendimento; e os erros identificados no cuidado ao doente contribuíram direta ou indiretamente para a morte. A região primordial pra ser observada é o abdômen, pois em acidente geralmente e mais atingido e possui um alto risco a vida, podendo afetar estruturas sólidas como fígado, baço, pâncreas e rins, ocorre hemorragia interna.
6- Como e a caracterização de um traumatismo abdominal? Enfatize também sobre a FAF e FAB, como área atingida e órgão. 
Geralmente é caracterizado por ferimentos de arma de fogo (FAF) ou arma branca (FAB). Os traumatismos penetrantes são sérios, e muitas vezes necessitam de cirurgia. A velocidade com que o projétil (bala) penetra no corpo determina o grau de dano e lesão no tecido e no órgão envolvido. Geralmente afetam o peritônio, deixando uma comunicação da cavidade abdominal com o meio externo, porém não ocorre lesão visceral.
O ferimento por arma de fogo geralmente torna-se cirúrgico, e o ferimento por arma branca pode ser controlado por tratamento conservador, é claro, dependendo do grau e extensão.
Já os traumatismos por material perfurante passam a ser mais graves que os penetrantes, pois ocorre lesão visceral.
Dependendo do tipo de lesão abdominal que ocorrer, seja ruptura ou laceração de algum órgão ou víscera, pode extravasar fezes, alimento, bile, suco gástrico, ou urina, provocando peritonite. Já em estruturas sólidas como fígado, baço, pâncreas e rins, ocorre hemorragia interna, o que dificulta o trabalho de toda equipe.
 7- Quais medidas a serem realizadas merante o paciente não estar numa área hospitalar, e você como profissional da saúde e abito a atuar na realização da prestação dos primeiros socorros, o que fazer de imediato? 
O que fazer fora do ambiente hospitalar:
Pedir para alguém chamar socorro médico, enquanto atender a vitima.
Manter a vitima deitada.
Avaliar o local da lesão, observando dano tecidual e sangramento.
Conversar com a vitima, avaliando seu estado de consciência.
Orientar e informar quanto ao seu estado e comunicar que já chamou socorro médico, o que vai tranqüilizá-la.
Afrouxar as roupas.
Procurar manter a vitima calma, pois seu estado de ansiedade pode agravar a dor e respiração.
Manter as vias áreas superiores livres.
Orientar para lateralizar a cabeça, caso tenha queixa ou apresente vomito, para evitar que aspire.
Providenciar toalha ou lençol limpo limpos e comprimir o local da lesão.
Evitar que outros \u201ccuriosos\u201d atendam a vitima juntamente com você.
Caso isso não possa ser evitado, pedir para seguir apenas sua orientação.
Manter-se seguro e calmo durante todo o atendimento, pois é importante para a vitima.
Caso a vitima esteja inconsciente, mantê-la deitada,com a cabeça lateralizada, comprimir o local com toalhas ou lençol limpos e aguardar socorro médico.
Em qualquer das situações não movimentar a vitima antes que o socorro médico chegue ao local.
8- O traumatismo torácico também pode ser caracterizado como? O traumatismo de tórax estar dividido em áreas quais são elas? 
Lesões torácicas podem ser resultado de trauma fechado ou penetrante. As lesões torácicas mais importantes incluem:
· Ruptura aórtica
· Lesão cardíaca fechada
· Tamponamento cardíaco
· Tórax instável
· Hemotórax
· Pneumotórax (pneumotórax traumático, pneumotórax aberto e pneumotórax hipertensivo)
· Contusão pulmonar
O trauma de tórax pode ser classificado quanto ao mecanismo de trauma (contuso ou penetrante) ou ainda em fechado ou aberto.
9- Em relação ao TT (traumatismo torácico) descreva seus agentes causadores? Manifestações clinicas? Lesões especificas? 
Normalmente, as lesões no peito são causadas por mecanismos contundentes, como colisões de veículos motorizados ou mecanismos penetrantes, como esfaqueamentos. As lesões podem resultar de trauma contuso ou penetrante. Nas lesões contusas, a força encontra-se distribuída por uma elevada área, e os danos viscerais ocorrem pela desaceleração, cisalhamente, compressão. As lesões penetrantes, geralmente ferimentos por arma de fogo ou por facada, distribuem as forças por uma área pequena.
O resultado final de uma lesão torácica é a hipóxia tecidular.
Os principais sintomas de uma lesão torácia incluem:
→dispneia (dificuldade respiratória) e dor no peito.
Os principais sinais incluem:
· Choque
· Cianose
· Feridas abertas
· Distensão das veias do pescoço
· Desvio da traqueia
· Enfisema subcutâneo.
As seguintes lesões devem ser identificadas e tratadas durante a avaliação: Obstrução da via aérea, pneumotórax aberto, pneumotórax fechado, hemotórax massivo, tamponamento cardíaco.
10- O que fazer com uma pessoa vítima de um TT fora de um ambiente hospitalar?
Inicialmente orientado, segundo os critérios de prioridade, o atendimento do paciente, deverá seguir a assistência comum aos vários tipos de traumas (ABCD do trauma, que tem por objetivo manter a ventilação e perfusão adequados, evitando, assim, as deficiências respiratórias e circulatórias, respectivamente, pelo mecanismo de parada cardíaca anóxica).
No caso em discussão, o trauma torácico, leva com maior frequência à hipóxia tecidual.Esta é resultado de um dos fatores abaixo, ou da associação destes:
queda do volume sanguinio circulante;
 Distúrbio na ventilação pulmonar;
 Contusão pulmonar;
 Alterações do espaço pleural;
Assim, pondo o socorrista em alerta quanto a avaliação dos seguintes itens na avaliação do paciente vitima de trauma toráxico: Vias aéreas, respiração, circulação, toracotomia.

Outros materiais